Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Plano de aula - 7º ano do Ensino Fundamental - E.E.E.M.Felipe Marx. Acadêmicas: Daiane Ramos, Ellen M C P Raimundo e Kelly C Alves



Data: 27/11
Carga horária: 2h/aula
Conteúdo: Reescrita de clássicos da literatura infatojuvenil
Objetivos:
- Relembrar histórias clássicas da literatura por meio de atividade de produção textual a fim de desenvolver as habilidades de escrita e ampliar seu conhecimento literário;
- Avaliar as aulas das professoras pibidianas por meio de questionário a fim de expor sua opinião e sugerir melhorias.
Metodologia
·         Motivação: Levar, em uma caixinha, várias citações e poemas curtos, de poetas e personalidades, sobre a importância dos livros e da leitura.
·         Pedir a cada aluno que retire um poema da caixinha e faça a leitura dele para a turma.
·         Os poemas e citações serão os seguintes:
Livros não mudam o mundo,
quem muda o mundo são as pessoas.
Os livros só mudam as pessoas. (Mario Quintana)
O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado. (Mario Quintana)
A maior aventura de um ser humano é viajar,
E a maior viagem que alguém pode empreender
É para dentro de si mesmo.
E o modo mais emocionante de realizá-la é ler um livro,
Pois um livro revela que a vida é o maior de todos os livros,
Mas é pouco útil para quem não souber ler nas entrelinhas
E descobrir o que as palavras não disseram... (Augusto Cury)
Há aqueles que não podem imaginar o mundo sem pássaros;
Há aqueles que não podem imaginar o mundo sem água;
Ao que me refere, sou incapaz de imaginar um mundo sem livros. (Jorge Luis Borges)
Livros são papéis pintados com tinta.
Estudar é uma coisa em que está indistinta
A distinção entre nada e coisa nenhuma. (Fernando Pessoa)
A leitura de todos os bons livros é uma conversação com as mais honestas pessoas dos séculos passados. (René Descartes)
A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede. (Carlos Drummond de Andrade)
Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história. (Bill Gates)
De todos os que preenchem nossa solidão, são os livros os mais anárquicos, os mais instigantes. Leia, e seu silêncio ganhará voz. (Martha Medeiros)
Cresci no meio de livros, fazendo amigos invisíveis em páginas que se desfaziam em pó cujo cheiro ainda conservo nas mãos. (Carlos Ruiz Zafón)
Os livros são o tesouro precioso do mundo e a digna herança das gerações e nações. (Henry David Thoreau)
A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde. (André Maurois)
O livro é o amigo da solidão, ele alimenta o individualismo liberador. Na leitura solitária, o homem que procura a si mesmo tem alguma oportunidade de se encontrar. (Georges Duhamel)
A leitura é a arma contra a ignorância. (Glauce Leite)
O simples ato da leitura transforma a nossa forma de pensar e enriquece o nosso conhecimento, gerando uma capacidade imensurável de criar o inimaginável. (Thiago Henrique Miranda)
Leitura é a chave para se ter um universo de ideias e uma tempestade de palavras. (Pedro Bom Jesus)
Só quem conhece a magia da leitura pode dizer que sabe realmente ler, porque falar que sabe ler apenas por ter aprendido é como comer apenas para ficar vivo. (Joakim Antonio)
Não leia! A leitura gera o conhecimento, o conhecimento gera o pensamento e este gera o questionamento. Ler torna o cidadão criador de ideias revolucionárias propenso a mudar a realidade a sua volta. Então, não leia! O Governo não quer cidadãos que pensem. (Marcela Menezes)
A leitura é a viagem de quem não pode pegar um trem. (Francis de Croisset)
Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem. (Mario Quintana)

  • Retomar a atividade da aula anterior, com a reescrita de clássicos da literatura pelos alunos.
  • Finalizada a escrita dos textos nas folhas personalizadas com as capas dos livros, fazer um “amigo secreto” para que os alunos troquem as histórias entre si.
  • Entregar aos alunos uma folha com questões referentes às aulas do ano que se encerra.
1.      Você gostou de ter aulas com as professoras do Pibid? Por quê?
2.      Quais atividades você mais gostou de realizar durante as aulas?
3.      Você aprendeu coisas novas? Quais?
4.      Você acredita que as aulas contribuíram para aumentar sua criatividade na produção de textos? Comente.

5.      Cite atividades que você gostaria de ter realizado ao longo das aulas.

6.      Você passará a ler mais a partir do incentivo dado pelas professoras?

7.      Deixe um recado para as professoras.


·         Encerrar a aula despedindo-se dos alunos e entregando-lhes alguns chocolates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário