Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Crônica A bola - Plano de aula - 1° ano do Ensino Médio - Colégio Theóphilo Sauer - Acadêmicos Alessandra Ribeiro de Oliveira, Andressa Fernanda Oliveira Strutzki e Vicente Orsi Vargas

Data da aula:18/10/17
Duração: duas horas-aula.
Ano: 1º ano do ensino médio.
Objetivos: Analisar e interpretar texto, identificando características da crônica a partir de atividades sobre com textos desse gênero textual.
Conteúdo: Leitura, interpretação e produção de texto; gênero crônica.
Recursos: materiais impressos.
Procedimento:

1º momento:
Os professores irão recolher as crônicas que foram escritas pelos alunos como tarefa referente à aula do dia 11/10/2017.

2º momento:
Os alunos irão receber material impresso com a crônica A bola, de Luis Fernando Verissimo, e com questões sobre o texto. Será feita a leitura do texto.

3° momento:
Os alunos responderão às seguintes questões referentes à crônica lida:

1) O primeiro parágrafo do texto compara a primeira bola do pai, que ele ganhara de presente na infância, com a bola que ele comprou para seu filho. Quais as principais diferenças entre esses dois objetos?

2) O que teria levado o menino a fazer perguntas como "Como é que liga?", "Não tem manual de instrução?" ou "O que ela faz?" Será que, há alguns anos, os brinquedos propiciariam esse tipo de pergunta?

3) Observe o seguinte fragmento do texto: "O garoto agradeceu, disse 'Legal' de novo, e dali a pouco o pai o encontrou na frente da tevê, com a bola nova ao lado, manejando os controles de um videogame". A reação do menino, ao receber o presente evidenciou empolgação? Por quê?
4) Imagine uma possível reação caso o menino tivesse, de fato, gostado bastante do presente.

5) Você sabe o que significam as expressões "Monster ball" e "blip"?

6) No antepenúltimo parágrafo do texto, o pai faz uma outra tentativa para cativar a atenção do filho. O que ele fez? Ele obteve sucesso? Qual a frase do texto que evidencia a reação do menino?

7) Observe a seguinte frase do texto: "- Como é que liga? - perguntou." Por que o autor utilizou o travessão neste e em outros trechos do texto?

8) Em que momento o autor utilizou (")? Por quê?

9) Por que no fragmento "Controla, chuta..." o autor utilizou reticências?

10) O texto é narrado em 1ª ou 3ª pessoa? Justifique:

11) O texto "A Bola" é um texto narrativo. Por quê?

12) Por que o texto se enquadra dentro do gênero crônica? Explique as características do gênero que estão presentes no texto lido.

13) Em relação ao enredo, responda:

a) Qual é a situação inicial do texto?

b) Qual é a complicação?

c) Qual é a dinâmica de ações dos personagens?

d) Qual é a resolução encontrada?

e) Qual é a solução final?

14) Qual é o ambiente, ou seja, o espaço onde a história se desenvolve? Justifique com trechos do texto.


4° momento:
Produção textual:

Os professores solicitarão aos alunos que redijam um novo final para a crônica lida, diferente do final original. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário