Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

COLÉGIO MUNICIPAL THEÓPHILO SAUER
Nome do bolsista: Anderson Bueno Araújo
Turma: 211
Supervisora: Raquel Coelho de Almeida
Data: 06/09/2017
PLANO DE AULA
OBJETIVOS GERAIS:
- Trabalhar a comunicação

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Interpretar textos orais e escritos voltados ao relato de acontecimentos, analisando aspectos relativos ao tratamento da informação.

METODOLOGIA:
- Três alunos ficarão do lado de fora da sala para fazermos um “telefone sem fio”. Será lida uma narrativa com a turma e, após isso, um dos três alunos voltará e alguém que ouviu a história terá que contá-la, e assim sucessivamente com os demais que voltarão para a sala.
- Após isso, serão lidas as definições dos elementos da comunicação a fim de ampliar seus conhecimentos sobre o assunto.
- Serão respondidas algumas perguntas sobre o segundo texto e também será feita uma carta, seguindo o modelo original.
- E, por fim, cada um terá que pegar aleatoriamente uma carta já pronta de outro colega e criar uma resposta para o remetente.

CRONOGRAMA:
- Dois períodos de aproximadamente 45 minutos cada.

RECURSOS:
- Materiais de uso comum em sala de aula.








Os elementos da comunicação
Para que haja comunicação, alguns elementos são essenciais. Muitas vezes não os notamos, mas cada vez que estabelecemos contato com alguém de alguma forma, eles estão presentes.

Veja cada um e sua função separadamente:
Descrição: https://t.dynad.net/pc/?dc=5550003218;ord=1504385786131
Emissor – é aquele que emite, ou seja, que pronuncia ou envia uma mensagem. Também é chamado de remetente.

Receptor – é aquele que recebe a mensagem enviada pelo emissor. Como a mensagem é destinada a ele, também é chamado de destinatário, denominação comum em envelopes de correios.

Mensagem – é o conteúdo que é expedido, enviado.

Código – o modo como a mensagem é transmitida (escrita, fala, gestos, etc.)

Canal – é a fonte de transmissão da mensagem (revista, livro, jornal, rádio, TV, ar, etc.)

Contexto – situação que envolve emissor e receptor.

Texto I
Ele estava correndo muito pela calçada. Era um sujeito alto e de porte atlético. Seu nome eu desconheço, pois nunca o havia visto antes. Gritava “socorro, socorro!” como um verdadeiro maluco. Eis que em sua frente parou um Palio branco, ano 2004, e dele saiu uma bela moça de cabelos loiros como piche. Em seu colo havia uma pequena poodle filhote. Mas o cão logo tratou de pular do colo da dona e cravou os dentes na perna direita do estranho musculoso que passava. O homem, assustado e com pressa, tratou logo de desencravar de sua perna os dentes do animal. A dona do bicho fez cara feia, virou os olhos, cuspiu no chão, contou até três e grudou a mão em seu animal de estimação, tomando-o para si.
                Logo fiquei sabendo que o tal sujeito estava ativo daquele jeito porque sua esposa estava prestes a ter um bebê, mas eles não possuíam nenhum veículo e não podiam efetuar ligações por falta de créditos. Mas muitas coisas aconteceram naquele momento, sabe. O homem agradeceu a ela pela “gentileza” de ter pegado seu cão de volta, ela o esbofeteou na face por ter ouvido tamanho sarcasmo e ele virou suas costas e foi embora. Não valia a pena brigar por tão pouco assim. Não valia mesmo.
                A mulher do veículo chegou a um supermercado e comprou leite, farinha, morangos, canela, achocolatado e açúcar. Tinha a intenção de preparar um bolo ao chegar a casa para esquecer o ocorrido. E foi o que aconteceu.
                Finalmente aquele sujeito conseguiu ajuda: encontrou seu primo e esposa junto à farmácia Pague Menos. Foram todos ao Hospital Bom Descanso. O parto ocorreu bem, e quem veio ao mundo foi o arcanjo da família, o pequeno Miguel.










Texto II
São Paulo, 12 de janeiro de 2015
Amiga querida,
Estive pensando muito em você esses dias e resolvi lhe mandar uma carta para falar sobre o ocorrido naquela noite. Antes de qualquer coisa, quero ressaltar que a Ana estava de olho no Adriano desde o início da festa (e já sabemos que antes disso!).
Como você não estava presente, ele aproveitou o momento para chegar nela. Todo mundo os viu ficando e isso foi uma surpresa para todos. Quero que saiba que quando precisar conversar conte comigo. Estarei aqui sempre que precisar! Podemos combinar um cafezinho esses dias. O que acha? Tenho muitas saudades de nossas conversas, Bia!
Adoro-te demais!
Beijos grandes e enormes abraços!
Espero ansiosa sua resposta!
Carol



1)   Qual é o código utilizado para descrever os fatos?
2)   Quem é o emissor?
3)   Qual é o canal que o emissor utilizou?
4)   Quem é o receptor?

5)   Crie uma carta para um (a) amigo (a) real ou fictício. Siga o modelo acima. (Mínimo 15 linhas, caneta azul ou preta e letra legível):

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