Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

A importância da água - texto - Plano de aula - 1° ano do Ensino Médio - Colégio Theóphilo Sauer - Acadêmicos Alessandra Ribeiro de Oliveira, Andressa Fernanda Oliveira Strutzki e Vicente Orsi Vargas

Data da aula: 06/09/2017
Ano: 1º ano do Ensino Médio
Objetivo: Aperfeiçoar a argumentação e a expressão escrita por meio de debate, correção, interpretação e produção textual.
Conteúdo: Meio ambiente, interpretação de texto, criação de cartas, argumentação.
Recursos: Materiais impressos.

Procedimentos:
1º momento: Os alunos se organizarão com as classes formando um grande “U”. Em seguida os professores relembrarão o que foi trabalhado na última aula e farão um breve debate sobre o tema Meio Ambiente.
2º momento: Após o curto debate, os professores farão a correção das questões da aula anterior, apontando além das respostas, os erros de construção, ortografia e argumentação. Para apoio aos professores, será usado o material com comentários sobre as respostas dadas às questões pelos alunos (ANEXO II). Nesse material estão as questões respondidas pelos alunos na aula anterior, com comentários às respostas recebidas, explicações sobre os erros mais comuns que foram cometidos e sugestões de como as questões poderiam ter sido respondidas.
3º momento: Os professores entregarão as cartas que foram escritas na aula passada, para que os alunos possam observar seus erros e, após a explicação dos professores, possam reescrevê-la.
4° momento: Após o término da reescrita da carta, os alunos receberão o texto intitulado A Importância da água, que irão ler e responder às questões propostas. (ANEXO III)

  

Anexo I:
Modelo de carta pessoal:

Taquara, 06 de setembro de 2017.   
1 – Local e Data


Prezado Fulano!          2 - Vocativo


Escrevo-lhe para participar as novidades... 
3 – Corpo do texto



Um grande abraço ao amigo! Lembranças à família! Felicidades! 
4 – Despedida. 

Cicrano. 


5 - Assinatura




Anexo II:

Observações sobre as questões referentes à Carta Visionária 2080:
Vamos agora observar algumas respostas dadas às perguntas e comentar suas correções:
Questão 1: 
A pergunta era simples e já direcionava para a resposta: 2080 era o ano da carta. Todos acertaram. 
Questão 2:
A seguir, uma resposta dada à questão 2 que iremos comentar:
60 e 90. 
Pergunto eu: 60 e 90 o quê? Quem? Onde? Quando? A resposta está muito incompleta.
Ao escrevermos, precisamos dar orientações para a pessoa que irá ler. A gente não escreve para si. Escrevemos para os outros. Temos, na FACCAT, uma professora que disse: "A única coisa que escrevemos para nós mesmos é lista de supermercado. Até o diário secreto, quem escreve torce para que alguém o encontre e leia-o".
Então, quando escrevemos, precisamos orientar a pessoa que irá ler sobre alguns detalhes fundamentais para que a mensagem seja compreendida. Antes de escrever, é preciso imaginar que alguém irá ler.
A resposta, para ser mais clara, poderia ter sido: 
Ele se descreve como alguém que tem sessenta anos, mas com aparência de alguém de noventa anos. 
E a resposta também poderia ser mais detalhada, falando dos problemas de saúde da pessoa. 
A resposta tem que ser completa.
Questão 3: 
Uma resposta dada à questão foi: 
Melhor do que agora, porque pelo simples fato da falta de água. 
O "porque" está sobrando na frase. Porque é uma expressão que introduz uma explicação, ou o efeito de uma causa. É uma conjunção subordinativa causal ou explicativa que une duas orações. 
Exemplos de uso do "porque":       Eu jogo futebol porque gosto.       Eu tirei nota alta porque estudei bastante. 
Uma resposta para a questão 3 poderia ser: 

