Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Tirinhas - Plano de aula - 1° ano do Ensino Médio - Colégio Theóphilo Sauer - Acadêmicos Alessandra Ribeiro de Oliveira, Andressa Fernanda Oliveira Strutzki e Vicente Orsi Vargas

Data da aula: 08/11/17
Duração: duas horas-aula.
Ano: 1º ano do ensino médio.
Objetivos: trabalhar a interpretação de tirinhas.
Conteúdo: leitura, interpretação de tirinhas.
Recursos: materiais impressos.

Procedimento:
Será distribuído material impresso com tirinhas para se debater a igualdade entre as pessoas e passar uma mensagem contra preconceito e discriminação.

Primeiro momento:
Entregar impressa a primeira tirinha e lê-la com os alunos:

Tirinha 1:

Fazer comentários sobre igualdade, perguntando a opinião dos alunos:
Um dos princípios mais importantes do direito é o princípio da igualdade, que busca garantir a igualdade de todas as pessoas perante a lei.
Embora na prática a sociedade esteja repleta de desigualdade e discriminação entre as pessoas, esse princípio demonstra a obrigação de que a lei se esforce para manter todos em condições de igualdade. Todos devem ser protegidos pela legislação, inclusive os que apresentam necessidades diferentes.
O princípio da igualdade, também denominado princípio da isonomia, é um princípio que baseia e rege toda e qualquer sociedade democrática. É a ideia de que todas as pessoas merecem ser tratadas de forma igual, na medida do possível e do legal.

Segundo momento:
Entregar impresso as seguintes tirinhas com questões para os alunos responderem:

Tirinha 2: 

1)      Qual é o fator contrastante nas falas que faz da tirinha engraçada?
2)      A que tipo de igualdade você acha que o pai da Mafalda se referia?
Tirinha 3:

1)      Na tirinha acima, por que o Cebolinha não quer mais brincar?
2)      Qual é a situação incomum que faz a tirinha causar surpresa?
3)      Você acha que homens e mulheres têm direitos iguais em nossa sociedade? Por quê?
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 como efeméride incluída no calendário escolar — até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro através de decretos estaduais.[1] Em estados que não aderiram à lei a responsabilidade é de cada câmara de vereadores, que decide se haverá o feriado no município.
A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.
A seguir, uma tirinha crítica à situação imposta pela escravidão:
Tirinha 4:


1)      A primeira fala do primeiro quadrinho é uma fala sincera? Por quê?
2)      Que relação podemos traçar entre o terceiro quadrinho e a escravidão?
3)      O homem que, na tirinha, escravizou o outro usa um discurso falacioso para tentar legitimar a sua atitude. Quais são as falas que evidenciam isso? Como você percebeu isso?

Quarto momento:

Produção:

Os alunos serão convidados a produzir uma tirinha. Pode ser em duplas. Quem preferir, poderá escrever um texto falando sobre os temas tratados nas tirinhas lidas. 

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