Ano: 1º ano do Ensino Médio
Objetivo: Aperfeiçoar a argumentação e a expressão escrita por meio de debate, correção, interpretação e produção textual.
Conteúdo: Meio ambiente, interpretação de texto, criação de cartas, argumentação.
Recursos: Materiais impressos.
Procedimentos:
1º momento: Os alunos se organizarão com as classes formando um grande “U”. Em seguida os professores relembrarão o que foi trabalhado na última aula e farão um breve debate sobre o tema Meio Ambiente.
2º momento: Após o curto debate, os professores farão a correção das questões da aula anterior, apontando além das respostas, os erros de construção, ortografia e argumentação. Para apoio aos professores, será usado o material com comentários sobre as respostas dadas às questões pelos alunos (ANEXO II). Nesse material estão as questões respondidas pelos alunos na aula anterior, com comentários às respostas recebidas, explicações sobre os erros mais comuns que foram cometidos e sugestões de como as questões poderiam ter sido respondidas.
3º momento: Os professores entregarão as cartas que foram escritas na aula passada, para que os alunos possam observar seus erros e, após a explicação dos professores, possam reescrevê-la.
4° momento: Após o término da reescrita da carta, os alunos receberão o texto intitulado A Importância da água, que irão ler e responder às questões propostas. (ANEXO III)
Anexo I:
Modelo de carta pessoal:
Taquara, 06 de setembro de 2017.
1 – Local e Data
Prezado Fulano! 2 - Vocativo
Escrevo-lhe para participar as novidades...
3 – Corpo do texto
Um grande abraço ao amigo! Lembranças à família!
Felicidades!
4 – Despedida.
Cicrano.
5 - Assinatura
Anexo II:
Observações sobre as questões referentes
à Carta Visionária 2080:
Vamos agora observar algumas
respostas dadas às perguntas e comentar suas correções:
Questão
1:
A
pergunta era simples e já direcionava para a resposta: 2080 era o ano da carta.
Todos acertaram.
Questão
2:
A
seguir, uma resposta dada à questão 2 que iremos comentar:
60 e
90.
Pergunto
eu: 60 e 90 o quê? Quem? Onde? Quando? A resposta está muito incompleta.
Ao
escrevermos, precisamos dar orientações para a pessoa que irá ler. A gente
não escreve para si. Escrevemos para os outros. Temos, na FACCAT, uma
professora que disse: "A única coisa que escrevemos para nós mesmos é
lista de supermercado. Até o diário secreto, quem escreve torce para que alguém
o encontre e leia-o".
Então,
quando escrevemos, precisamos orientar a pessoa que irá ler sobre alguns
detalhes fundamentais para que a mensagem seja compreendida. Antes de
escrever, é preciso imaginar que alguém irá ler.
A
resposta, para ser mais clara, poderia ter sido:
Ele
se descreve como alguém que tem sessenta anos, mas com aparência de alguém de
noventa anos.
E a
resposta também poderia ser mais detalhada, falando dos problemas de saúde da
pessoa.
A
resposta tem que ser completa.
Questão
3:
Uma
resposta dada à questão foi:
Melhor
do que agora, porque pelo simples fato da falta de água.
O
"porque" está sobrando na frase. Porque é uma expressão que introduz
uma explicação, ou o efeito de uma causa. É uma conjunção subordinativa causal
ou explicativa que une duas orações.
Exemplos
de uso do "porque": Eu
jogo futebol porque gosto. Eu
tirei nota alta porque estudei bastante.
Uma
resposta para a questão 3 poderia ser:
A
vida do escritor da carta quando criança era muito boa, tinha água à vontade,
podia desfrutar de um banho de até uma hora, vivia em um mundo com muitas
árvores, rios, lagos, jardins floridos.
Questão
4:
Uma
resposta dada à questão 4 foi:
O
salário era pago com água.
Essa
resposta está incompleta. Não diz qual é a principal fonte de empregos em 2080. A resposta
completa seria:
A principal
fonte de empregos eram as fábricas dessalinizadoras. O salário era pago em água
potável.
Questão
5:
Resposta
dada à questão 5:
falta
da agua chuva acida agua poluida mundo poluido
Há
alguns problemas na resposta acima. Ela deveria iniciar com letra maiúscula. As
palavras água, ácida, poluída e poluído são acentuadas. Faltou ponto final.
Faltaram vírgulas para separar os termos que foram enumerados.
A
resposta poderia ser:
A
situação do mundo de 2080 descrito pela carta é de falta d'água, chuva ácida e
poluição.
Questão
6:
Resposta
dada à questão 6:
Por
pulmões eletrônicos e quem não tinha dinheiro era mandado embora daquela área,
tipo um imposto de renda.
Essa
resposta está muito boa. A pessoa inclusive fez uma comparação com o imposto de
renda.
Porém,
houve alguns pequenos problemas que iremos descrever:
Os
pulmões eram mecânicos e não eletrônicos.
O
verbo tem que ser usado no subjuntivo, pois é uma condicional:
SE a
pessoa tivesse dinheiro, ficaria. / SE a pessoa não tivesse dinheiro, seria
obrigada a sair. O correto, então, teria sido utilizar “tivesse” e não
“tinha”.
Para
complementar: o verbo ter no pretérito imperfeito
"tinha": Pretérito Imperfeito - Expressa um fato ocorrido num
momento anterior ao atual, mas que não foi completamente terminado.
Por
exemplo: Ele estudava as lições quando
foi interrompido. Ou: Ele
tinha um carro. Depois, o vendeu.
Outro
problema da resposta:
As
orações condicionais são antecedidas por vírgula.
A
oração "quem não tivesse dinheiro" é uma condicional. Simplificando,
ela significa o mesmo que:
Se
tem dinheiro, fica. Se não tem dinheiro, sai. A oração condicional é
separada por vírgula.
O
último problema é uma questão da linguagem utilizada. O "tipo", da
forma como foi usado é uma gíria.
Para
a linguagem escrita a gente precisa ser mais formal.
A
resposta, apesar de alguns problemas, está muito boa. Vamos
reconstruí-la:
O ar
era gerado por gigantescos pulmões mecânicos mantidos pelo governo. Quem não tivesse
dinheiro para pagar por ele, era mandado embora daquela área. A imposição do
governo se dava como hoje acontece com a cobrança do imposto de renda.
Questão
7:
Outra
resposta muito boa:
Houve
sim, e elas não foram ouvidas.
Pra
ser 100%, a resposta ainda poderia ter sido:
Houve
advertências sim, e elas não foram ouvidas.
Notem
como a vírgula foi utilizada de maneira correta: a segunda oração é
adversativa. Ela contradiz a primeira.
Quando
dizemos que houve advertências, a lógica nos conduz a pensar que: se houve
advertências, o pessoal entendeu e tomou as precauções necessárias. Mas não. A
segunda oração nos mostra que "houve advertências, MAS elas não foram
ouvidas". Antes do "MAS", vai vírgula, pois ele inicia uma
oração coordenada adversativa.
Na
resposta selecionada, o “e” foi usado com o mesmo sentido que geralmente usamos
o “mas”. Está correto. O “e” pode ser usado dessa forma.
Outro
exemplo de oração coordenada adversativa: Eu gosto de jogar videogame, mas
minha mãe não quer que eu jogue.
Questão
8:
com
objetivo de concertar o erro de não ajudar a cuidar do planeta.
A
resposta está boa, mas tem alguns problemas. Vamos a eles:
A
oração deveria ter iniciado com letra maiúscula: “Com [...]”.
A
palavra "concertar" se escreve com "s": “consertar”.
Observação:
a palavra “concerto” com “C” existe, mas significa “combinar”, ou “harmonizar”.
O
verbo está no infinitivo pessoal: "ajudar".
Deveria
estar no particípio passado: "ajudado". E usaríamos o verbo auxiliar
"ter". Ficaria assim:
Com
o objetivo de consertar o erro de não ter ajudado a cuidar do planeta.