A vida do escritor da carta quando criança era muito boa, tinha água à vontade, podia desfrutar de um banho de até uma hora, vivia em um mundo com muitas árvores, rios, lagos, jardins floridos. 
Questão 4: 
Uma resposta dada à questão 4 foi:
O salário era pago com água. 
Essa resposta está incompleta. Não diz qual é a principal fonte de empregos em 2080. A resposta completa seria: 
A principal fonte de empregos eram as fábricas dessalinizadoras. O salário era pago em água potável. 
Questão 5:
Resposta dada à questão 5: 
falta da agua chuva acida agua poluida mundo poluido
Há alguns problemas na resposta acima. Ela deveria iniciar com letra maiúscula. As palavras água, ácida, poluída e poluído são acentuadas. Faltou ponto final. Faltaram vírgulas para separar os termos que foram enumerados.
A resposta poderia ser: 
A situação do mundo de 2080 descrito pela carta é de falta d'água, chuva ácida e poluição.  
Questão 6: 
Resposta dada à questão 6: 
Por pulmões eletrônicos e quem não tinha dinheiro era mandado embora daquela área, tipo um imposto de renda. 
Essa resposta está muito boa. A pessoa inclusive fez uma comparação com o imposto de renda. 
Porém, houve alguns pequenos problemas que iremos descrever: 
Os pulmões eram mecânicos e não eletrônicos. 
O verbo tem que ser usado no subjuntivo, pois é uma condicional: 
SE a pessoa tivesse dinheiro, ficaria. / SE a pessoa não tivesse dinheiro, seria obrigada a sair. O correto, então, teria sido utilizar “tivesse” e não “tinha”.
Para complementar: o verbo ter no pretérito imperfeito "tinha": Pretérito Imperfeito - Expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual, mas que não foi completamente terminado.
Por exemplo:    Ele estudava as lições quando foi interrompido.    Ou:    Ele tinha um carro. Depois, o vendeu. 
Outro problema da resposta: 
As orações condicionais são antecedidas por vírgula.
A oração "quem não tivesse dinheiro" é uma condicional. Simplificando, ela significa o mesmo que:
Se tem dinheiro, fica. Se não tem dinheiro, sai. A oração condicional é separada por vírgula.
O último problema é uma questão da linguagem utilizada. O "tipo", da forma como foi usado é uma gíria. 
Para a linguagem escrita a gente precisa ser mais formal. 
A resposta, apesar de alguns problemas, está muito boa. Vamos reconstruí-la: 
O ar era gerado por gigantescos pulmões mecânicos mantidos pelo governo. Quem não tivesse dinheiro para pagar por ele, era mandado embora daquela área. A imposição do governo se dava como hoje acontece com a cobrança do imposto de renda. 
Questão 7: 
Outra resposta muito boa: 
Houve sim, e elas não foram ouvidas. 
Pra ser 100%, a resposta ainda poderia ter sido: 
Houve advertências sim, e elas não foram ouvidas. 
Notem como a vírgula foi utilizada de maneira correta: a segunda oração é adversativa. Ela contradiz a primeira. 
Quando dizemos que houve advertências, a lógica nos conduz a pensar que: se houve advertências, o pessoal entendeu e tomou as precauções necessárias. Mas não. A segunda oração nos mostra que "houve advertências, MAS elas não foram ouvidas". Antes do "MAS", vai vírgula, pois ele inicia uma oração coordenada adversativa. 
Na resposta selecionada, o “e” foi usado com o mesmo sentido que geralmente usamos o “mas”. Está correto. O “e” pode ser usado dessa forma. 
Outro exemplo de oração coordenada adversativa: Eu gosto de jogar videogame, mas minha mãe não quer que eu jogue. 
Questão 8:
com objetivo de concertar o erro de não ajudar a cuidar do planeta. 
A resposta está boa, mas tem alguns problemas. Vamos a eles: 
A oração deveria ter iniciado com letra maiúscula: “Com [...]”.
A palavra "concertar" se escreve com "s": “consertar”. 
Observação: a palavra “concerto” com “C” existe, mas significa “combinar”, ou “harmonizar”.
O verbo está no infinitivo pessoal: "ajudar". 
Deveria estar no particípio passado: "ajudado". E usaríamos o verbo auxiliar "ter". Ficaria assim: 
Com o objetivo de consertar o erro de não ter ajudado a cuidar do planeta. 

