ESCOLA
ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO FELIPE MARX
Nomes
dos professores bolsistas: Angela Berton e Suzana Souza
Turma: 108
Supervisora:
Lisandra
PLANO DE AULA
OBJETIVOS:
·
Pronunciar corretamente as palavras
contextualizadas por meio da leitura, diálogo e observância das regras que
regem a acentuação gráfica;
·
Acentuar corretamente as palavras, por meio da
aplicação de regras a fim de diferenciar a tonicidade;
·
Aprender paulatinamente as regras de acentuação,
por meio de leitura, oralidade e exercícios;
·
Conhecer as alterações decorrentes do novo Acordo
Ortográfico da Língua Portuguesa.
MOTIVAÇÃO
Entregaremos aos alunos um pequeno
texto do qual tenham sido tirados propositalmente os acentos das palavras.
Comentaremos as dúvidas que eles poderiam ter quanto à pronúncia de alguma
palavra desconhecida: observe com eles que a sílaba tônica poderia estar em
três posições diferentes.
METODOLOGIA
Será entregue aos alunos um pequeno texto do
qual tenham sido tirados propositalmente os acentos das palavras. Serão feitos
comentários sobre as dúvidas que a turma poderá ter quanto à pronúncia de alguma
palavra desconhecida. Será observado ainda que a sílaba tônica poderá estar em
três posições diferentes. Os alunos deverão acentuar graficamente as palavras
de forma correta para dar um sentido ao texto. As regras de acentuação gráfica
serão passadas no quadro para registro individual dos alunos.
A
turma elaborará cartões, cada um com uma palavra de cada grupo de regras, segundo
a sequência acima. Deverão misturar os cartões com palavras que devem ser
acentuadas com outros cartões cujas palavras não devem ser acentuadas.
Obviamente, no caso das proparoxítonas, todas elas acabarão sendo acentuadas
durante o jogo. Será revelado aos alunos um cartão por vez e será pedido que
identifiquem a posição da sílaba tônica na palavra (de mais de uma sílaba) e
demonstre que só isso não será suficiente para acentuar ou não a palavra. Será
solicitado ainda que identifiquem a terminação da palavra. Aos poucos, os
alunos trabalharão com as duas variáveis: identificação da sílaba tônica +
terminação da palavra, conferindo a seguir com a regra no quadro.
Por
fim, será feito o jogo da forca com palavras que devem ter acentuação gráfica.
CRONOGRAMA:
- Duas horas de aula.
RECURSOS:
- Material de uso diário dos alunos.
Regras de
acentuação gráfica
Ditongos Abertos
Os ditongos éi, éu e ói,
sempre que tiverem pronúncia aberta em palavras oxítonas (éi e
não êi), são acentuados. Veja:
éi (s): anéis, fiéis,
papéis
éu (s): troféu, céus
ói (s): herói, constrói, caubóis
éu (s): troféu, céus
ói (s): herói, constrói, caubóis
Obs.: os ditongos abertos ocorridos em
palavras paroxítonas NÃO são acentuados.
Exemplos: assembleia, boia, colmeia, Coreia,
estreia, heroico, ideia, jiboia, joia, paranoia, plateia, etc.
Atenção: a palavra destróier é
acentuada por ser uma paroxítona terminada em "r" (e não por possuir
ditongo aberto "ói").
Atividades
SESSÃO
DE HIPNOTISMO
(Fernando
Sabino)
A dona
da casa nos abriu a porta de mansinho, pediu silencio com um dedo sobre os labios e fez sinal que entrassemos. Entramos, pe ante pe, ja meio hipnotizados.
Curvado sobre uma poltrona no canto mais escuro da sala, o hipnotizador tentava
adormecer uma jovem. Ao fundo, cinco ou seis vitimas aguardavam a vez, uns muito serios, outros contendo
risos. Na poltrona a jovem nunca mais que dormia e, ja meio chateada, olhava o relogio de pulso que o
hipnotizador segurava no ar.
“Voce vai dormir… Suas palpebras estão pesadas…
Tudo vai desaparecendo” – insistia ele, com voz macia, mas acabou ordenando:
“Feche os olhos. ” A jovem fechou. Com a mão ele fez sinal que nos aproximassemos. “Levante
o braço”. A moça levantou. “Agora voce não pode abaixar o braço”. Voltou-se para nós: “Viram? Ela esta dormindo. Não
consegue abaixar o braço. Se tentar, encontra resistencia. ” Ouvindo isto, a bela adormecida
abaixou o braço imediatamente, não encontrando resistencia nenhuma. “Bem”,
prosseguiu o homem, “às vezes a pessoa fica assim, meio rebelde. Obedece ao
direitinho, mas ao contrario.
” Aproximou-se de novo da poltrona: “Agora”, sussurrou para ela, “preste bem
atenção: voce
queria parar de roer unha, não e? Pois bem: quando acordar, nunca mais vai roer
unha. Vai ter consciencia
de que e um habito muito feio, desagradavel. E pronto:
quando eu contar ate tres,
pode acordar. ” No
que ele disse “um” a moça se ergueu da poltrona, lepida e satisfeita. “Voce dormiu mesmo? ” Perguntamos,
impressionados. “Como e
que voces queriam
que eu dormisse, com ele falando o tempo todo no meu ouvido? ” Concordamos em
que ela fizera muito mal em abaixar o braço: “Muito feio isso, desobedecer ao
homem dessa maneira. ” Ela ergueu os ombros: “Tanta coisa so para me dizer que roer
unha e muito desagradavel. Essa não! E
afastou-se, roendo as unhas.
ATIVIDADES
Agora, baseado nas explicações dadas, acentue, se for preciso,
as palavras abaixo e explique porque cada uma delas leva acento.
1)Tive um canario.
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2) Compramos novos moveis de sala.
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3) O peixe respira atraves de branquias.
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4) Cairam uns niqueis no chão.
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5) A agua e indispensavel à vida.
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6) Guardei os doces no armario. _________________________________________________________________________
7) Tive uma ideia brilhante.
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8) Eu apoio a sua decisao.
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9) A senhora trazia um veu na cabeça.
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10) Eles aplaudiram o heroi.
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11) Um relampago rasgou a noite. _________________________________________________________________________
12) No Parana existem grandes lavouras de cafe.
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13) Joana achou muito facil usar o dicionario.
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14) O torax e uma parte do corpo humano.
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15) O onibus passou e Jose nem percebeu.
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16) O taxi parou em frente ao hotel.
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17) O juri reuniu-se para comunicar a sentença.
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18) Apos a tempestade, vem a bonança.
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19) O açai e uma fruta tropical.
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20) A cobra sucuriju tambem e conhecida por boiuna.
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Há
palavras cujo emprego da acentuação gráfica altera o sentido. Exemplo: FÁBRICA
(substantivo) e FABRICA (verbo). Marque com um “x” os pares de palavras abaixo
que têm sentido e significado com acentuação gráfica e sem acentuação gráfica:
( ) ai
– aí
( ) ira – irá
( ) lâmpada – lampada
( ) célebre – celebre
( ) cérebro – cerebro
( ) coco – cocô
( ) máquina – maquina
( ) início – inicio
( ) vísceras – visceras
( ) pátio – patio
( )
pudéssemos – pudessemos
( )
enveneno – envenêno
( ) âmbar – ambar
( ) fio – fió
Agora, forme frases com os
pares de palavras assinalados. Uma frase para cada vocábulo.
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