Outros
aspectos observados na correção dos exercícios: cuidar para não esquecer
pontuação, letra maiúscula no início de frase, cuidar para escrever as palavras
corretamente, não esquecer acentos.
Dicas
rápidas (com exemplos, para facilitar o entendimento):
Não
trocar: ão por am: para facilitar, peguemos um exemplo: Hoje os alunos vieram.
Amanhã é feriado. Não virão.
Tinha
x havia: usamos, preferencialmente, o “tinha”, quando nos referimos a uma
posse. Para situações passadas, dar preferência ao “havia”. Por exemplo: Ele tinha
medo. Havia muitos barulhos estranhos.
Mas
x Mais: Eu queria estudar mais, mas a aula acabou. -
48 mais 77 são 125. A
conta é difícil, mas acertei.
Usar
vírgulas quando necessário.
Dúvidas,
por favor, perguntar aos professores.
Anexo III:
A importância da água
Débora Silva
A água é composta por dois elementos químicos, o oxigênio e
o hidrogênio, e é a substância mais abundante do planeta, sendo encontrada nos
oceanos, lagos, chuvas, no solo, nos lençóis freáticos, nas calotas polares
etc. Além disso, ela também é encontrada na constituição do nosso corpo (cerca
de 60% do corpo humano é formado por água) e de outros seres vivos. Cerca de
70% da superfície do planeta Terra é composto por água, porém, apenas 4% da
água é doce, ou seja, própria para o consumo. Por isso, é fundamental que nós, seres humanos, usemos esta
substância tão essencial à nossa vida de forma racional, com inteligência e
consciência.
Os principais usos da água
Além de ser abundante no planeta e na constituição dos
seres vivos, sendo de vital importância para a vida na Terra, a água é
necessária para hidratar o nosso organismo, para irrigação na agricultura
(produção de alimentos) e na pecuária (criação de gado), geração de energia nas
usinas hidrelétricas, preparação de alimentos, fabricação de remédios, limpeza
do corpo, das roupas e dos lugares em que vivemos, funcionamento dos ecossistemas
aquáticos e terrestres etc.
A preservação e a poluição da água
Como já foi dito, embora a água seja abundante no nosso
planeta, apenas uma pequena quantidade dela está disponível para os seres
vivos, pois grande parte está nos oceanos ou congelada. Além disso, a distribuição da água pelo planeta não é feita
de forma regular, de modo que ela é escassa em alguns lugares. Existem algumas
medidas para tentar sanar o problema, como a construção de represas, lagos,
açudes e canais para beneficiar as áreas secas.
No entanto, existe, ainda, outro problema: a poluição da
água. Com o crescimento populacional e o mau uso, a água tem sido desperdiçada
e poluída por pesticidas, esgotos, lixo e produtos químicos tóxicos, diminuindo
ainda mais a porcentagem de água disponível para os seres humanos, animais,
plantas e todos os outros seres vivos, comprometendo a vida. Cuidar da água e
usá-la de forma sustentável, preservando-a, é uma preocupação urgente de uma
sociedade responsável. É preciso criar a consciência da importância de cuidar
bem desse precioso bem natural.
Para evitar o desperdício, cada um de nós pode tomar certas
medidas, tais como: não deixar a torneira aberta enquanto escovamos os dentes,
tomar banhos rápidos, fechar bem a torneira, reaproveitar a água de aquários e
de cozimentos de comida (como ovos e legumes) para regar as plantas do jardim,
dentre outras.
https://www.estudokids.com.br/a-importancia-da-agua/
Responda às questões a seguir de acordo com o texto
lido:
1) Onde a água é encontrada?
2) Qual é o percentual de água própria para o
consumo?
3) Além de ser importante para hidratar nosso
organismo, para que mais a água é utilizada?
4) Que medidas têm sido adotadas na tentativa de
sanar o problema de falta de água?
5) Que mal o crescimento populacional tem
ocasionado à água?
6) O que podemos fazer para evitar o desperdício de
água?
Ao final, aqueles que já tiverem terminado as
demais atividades, responderão uma cruzadinha:
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