Data: 27/11
Carga horária: 2h/aula
Conteúdo: Reescrita de
clássicos da literatura infatojuvenil
Objetivos:
- Relembrar histórias
clássicas da literatura por meio de atividade de produção textual a fim de
desenvolver as habilidades de escrita e ampliar seu conhecimento literário;
- Avaliar as aulas das
professoras pibidianas por meio de questionário a fim de expor sua opinião e
sugerir melhorias.
Metodologia
·
Motivação: Levar, em uma caixinha, várias
citações e poemas curtos, de poetas e personalidades, sobre a importância dos
livros e da leitura.
·
Pedir a cada aluno que retire um poema da
caixinha e faça a leitura dele para a turma.
·
Os poemas e citações serão os seguintes:
Livros não mudam o mundo,
quem muda o mundo são as pessoas.
Os livros só mudam as pessoas. (Mario Quintana)
quem muda o mundo são as pessoas.
Os livros só mudam as pessoas. (Mario Quintana)
O livro traz a vantagem
de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado. (Mario Quintana)
A maior aventura de um
ser humano é viajar,
E a maior viagem que alguém pode empreender
É para dentro de si mesmo.
E o modo mais emocionante de realizá-la é ler um livro,
Pois um livro revela que a vida é o maior de todos os livros,
Mas é pouco útil para quem não souber ler nas entrelinhas
E descobrir o que as palavras não disseram... (Augusto Cury)
E a maior viagem que alguém pode empreender
É para dentro de si mesmo.
E o modo mais emocionante de realizá-la é ler um livro,
Pois um livro revela que a vida é o maior de todos os livros,
Mas é pouco útil para quem não souber ler nas entrelinhas
E descobrir o que as palavras não disseram... (Augusto Cury)
Há aqueles que não podem
imaginar o mundo sem pássaros;
Há aqueles que não podem imaginar o mundo sem água;
Ao que me refere, sou incapaz de imaginar um mundo sem livros. (Jorge Luis Borges)
Há aqueles que não podem imaginar o mundo sem água;
Ao que me refere, sou incapaz de imaginar um mundo sem livros. (Jorge Luis Borges)
Livros são papéis
pintados com tinta.
Estudar é uma coisa em que está indistinta
A distinção entre nada e coisa nenhuma. (Fernando Pessoa)
Estudar é uma coisa em que está indistinta
A distinção entre nada e coisa nenhuma. (Fernando Pessoa)
A leitura de todos os
bons livros é uma conversação com as mais honestas pessoas dos séculos
passados. (René Descartes)
A leitura é uma fonte
inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não
sente esta sede. (Carlos Drummond de Andrade)
Meus filhos terão
computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos
filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história. (Bill
Gates)
De todos os que preenchem
nossa solidão, são os livros os mais anárquicos, os mais instigantes. Leia, e
seu silêncio ganhará voz. (Martha Medeiros)
Cresci no meio de livros,
fazendo amigos invisíveis em páginas que se desfaziam em pó cujo cheiro ainda
conservo nas mãos. (Carlos Ruiz Zafón)
Os livros são o tesouro
precioso do mundo e a digna herança das gerações e nações. (Henry David
Thoreau)
A leitura de um bom livro
é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde. (André Maurois)
O livro é o amigo da solidão,
ele alimenta o individualismo liberador. Na leitura solitária, o homem que
procura a si mesmo tem alguma oportunidade de se encontrar. (Georges Duhamel)
A leitura é a arma contra
a ignorância. (Glauce Leite)
O simples ato da leitura
transforma a nossa forma de pensar e enriquece o nosso conhecimento, gerando
uma capacidade imensurável de criar o inimaginável. (Thiago Henrique Miranda)
Leitura é a chave para se
ter um universo de ideias e uma tempestade de palavras. (Pedro Bom Jesus)
Só quem conhece a magia
da leitura pode dizer que sabe realmente ler, porque falar que sabe ler apenas
por ter aprendido é como comer apenas para ficar vivo. (Joakim Antonio)
Não leia! A leitura gera
o conhecimento, o conhecimento gera o pensamento e este gera o questionamento.
Ler torna o cidadão criador de ideias revolucionárias propenso a mudar a
realidade a sua volta. Então, não leia! O Governo não quer cidadãos que pensem.
(Marcela Menezes)
A leitura é a viagem de
quem não pode pegar um trem. (Francis de Croisset)
Os verdadeiros
analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem. (Mario Quintana)
- Retomar a atividade da aula anterior, com a reescrita de clássicos da literatura pelos alunos.
- Finalizada a escrita dos textos nas folhas personalizadas com as capas dos livros, fazer um “amigo secreto” para que os alunos troquem as histórias entre si.
- Entregar aos alunos uma folha com questões referentes às aulas do ano que se encerra.
1. Você
gostou de ter aulas com as professoras do Pibid? Por quê?
2. Quais
atividades você mais gostou de realizar durante as aulas?
3. Você
aprendeu coisas novas? Quais?
4. Você acredita que as aulas
contribuíram para aumentar sua criatividade na produção de textos? Comente.
5. Cite atividades que você gostaria
de ter realizado ao longo das aulas.
6. Você passará a ler mais a partir
do incentivo dado pelas professoras?
7. Deixe um recado para as
professoras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário