Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Acentuação gráfica -- Angela Berton e Suzana Souza - E. E. E. Felipe Marx

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO FELIPE MARX
Nomes dos professores bolsistas: Angela Berton e Suzana Souza
Turma: 108
Supervisora: Lisandra
PLANO DE AULA
OBJETIVOS:
·         Pronunciar corretamente as palavras contextualizadas por meio da leitura, diálogo e observância das regras que regem a acentuação gráfica;

·         Acentuar corretamente as palavras, por meio da aplicação de regras a fim de diferenciar a tonicidade;

·         Aprender paulatinamente as regras de acentuação, por meio de leitura, oralidade e exercícios;

·         Conhecer as alterações decorrentes do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.


MOTIVAÇÃO

            Entregaremos aos alunos um pequeno texto do qual tenham sido tirados propositalmente os acentos das palavras. Comentaremos as dúvidas que eles poderiam ter quanto à pronúncia de alguma palavra desconhecida: observe com eles que a sílaba tônica poderia estar em três posições diferentes.

METODOLOGIA
 Será entregue aos alunos um pequeno texto do qual tenham sido tirados propositalmente os acentos das palavras. Serão feitos comentários sobre as dúvidas que a turma poderá ter quanto à pronúncia de alguma palavra desconhecida. Será observado ainda que a sílaba tônica poderá estar em três posições diferentes. Os alunos deverão acentuar graficamente as palavras de forma correta para dar um sentido ao texto. As regras de acentuação gráfica serão passadas no quadro para registro individual dos alunos.
A turma elaborará cartões, cada um com uma palavra de cada grupo de regras, segundo a sequência acima. Deverão misturar os cartões com palavras que devem ser acentuadas com outros cartões cujas palavras não devem ser acentuadas. Obviamente, no caso das proparoxítonas, todas elas acabarão sendo acentuadas durante o jogo. Será revelado aos alunos um cartão por vez e será pedido que identifiquem a posição da sílaba tônica na palavra (de mais de uma sílaba) e demonstre que só isso não será suficiente para acentuar ou não a palavra. Será solicitado ainda que identifiquem a terminação da palavra. Aos poucos, os alunos trabalharão com as duas variáveis: identificação da sílaba tônica + terminação da palavra, conferindo a seguir com a regra no quadro.
Por fim, será feito o jogo da forca com palavras que devem ter acentuação gráfica.


CRONOGRAMA:
- Duas horas de aula.

RECURSOS:
- Material de uso diário dos alunos.


Regras de acentuação gráfica
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    Ditongos Abertos
Os ditongos éi, éu e ói, sempre que tiverem pronúncia aberta em palavras oxítonas (éi e não êi), são acentuados. Veja:
éi (s): anéis, fiéis, papéis
éu (s): troféu, céus
ói (s): herói, constrói, caubóis
Obs.: os ditongos abertos ocorridos em palavras paroxítonas NÃO são acentuados.
Exemplos: assembleia, boia, colmeia, Coreia, estreia, heroico, ideia, jiboia, joia, paranoia, plateia, etc.
Atenção:  a palavra destróier é acentuada por ser uma paroxítona terminada em "r" (e não por possuir ditongo aberto "ói").
 Imagem relacionada


Atividades

SESSÃO DE HIPNOTISMO
                                                                                                                                                             (Fernando Sabino)
A dona da casa nos abriu a porta de mansinho, pediu silencio com um dedo sobre os labios e fez sinal que entrassemos. Entramos, pe ante pe, ja meio hipnotizados. Curvado sobre uma poltrona no canto mais escuro da sala, o hipnotizador tentava adormecer uma jovem. Ao fundo, cinco ou seis vitimas aguardavam a vez, uns muito serios, outros contendo risos. Na poltrona a jovem nunca mais que dormia e, ja meio chateada, olhava o relogio de pulso que o hipnotizador segurava no ar.
Voce vai dormir… Suas palpebras estão pesadas… Tudo vai desaparecendo” – insistia ele, com voz macia, mas acabou ordenando: “Feche os olhos. ” A jovem fechou. Com a mão ele fez sinal que nos aproximassemos. “Levante o braço”. A moça levantou. “Agora voce não pode abaixar o braço”. Voltou-se para nós: “Viram? Ela esta dormindo. Não consegue abaixar o braço. Se tentar, encontra resistencia. ” Ouvindo isto, a bela adormecida abaixou o braço imediatamente, não encontrando resistencia nenhuma.                                                        “Bem”, prosseguiu o homem, “às vezes a pessoa fica assim, meio rebelde. Obedece ao direitinho, mas ao contrario. ” Aproximou-se de novo da poltrona: “Agora”, sussurrou para ela, “preste bem atenção: voce queria parar de roer unha, não e? Pois bem: quando acordar, nunca mais vai roer unha. Vai ter consciencia de que e um habito muito feio, desagradavel. E pronto: quando eu contar ate tres, pode acordar. ”                                                                                      No que ele disse “um” a moça se ergueu da poltrona, lepida e satisfeita. “Voce dormiu mesmo? ” Perguntamos, impressionados. “Como e que voces queriam que eu dormisse, com ele falando o tempo todo no meu ouvido? ” Concordamos em que ela fizera muito mal em abaixar o braço: “Muito feio isso, desobedecer ao homem dessa maneira. ” Ela ergueu os ombros: “Tanta coisa so para me dizer que roer unha e muito desagradavel. Essa não! E afastou-se, roendo as unhas.

                                                  ATIVIDADES
Agora, baseado nas explicações dadas, acentue, se for preciso, as palavras abaixo e explique porque cada uma delas leva acento.
1)Tive um canario. ________________________________________________________________________
2) Compramos novos moveis de sala. ___________________________________________________________
3) O peixe respira atraves de branquias. _________________________________________________________
4) Cairam uns niqueis no chão.
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5) A agua e indispensavel à vida. _________________________________________________________________________
6) Guardei os doces no armario. _________________________________________________________________________
7) Tive uma ideia brilhante. _________________________________________________________________________
8) Eu apoio a sua decisao. _________________________________________________________________________
9) A senhora trazia um veu na cabeça. _________________________________________________________________________
10) Eles aplaudiram o heroi. _________________________________________________________________________
11) Um relampago rasgou a noite. _________________________________________________________________________
12) No Parana existem grandes lavouras de cafe. _________________________________________________________________________
13) Joana achou muito facil usar o dicionario. _________________________________________________________________________
14) O torax e uma parte do corpo humano. _________________________________________________________________________
15) O onibus passou e Jose nem percebeu. _________________________________________________________________________
16) O taxi parou em frente ao hotel. _________________________________________________________________________
17) O juri reuniu-se para comunicar a sentença. _________________________________________________________________________
18) Apos a tempestade, vem a bonança. _________________________________________________________________________
19) O açai e uma fruta tropical. _________________________________________________________________________
20) A cobra sucuriju tambem e conhecida por boiuna.
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Há palavras cujo emprego da acentuação gráfica altera o sentido. Exemplo: FÁBRICA (substantivo) e FABRICA (verbo). Marque com um “x” os pares de palavras abaixo que têm sentido e significado com acentuação gráfica e sem acentuação gráfica:

(   )  ai – aí
(   ) ira – irá
(   ) lâmpada – lampada
(   ) célebre – celebre
(   ) cérebro – cerebro
(   ) coco – cocô
(   ) máquina – maquina
(   ) início – inicio
(   ) vísceras – visceras
(   ) pátio – patio
(   ) pudéssemos – pudessemos
(   ) enveneno – envenêno
(   ) âmbar – ambar
(   ) fio – fió
Agora, forme frases com os pares de palavras assinalados. Uma frase para cada vocábulo.


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