Data da
aula:13/09/2017
Duração: duas
horas-aula.
Ano: 1º ano do
ensino médio.
Objetivo:
Propiciar situações que permitam aos alunos refletirem sobre o estado do Rio
Grande do Sul por meio da comparação de músicas, interpretação de texto e
produção de poemas sobre o assunto.
Conteúdo:
Poemas; Música; Cultura gaúcha.
Recursos: Rádio,
materiais impressos.
Procedimento:
1º momento: os professores
organizarão a turma em círculo.
2° momento: serão ouvidas duas músicas: Céu, sol, sul e Herdeiro da pampa pobre.
3º momento: debate sobre as
músicas.
4º momento: ATIVIDADES (material impresso):
1) Como a música Céu,
sol, sul terra e cor retrata o Rio Grande do Sul?
2)
É uma visão positiva ou negativa do Estado que ela retrata?
Por quê?
3)
Como é a herança relatada pela música Herdeiro da pampa
pobre? É uma boa herança?
4)
Como vive o peão da pampa pobre?
5)
Podemos dizer que existe um contraste entre as letras das
duas músicas? Por quê?
6)
Você sabe o significado da palavra CAUDILHO? Caso não saiba,
procure no dicionário seu significado e explique.
7)
Tu gostarias de compor tua própria música? Que tal fazermos
uma tentativa? Use como base as ideias de uma ou das duas músicas estudadas
para fazer teus próprios versos. Dê um título à música.
Glossário:
Cabresto: 1. Arreio de corda ou
linhagem que cinge a cabeça e o focinho dos animais de carga.
Caudilho: do espanhol
"caudillo": 1. Chefe de facção, de partido ou de bando armado.
2. [Figurado] Ditador. 3. [Figurado]
Pessoa que tem um poder político local muito forte = Mandachuva.
Chiru: 1. [Brasil] Caboclo adulto; 2.
Moreno como os indígenas.
Estória: narrativa de ficção oral ou
escrita. = conto, fábula, história, novela. => O termo está em desuso.
Grei: 1. Rebanho de gado miúdo; 2.
[Figurado] Sociedade; partido; 3. [Antigo] Povo.
Matizes: Matiz: 1. Conjunto de cores
diversas bem combinadas.
2. Cada uma das gradações de uma cor.
3. Variedade de colorido. 4. Tendência
política = Facção. 5. Diferença ou gradação pequena.
Pampa: 1. [Botânica]: Nome das grandes
planícies incultas da América do Sul, geralmente pastagens gramíneas, com raros
arbustos e árvores. => Planície: Terreno plano; campo liso; chão.
Inculta: não cultivada. Gramínea: que
tem a natureza de grama.
Peão:
1. Pessoa que anda a pé; 2. Soldado de
infantaria; 3. Homem que se ajusta para trabalhar no campo;
4. [Brasil] Amansador de cavalos; 5.
Condutor de tropa ou serviçal de estância;
6. Homem que, montado a cavalo, agarra
bois a laço.
Rota: 1. Rompida; 2. Esburacado, que
caem pedaços; 3. Mal vestido, com roupa esburacada.
Céu Sol Sul
Eu quero andar nas coxilhas
Sentindo as flechilhas das ervas
do chão
Ter os pés roseteado de campo
Ficar mais trigueiro como o sol
de verão
Fazer versos cantando
As belezas dessa natureza sem par
E mostrar para quem quiser ver
Um lugar pra viver sem chorar
É o meu Rio Grande do Sul céu
Sol, sul terra e cor
Onde tudo que se planta cresce
O que mais floresce é o amor
É o meu Rio Grande do Sul céu
Sol, sul terra e cor
Onde tudo que se planta cresce
O que mais floresce é o amor
Eu quero me banhar nas fontes
E olhar horizontes com Deus
E sentir que as cantigas nativas
Continuam vivas para os filhos
meus
Ver os campos cheios de crianças
Sorrindo felizes a cantar
E mostrar para quem quiser ver
Um lugar pra viver sem chorar
É o meu Rio Grande do Sul céu
Sol, sul terra e cor
Onde tudo que se planta cresce
O que mais floresce é o amor
É o meu Rio Grande do Sul céu
Sol, sul terra e cor
Onde tudo que se planta cresce
O que mais floresce é o amor
Nativo: 1: Que nasce com o indivíduo - Inato, Nato.
2. Que está na origem ou é relativo à proveniência (ex. país de origem).
3. Que nasceu no lugar onde vive.
Trigueiro: 1. Que ou quem é da cor do trigo maduro = Moreno.
Herdeiro da Pampa Pobre
Engenheiros do Hawaii
Mas que pampa é essa que eu
recebo agora
Com a missão de cultivar raízes
Se dessa pampa que me fala a
história
Não me deixaram nem sequer
matizes?
Passam às mãos da minha geração
Heranças feitas de fortunas rotas
Campos desertos que não geram pão
Onde a ganância anda de rédeas
soltas
Se for preciso, eu volto a ser
caudilho
Por essa pampa que ficou pra trás
Porque eu não quero deixar pro
meu filho
A pampa pobre que herdei de meu
pai
Que pampa é essa que eu recebo
agora
Com a missão de cultivar raízes
Se dessa pampa que me fala a
história
Não me deixaram nem sequer
matizes?
Passam às mãos da minha geração
Heranças feitas de fortunas rotas
Campos desertos que não geram pão
Onde a ganância anda de rédeas
soltas
Se for preciso, eu volto a ser
caudilho
Por essa pampa que ficou pra trás
Porque eu não quero deixar pro
meu filho
A pampa pobre que herdei de meu
pai
Herdei um campo onde o patrão é
rei
Tendo poderes sobre o pão e as
águas
Onde esquecido vive o peão sem
leis
De pés descalços cabresteando
mágoas
O que hoje herdo da minha grei
chirua
É um desafio que a minha idade
afronta
Pois me deixaram com a guaiaca
nua
Pra pagar uma porção de contas
Se for preciso, eu volto a ser
caudilho
Por essa pampa que ficou pra trás
Porque eu não quero deixar pro
meu filho
A pampa pobre que herdei de meu
pai
Eu não quero deixar pro meu filho
A pampa pobre que herdei de meu
pai
Eu não quero deixar pro meu filho
A pampa pobre que herdei de meu
pai
Nenhum comentário:
Postar um comentário