Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Músicas - Plano de aula - 1° ano do Ensino Médio - Colégio Theóphilo Sauer - Acadêmicos Alessandra Ribeiro de Oliveira, Andressa Fernanda Oliveira Strutzki e Vicente Orsi Vargas

Data da aula:13/09/2017
Duração: duas horas-aula.
Ano: 1º ano do ensino médio.

Objetivo: Propiciar situações que permitam aos alunos refletirem sobre o estado do Rio Grande do Sul por meio da comparação de músicas, interpretação de texto e produção de poemas sobre o assunto.
Conteúdo: Poemas; Música; Cultura gaúcha.
Recursos: Rádio, materiais impressos.

Procedimento:
1º momento: os professores organizarão a turma em círculo.
2° momento: serão ouvidas duas músicas: Céu, sol, sul e Herdeiro da pampa pobre.
3º momento: debate sobre as músicas.
4º momento: ATIVIDADES (material impresso):

1)     Como a música Céu, sol, sul terra e cor retrata o Rio Grande do Sul?
2)     É uma visão positiva ou negativa do Estado que ela retrata? Por quê?
3)     Como é a herança relatada pela música Herdeiro da pampa pobre? É uma boa herança?
4)     Como vive o peão da pampa pobre?
5)     Podemos dizer que existe um contraste entre as letras das duas músicas? Por quê?
6)     Você sabe o significado da palavra CAUDILHO? Caso não saiba, procure no dicionário seu significado e explique.
7)     Tu gostarias de compor tua própria música? Que tal fazermos uma tentativa? Use como base as ideias de uma ou das duas músicas estudadas para fazer teus próprios versos. Dê um título à música.


Glossário:
Cabresto: 1. Arreio de corda ou linhagem que cinge a cabeça e o focinho dos animais de carga.
Caudilho: do espanhol "caudillo": 1. Chefe de facção, de partido ou de bando armado.
2. [Figurado] Ditador. 3. [Figurado] Pessoa que tem um poder político local muito forte = Mandachuva.
Chiru: 1. [Brasil] Caboclo adulto; 2. Moreno como os indígenas.
Estória: narrativa de ficção oral ou escrita. = conto, fábula, história, novela. => O termo está em desuso.
Grei: 1. Rebanho de gado miúdo; 2. [Figurado] Sociedade; partido; 3. [Antigo] Povo.
Matizes: Matiz: 1. Conjunto de cores diversas bem combinadas.
2. Cada uma das gradações de uma cor.
3. Variedade de colorido. 4. Tendência política = Facção. 5. Diferença ou gradação pequena.
Pampa: 1. [Botânica]: Nome das grandes planícies incultas da América do Sul, geralmente pastagens gramíneas, com raros arbustos e árvores. => Planície: Terreno plano; campo liso; chão.
Inculta: não cultivada. Gramínea: que tem a natureza de grama.
Peão:
1. Pessoa que anda a pé; 2. Soldado de infantaria; 3. Homem que se ajusta para trabalhar no campo;
4. [Brasil] Amansador de cavalos; 5. Condutor de tropa ou serviçal de estância;
6. Homem que, montado a cavalo, agarra bois a laço.
Rota: 1. Rompida; 2. Esburacado, que caem pedaços; 3. Mal vestido, com roupa esburacada.


Céu Sol Sul

Eu quero andar nas coxilhas
Sentindo as flechilhas das ervas do chão
Ter os pés roseteado de campo
Ficar mais trigueiro como o sol de verão

Fazer versos cantando
As belezas dessa natureza sem par
E mostrar para quem quiser ver
Um lugar pra viver sem chorar

É o meu Rio Grande do Sul céu
Sol, sul terra e cor
Onde tudo que se planta cresce
O que mais floresce é o amor
É o meu Rio Grande do Sul céu
Sol, sul terra e cor
Onde tudo que se planta cresce
O que mais floresce é o amor

Eu quero me banhar nas fontes
E olhar horizontes com Deus
E sentir que as cantigas nativas
Continuam vivas para os filhos meus

Ver os campos cheios de crianças
Sorrindo felizes a cantar
E mostrar para quem quiser ver
Um lugar pra viver sem chorar

É o meu Rio Grande do Sul céu
Sol, sul terra e cor
Onde tudo que se planta cresce
O que mais floresce é o amor
É o meu Rio Grande do Sul céu
Sol, sul terra e cor
Onde tudo que se planta cresce
O que mais floresce é o amor


Glossário:
Nativo: 1: Que nasce com o indivíduo - Inato, Nato.
2. Que está na origem ou é relativo à proveniência (ex. país de origem).
3. Que nasceu no lugar onde vive.
Trigueiro: 1. Que ou quem é da cor do trigo maduro = Moreno.


Herdeiro da Pampa Pobre
Engenheiros do Hawaii
Mas que pampa é essa que eu recebo agora
Com a missão de cultivar raízes
Se dessa pampa que me fala a história
Não me deixaram nem sequer matizes?

Passam às mãos da minha geração
Heranças feitas de fortunas rotas
Campos desertos que não geram pão
Onde a ganância anda de rédeas soltas

Se for preciso, eu volto a ser caudilho
Por essa pampa que ficou pra trás
Porque eu não quero deixar pro meu filho
A pampa pobre que herdei de meu pai

Que pampa é essa que eu recebo agora
Com a missão de cultivar raízes
Se dessa pampa que me fala a história
Não me deixaram nem sequer matizes?

Passam às mãos da minha geração
Heranças feitas de fortunas rotas
Campos desertos que não geram pão
Onde a ganância anda de rédeas soltas

Se for preciso, eu volto a ser caudilho
Por essa pampa que ficou pra trás
Porque eu não quero deixar pro meu filho
A pampa pobre que herdei de meu pai

Herdei um campo onde o patrão é rei
Tendo poderes sobre o pão e as águas
Onde esquecido vive o peão sem leis
De pés descalços cabresteando mágoas

O que hoje herdo da minha grei chirua
É um desafio que a minha idade afronta
Pois me deixaram com a guaiaca nua
Pra pagar uma porção de contas

Se for preciso, eu volto a ser caudilho
Por essa pampa que ficou pra trás
Porque eu não quero deixar pro meu filho
A pampa pobre que herdei de meu pai

Eu não quero deixar pro meu filho
A pampa pobre que herdei de meu pai

Eu não quero deixar pro meu filho
A pampa pobre que herdei de meu pai


Nenhum comentário:

Postar um comentário