Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Palanejamento com alunos do Colégio Theóphilo Sauer – 7ºano - Turma: 173 - Acadêmicos bolsistas: Liana Lamarques, Vanderlei Linden, Vitória Mariah

Data: 09/11/2017
Carga horária: 2 períodos, das 15 às 17h.
Assunto: Apresentar aos alunos o fascículo do LER .
Objetivos:
·         Apresentar aos alunos o gênero jornalístico.
·         Conhecer o funcionamento do Projeto Ler e sua importância em sala de aula.
·         Interpretar o conto “Fafá” da autora prof° Dr° Luciane Maria Wagner Raupp.
·         Expressar por meio de desenhos um fato do conto.
Metodologia: Os professores iniciam falando sobre o Projeto Ler, apresentando o gênero jornalístico. Após solicitam que alguns alunos façam a leitura do conto “Fafá”       em seguida os alunos deverão interpretar o conto e finalizar a atividade com desenhos, ilustrando o conto.
Recursos: Quadro, giz, lápis de cor, canetas coloridas, fascículos do projeto Ler, texto impresso.
Atividades propostas:
Atividade 01: Os professores apresentam aos alunos o funcionamento do Projeto Ler.
Atividades 02: Será lido o conto “Fafá” do último fascículo de 2017.
Atividade 03: Os alunos receberão o fascículo para interpretar o conto.
Responda as questões sobre o texto Fafá:
1)     Algum familiar possui um carro antigo? Qual é o modelo/marca?
2)     O que acontece com um carro quando fica muito velho? Você acha isso certo?
3)    O que poderíamos fazer com um carro grande e velho ao invés de mandá-lo ao ferro-velho?
4)    Questionar os alunos: que apelido vocês dariam a um carro velho? 
5)    Que tipo de carro antigo poderia ter sido apelidado de Fafá?
6)    Que modelo de carro Fafá poderia ser? Justifique sua resposta.
7)     Qual era o ano de fabricação de Fafá? Quantos anos teria a
8)    A partir do que Fafá conta no terceiro parágrafo, qual era a profissão do dono? Por quê?
9)    Fafá conta algo no quarto parágrafo que nos faz concluir sobre uma característica psicológica de seu dono. Qual é? Por quê ? Que tipo de missões de urgência Fafá fazia de madrugada? Por que fazia isso
10) Qual foi o último desejo de Fafá? Faça uma linha do tempo da vida de Fafá e de seu dono.
11) “Os cabelos do meu dono foram ficando da cor da geada”. O que Fafá quer dizer com isso? Explique e desenhe.
12) Desenhe a família do dono de Fafá:

 




 


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário