Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Planejamento com alunos do 7°ano - Turma 173 - Colégio Theóphilo Sauer
Acadêmicos Bolsistas: Liana Lamarques, Vanderlei Linden, Vitória Mariah
Data: 16/11/2017
Carga horária: 2 períodos, das 15:00 às 17:00
Assunto: Continuar os trabalhos com o fascículo do LER
Objetivos:
·         Perceber por meio de uma dinâmica seu nível de consumismo.
·         Debater os prós e contras do consumo exagerado da sociedade como um todo.
·         Ler e interpretar o conto “Uma rede de comércio solidário e justo. Vamos fazer parte?”
Metodologia : Os professores distribuirão para os alunos questões para que eles marquem seu nível de consumo. Após os professores passarão no quadro uma tabela para fazer a soma de cada aluno, para ver em qual nível encaixam-se. Em seguida será lido o conto e debatido o assunto abordado. Os alunos finalizarão com as atividades de interpretação sobre o conto.
 Recursos: Questões sobre o consumo impressas, quadro, giz, material dos alunos, fascículos do projeto Ler, impressões de exercícios.
  Atividades propostas:
Atividade 01: A respeito da obra “Uma rede de comércio solidário e justo. Vamos fazer parte?”, de Maria Eduarda Giering, e o contexto consumo consciente, marque com um “X” a resposta que desejar:
1)    Compro rápido sem pensar duas vezes.

a.    Com certeza sim

b.    Talvez sim
c.    Talvez não
d.    Com certeza não

2)    Uma das razões para eu comprar é me sentir pressionado pelo vendedor, ou pela situação.

a.    Com certeza sim
b.    Talvez sim
c.    Talvez não
d.    Com certeza não
3)    Compro exatamente o que estava precisando sem exageros.


a.     Com certeza sim
b.     Talvez sim
c.    Talvez não
d.     Com certeza não

4)    Faço compra quando me sinto triste, inseguro, ou sozinho e senti que precisava me distrair.


a.    Com certeza sim
b.    Talvez sim
c.    Talvez não
d.    Com certeza não


5)    Depois que saio da loja, penso que não deveria ter comprado.


a.    Com certeza sim
b.    Talvez sim
c.    Talvez não
d.    Com certeza não


6)    Depois que comprei vejo que realmente precisava das coisas que comprei e sei que elas serão muito úteis.


a.    Com certeza sim
b.    Talvez sim
c.    Talvez não
d.    Com certeza não

 Atividades 02: Os professores farão o levantamento do nível de consumo de cada aluno.

RESULTADO:
Questões 1, 2, 5, 6
 A = 0 // B = 1 // C = 2 // D = 3
Questões 3, 4, 7, 8
A = 3 // B = 2 // C = 1 // D = 0
- 0 – 8: você não conseguiu se controlar, foi uma compra compulsiva
- 9 – 16: o controle foi parcial, pode ter sido uma compra compulsiva
- 17 – 24: você se controla.

Disponível em http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2013/02/faca-o-teste-sobre-consumismo.html. Acesso em 28 set. 2017.

 Atividade 03: Os professores lerão o conto e irão debater com os alunos o consumo consciente.

Atividade 04: Os alunos individualmente responderão questões referentes ao conto.
1)    Observe o poema concretista abaixo, de Augusto de Campos e estabeleça uma relação entre o seu significado e o consumismo de que estamos falando.

 2)    Complete o esquema abaixo conforme o texto “Uma rede de comércio solidário e justo. Vamos fazer parte?”

 Comprar algo novo é mais legal

 
PORQUE

 

MAS

 

POR ISSO

 

 
3) Responda:

(a) O que o impulsiona a comprar?

(b) Como essas compras, na verdade desnecessárias, prejudicam sua vida?

(c) O que você pode fazer para melhorar essa situação (a sua ou a de algum familiar ou amigo que nela se encontra)?

(d) Quando você considera realmente necessário comprar algo?

(e) Você pede a opinião de seus familiares e/ou amigos sobre o que está comprando ou prestes a comprar?

 4)    O que seria o comércio e o comércio ético?

 5)    Use sua criatividade e crie um poema nos moldes concretista, conforme a questão 1:

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário