Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Crônica: interpretação - Plano de aula - 1° ano do Ensino Médio - Colégio Theóphilo Sauer - Acadêmicos Alessandra Ribeiro de Oliveira, Andressa Fernanda Oliveira Strutzki e Vicente Orsi Vargas

Data da aula:04/10/17
Duração: duas horas-aula.
Ano: 1º ano do ensino médio.
Objetivo: Analisar e interpretar as características da crônica a partir de atividades sobre com textos desse gênero textual.
Conteúdo: Leitura, interpretação e produção de texto; gênero crônica.
Recursos: materiais impressos.
Procedimento:

1º momento:
Os professores explicarão novamente as características do gênero crônica com apoio de material impresso.

2º momento:
Os alunos serão convidados a ler as crônicas que trouxeram, conforme combinação da aula anterior.

3° momento:
Os alunos responderão a questões referentes a crônica lida:

1)     De que meio de comunicação você retirou sua crônica?
2)     Qual é o título do texto?
3)     Quem é o autor?
4)     Qual o assunto abordado?
5)     Qual fato, acontecimento, situação desencadeou a crônica que você trouxe?
6)     Que tipo de narrador está presente no texto? Como se percebe? Retire um trecho que demonstre o tipo de narrador.
7)     Qual a crítica social, reflexão, questionamento é feito pela sua crônica?
8)     Quantos personagens há na crônica? Quais suas características?
9)     Descreva o ambiente em que se passa a história.


4° momento:

Retomar a produção textual iniciada na aula anterior. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário