Data da aula:18/10/17
Duração: duas
horas-aula.
Ano: 1º ano do
ensino médio.
Objetivos: Analisar
e interpretar texto, identificando características da crônica a partir de
atividades sobre com textos desse gênero textual.
Conteúdo: Leitura,
interpretação e produção de texto; gênero crônica.
Recursos: materiais
impressos.
Procedimento:
1º momento:
Os professores irão recolher as
crônicas que foram escritas pelos alunos como tarefa referente à aula do dia
11/10/2017.
2º momento:
Os alunos irão receber material impresso com a crônica A bola, de Luis
Fernando Verissimo, e com questões sobre o texto. Será feita a leitura do
texto.
3° momento:
Os alunos responderão às seguintes questões referentes à crônica lida:
1) O primeiro parágrafo do texto compara a
primeira bola do pai, que ele ganhara de presente na infância, com a bola que
ele comprou para seu filho. Quais as principais diferenças entre esses dois
objetos?
2) O que teria levado o menino a fazer
perguntas como "Como é que liga?", "Não tem manual de
instrução?" ou "O que ela faz?" Será que, há alguns anos, os
brinquedos propiciariam esse tipo de pergunta?
3) Observe o seguinte fragmento do texto:
"O garoto agradeceu, disse 'Legal' de novo, e dali a pouco o pai o
encontrou na frente da tevê, com a bola nova ao lado, manejando os controles de
um videogame". A reação do menino, ao receber o presente evidenciou
empolgação? Por quê?
4) Imagine uma possível reação caso o menino
tivesse, de fato, gostado bastante do presente.
5) Você sabe o que significam as expressões
"Monster ball" e "blip"?
6) No antepenúltimo parágrafo do texto, o
pai faz uma outra tentativa para cativar a atenção do filho. O que ele fez? Ele
obteve sucesso? Qual a frase do texto que evidencia a reação do menino?
7) Observe a seguinte frase do texto:
"- Como é que liga? - perguntou." Por que o autor utilizou o
travessão neste e em outros trechos do texto?
8) Em que momento o autor utilizou (")?
Por quê?
9) Por que no fragmento "Controla,
chuta..." o autor utilizou reticências?
10) O texto é narrado em 1ª ou 3ª pessoa?
Justifique:
11) O texto "A Bola" é um texto
narrativo. Por quê?
12) Por que o texto se enquadra dentro do
gênero crônica? Explique as características do gênero que estão presentes no
texto lido.
13) Em relação ao enredo, responda:
a) Qual é a situação inicial do texto?
b) Qual é a complicação?
c) Qual é a dinâmica de ações dos
personagens?
d) Qual é a resolução encontrada?
e) Qual é a solução final?
14) Qual é o ambiente, ou seja, o espaço
onde a história se desenvolve? Justifique com trechos do texto.
4° momento:
Produção textual:
Os professores
solicitarão aos alunos que redijam um novo final para a crônica lida, diferente
do final original.
Nenhum comentário:
Postar um comentário