Data da aula: 08/11/17
Duração: duas horas-aula.
Ano: 1º ano do ensino médio.
Objetivos: trabalhar a interpretação de tirinhas.
Conteúdo: leitura, interpretação de tirinhas.
Recursos: materiais impressos.
Procedimento:
Será distribuído material impresso com tirinhas para se
debater a igualdade entre as pessoas e passar uma mensagem contra preconceito e
discriminação.
Primeiro momento:
Entregar impressa a primeira tirinha e lê-la com os alunos:
Tirinha 1:
Fazer comentários sobre igualdade, perguntando a opinião dos
alunos:
Um dos princípios mais importantes do direito é o princípio
da igualdade, que busca garantir a igualdade de todas as pessoas perante a lei.
Embora na prática a sociedade esteja repleta de desigualdade
e discriminação entre as pessoas, esse princípio demonstra a obrigação de que a
lei se esforce para manter todos em condições de igualdade. Todos devem ser
protegidos pela legislação, inclusive os que apresentam necessidades
diferentes.
O princípio da igualdade, também denominado princípio da
isonomia, é um princípio que baseia e rege toda e qualquer sociedade
democrática. É a ideia de que todas as pessoas merecem ser tratadas de forma
igual, na medida do possível e do legal.
Segundo momento:
Entregar impresso as seguintes tirinhas com questões para os
alunos responderem:
Tirinha 2:
1)
Qual
é o fator contrastante nas falas que faz da tirinha engraçada?
2)
A
que tipo de igualdade você acha que o pai da Mafalda se referia?
Tirinha 3:
1)
Na
tirinha acima, por que o Cebolinha não quer mais brincar?
2)
Qual
é a situação incomum que faz a tirinha causar surpresa?
3)
Você
acha que homens e mulheres têm direitos iguais em nossa sociedade? Por quê?
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil,
em 20 de novembro. Foi criado em 2003 como efeméride incluída no calendário
escolar — até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº
12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo feriado em cerca de mil cidades em
todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de
Janeiro através de decretos estaduais.[1] Em estados que não aderiram à lei a
responsabilidade é de cada câmara de vereadores, que decide se haverá o feriado
no município.
A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na
sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à
morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.
A seguir, uma tirinha crítica à situação imposta pela
escravidão:
Tirinha 4:
1)
A
primeira fala do primeiro quadrinho é uma fala sincera? Por quê?
2)
Que
relação podemos traçar entre o terceiro quadrinho e a escravidão?
3)
O
homem que, na tirinha, escravizou o outro usa um discurso falacioso para tentar
legitimar a sua atitude. Quais são as falas que evidenciam isso? Como você
percebeu isso?
Quarto momento:
Produção:
Os alunos serão convidados a produzir uma tirinha. Pode ser
em duplas. Quem preferir, poderá escrever um texto falando sobre os temas
tratados nas tirinhas lidas.
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