Outros aspectos observados na correção dos exercícios: cuidar para não esquecer pontuação, letra maiúscula no início de frase, cuidar para escrever as palavras corretamente, não esquecer acentos. 
Dicas rápidas (com exemplos, para facilitar o entendimento):
Não trocar: ão por am: para facilitar, peguemos um exemplo: Hoje os alunos vieram. Amanhã é feriado. Não virão.
Tinha x havia: usamos, preferencialmente, o “tinha”, quando nos referimos a uma posse. Para situações passadas, dar preferência ao “havia”. Por exemplo: Ele tinha medo. Havia muitos barulhos estranhos.
Mas x Mais: Eu queria estudar mais, mas a aula acabou.    -     48 mais 77 são 125. A conta é difícil, mas acertei.
Usar vírgulas quando necessário.
Dúvidas, por favor, perguntar aos professores.













Anexo III:
A importância da água 
Débora Silva 

A água é composta por dois elementos químicos, o oxigênio e o hidrogênio, e é a substância mais abundante do planeta, sendo encontrada nos oceanos, lagos, chuvas, no solo, nos lençóis freáticos, nas calotas polares etc. Além disso, ela também é encontrada na constituição do nosso corpo (cerca de 60% do corpo humano é formado por água) e de outros seres vivos. Cerca de 70% da superfície do planeta Terra é composto por água, porém, apenas 4% da água é doce, ou seja, própria para o consumo. Por isso, é fundamental que nós, seres humanos, usemos esta substância tão essencial à nossa vida de forma racional, com inteligência e consciência. 

Os principais usos da água 
Além de ser abundante no planeta e na constituição dos seres vivos, sendo de vital importância para a vida na Terra, a água é necessária para hidratar o nosso organismo, para irrigação na agricultura (produção de alimentos) e na pecuária (criação de gado), geração de energia nas usinas hidrelétricas, preparação de alimentos, fabricação de remédios, limpeza do corpo, das roupas e dos lugares em que vivemos, funcionamento dos ecossistemas aquáticos e terrestres etc. 

A preservação e a poluição da água 
Como já foi dito, embora a água seja abundante no nosso planeta, apenas uma pequena quantidade dela está disponível para os seres vivos, pois grande parte está nos oceanos ou congelada. Além disso, a distribuição da água pelo planeta não é feita de forma regular, de modo que ela é escassa em alguns lugares. Existem algumas medidas para tentar sanar o problema, como a construção de represas, lagos, açudes e canais para beneficiar as áreas secas.
No entanto, existe, ainda, outro problema: a poluição da água. Com o crescimento populacional e o mau uso, a água tem sido desperdiçada e poluída por pesticidas, esgotos, lixo e produtos químicos tóxicos, diminuindo ainda mais a porcentagem de água disponível para os seres humanos, animais, plantas e todos os outros seres vivos, comprometendo a vida. Cuidar da água e usá-la de forma sustentável, preservando-a, é uma preocupação urgente de uma sociedade responsável. É preciso criar a consciência da importância de cuidar bem desse precioso bem natural. 
Para evitar o desperdício, cada um de nós pode tomar certas medidas, tais como: não deixar a torneira aberta enquanto escovamos os dentes, tomar banhos rápidos, fechar bem a torneira, reaproveitar a água de aquários e de cozimentos de comida (como ovos e legumes) para regar as plantas do jardim, dentre outras. 
https://www.estudokids.com.br/a-importancia-da-agua/




Responda às questões a seguir de acordo com o texto lido:
1) Onde a água é encontrada?
2) Qual é o percentual de água própria para o consumo?
3) Além de ser importante para hidratar nosso organismo, para que mais a água é utilizada?
4) Que medidas têm sido adotadas na tentativa de sanar o problema de falta de água?
5) Que mal o crescimento populacional tem ocasionado à água?
6) O que podemos fazer para evitar o desperdício de água?

Ao final, aqueles que já tiverem terminado as demais atividades, responderão uma cruzadinha:


Nenhum comentário:

Postar um comentário