Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

COLÉGIO MUNICIPAL THEÓPHILO SAUER
Nome do bolsista: Anderson Bueno Araújo
Turma: 211
Supervisora: Raquel Coelho de Almeida
Data: 27/09/2017
PLANO DE AULA
OBJETIVOS GERAIS:
Falar sobre o assunto “O Jogo da Baleia Azul”.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Desenvolver a criatividade, o senso crítico e a produção escrita por meio de atividades dirigidas.

METODOLOGIA:
- Leremos um uma matéria do site do G1 sobre o assunto tratado.
- Em seguida, será solicitado que criem um desafio do jogo da Baleia Azul com 10 (dez) “missões” a serem cumpridas.
- Após o término da segunda etapa, será mencionado que cada um deverá realizar as tarefas de seu próprio desafio, e, em seguida, será explicado que era apenas uma brincadeira, uma dinâmica de grupo.
- Depois cada um receberá um balão com um “desafio do bem” dentro.
- Em um último momento, cada um terá que escrever um texto dissertativo acerca do assunto tratado.

CRONOGRAMA:
- Dois períodos de aproximadamente 45 minutos cada.

RECURSOS:
- Balões.
- Duas caixas de Bis.

Anexos:
- As perguntas que serão feitas são as seguintes:
Dê um abraço em alguém:
Dê três exemplos de pronomes possessivos:
Qual é o seu maior hobby?
Qual é o seu maior hobby?
Diga qual é o seu maior       sonho:
Dê um abraço em alguém:
Qual é o seu maior hobby?
Cite quatro exemplos de artigos:
Qual é a sua melhor qualidade?
Diga qual é o seu maior       sonho:
Dê um abraço em alguém:
O que você mais gosta de assistir na TV?
Quantos filhos você quer ter?
Diga qual é o seu maior       sonho:
Conte uma piada:
Dê um abraço em alguém:
Qual é o seu maior hobby?
Diga qual é o seu maior       sonho:
O que você mais gosta de assistir na TV?
Qual é a sua matéria preferida?
Qual é a sua banda/cantor favorito?
Conte uma piada:
Dê um abraço em alguém:
Conte uma piada:
Quem é a pessoa que você mais ama?
O que você mais gosta de assistir na TV?
Qual é a sua matéria preferida?
Qual é a sua matéria preferida?




Um sinistro jogo viral tem causado alarme no mundo todo. É o jogo da Baleia Azul, disputado pelas redes sociais, que propõe desafios macabros aos adolescentes, como bater fotos assistindo a filmes de terror, automutilar-se, ficar doente e, na etapa final, cometer suicídio.

Aparentemente o fenômeno começou na Rússia, mas está se espalhando – inclusive no Brasil, como sugerem o caso da jovem de 16 anos morta no Mato Grosso e uma investigação policial em andamento na Paraíba. Na Rússia, em 2015, uma jovem de 15 anos se jogou do alto de um edifício; dias depois, uma adolescente de 14 anos se atirou na frente de um trem. Depois de investigar a causa destes e outros suicídios cometidos por jovens, a polícia ligou os fatos a um grupo que participava de um desafio com 50 missões, sendo a última delas acabar com a própria vida.

A preocupação aumentou ano passado, quando fontes diversas chegaram a divulgar, sem confirmação, 130 suicídios supostamente vinculados a comunidades online identificadas como “grupos da morte”.

Tudo na internet se espalha muito rápido, mesmo as coisas mais inacreditáveis. Neste caso não é diferente. O fenômeno ganhou visibilidade e vem se alastrando pelo mundo. Em alguns países, como Inglaterra, França e Romênia, as escolas têm feito alertas às famílias, depois que adolescentes apareceram com cortes nos braços, queimaduras e outros sinais de mutilação.
As recomendações para as famílias são as seguintes: monitorar o uso da internet, frequentar as redes sociais dos filhos, observar comportamentos estranhos e, sobretudo, conversar e conscientizar os adolescentes a respeito das consequências de práticas que nada têm de brincadeira. Atenção redobrada com os jovens que apresentem tendência a depressão, pois eles costumam ser especialmente atraídos por jogos como o da Baleia Azul. Também as escolas devem colocar o assunto em pauta e incorporar no currículo, cada vez mais, a educação para a valorização da vida, o respeito pela vida dos outros e o uso consciente das mídias e tecnologias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário