Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Professores: Cátia Weber e Gilmar Matias
Nome: .............................................................................  
Data: 05 de setembro de 2017- Terça-feira.
Turma: 1º ano do Ensino Médio                    Carga horária: 2 períodos
Tema: Sentimentos

 

OBJETIVO:
Introduzir o poema Seiscentos e Sessenta e Seis, de Mario Quintana a fim de que os alunos façam uma reflexão sobre a mensagem da passagem do tempo e promover através das atividades de interpretação textual um melhor entendimento sobre o texto.
Conteúdo: Leitura e Interpretação textual.
MOTIVAÇÃO E PRÉ-LEITURA
- A professora iniciará a aula expondo imagens de relógios e ampulhetas no quadro
               
- Em seguida, conversará com os alunos perguntando o que aquelas imagens representam a fim de que percebam a importância de aproveitarmos ao máximo todas as horas de nossas vidas.
- A professora irá escrever no quadro três atividades de pré-leitura para que os alunos as copiem e respondam em seus cadernos para que em seguida sejam comentadas as repostas.
a)                  Você gosta de ler poemas?
b)                 Você já pensou em escrever poemas?
c)                  Vamos trabalhar um poema cujo título é Seiscentos e sessenta e seis. De acordo com o título, sobre o que você espera que ele fale?


LEITURA-DESCOBERTA


Seiscentos e Sessenta e Seis

A vida é um dos deveres que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas: há tempo…
Quando se vê, já é sexta-feira…
Quando se vê, passaram sessenta anos…
Agora, é tarde demais para ser reprovado…
E se me dessem – um dia – uma outra oportunidade,
eu nem olhava o relógio
seguia sempre, sempre em frente…
E iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas.


Elabore respostas completas às questões que seguem:

1. Observe o verso: “Agora, é tarde demais para ser reprovado...” Qual o sentido do advérbio tarde nesse verso?
Sentido de passagem do tempo, depois do tempo considerado conveniente.

2. Retire o verso do poema em que o eu lírico expressa seu desejo de recomeçar.
E se me dessem – um dia – uma outra oportunidade.
3. Assinale o que a ocorrência de estrutura “Quando se vê” representa no poema:
(    ) Explica o sentido da vida.
( x ) Enfatiza a passagem do tempo.

4. Que ideia o poema nos transmite ao trazer uso de reticências (...)
Ideia de continuação e interrupção do pensamento.
5. Explique o sentido do verso: “E iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas. ”
Quer dizer que independentemente da passagem das horas devemos aproveitar o tempo de nossas vidas para fazer coisas que nos deixam felizes.
6. O que você costuma fazer nas horas vagas? Você acha que está aproveitando seu tempo?
Resposta pessoal
PÓS-LEITURA
- Produza uma nova versão da música Epitáfio enfatizando a passagem do tempo.
- Para a adaptação da música, deverá ser realizada uma apresentação que poderá ser feita em formas de poemas, músicas e cartazes.



Epitáfio
Titãs
Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer
Queria ter aceitado
As pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria
E a dor que traz no coração
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar
Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Ter morrido de amor
Queria ter aceitado
A vida como ela é
A cada um cabe alegrias
E a tristeza que vier
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar
Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr




Nenhum comentário:

Postar um comentário