COLÉGIO MUNICIPAL THEÓPHILO SAUER
Nome
do bolsista:
Anderson Bueno Araújo
Turma: 211
Supervisora: Raquel Coelho de
Almeida
Data:
04/10/2017
PLANO DE AULA
OBJETIVOS
GERAIS:
- Trabalhar o gênero propaganda.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Criar uma produção de texto acerca do assunto
tratado a fim de que seja trabalhada a criatividade e também para que o
professor trabalhe em cima das principais dificuldades de escrita.
METODOLOGIA:
- A turma será dividida em dois grupos e faremos um
quiz acerca de dois assuntos escolhidos em aula (séries Chaves e Sobrenatural).
- Em um segundo momento, realizar-se-á a leitura
introdutória do assunto a ser trabalhado.
- Após isso, escrever-se-á um texto indutivo acerca de
um dos dois assuntos.
CRONOGRAMA:
-
Dois períodos de aproximadamente 45 minutos cada.
RECURSOS:
- Questões do quiz.
GÊNERO PROPAGANDA
A propaganda é um gênero
textual que se faz presente em inúmeros lugares e das mais variadas
maneiras. Podem ser classificadas como propagandas ideológicas, política,
social, de produtos, de promoções e muitas outras. Elas podem ser em forma
de cartazes, de banners, de mídia televisiva, de áudio, de panfletos, de
etiquetas, etc.
Seu objetivo é persuadir
os indivíduos e inculcar-lhes ideologicamente as vantagens e principalmente
a necessidade de consumir o produto anunciado. Para alcançar este
objetivo, utilizam todos os meios disponíveis existentes na língua
portuguesa, unindo discursos verbais com visuais para causar um maior impacto
no consumidor. A linguagem utilizada pode variar de acordo com o público
alvo, precisa ser direta, clara e enxuta, marcada pelo uso da função apelativa,
trocadilhos, jogos de palavras, metáforas e da ambiguidade.
A propaganda é um gênero
presente praticamente em todos os meios de comunicação. Ela impõe valores,
mitos e ideais. Obedece aos desejos do público e deve primar pela
informação e por apelos, a fim de persuadir o destinatário. Tem por missão
integrar o esforço promocional, operando no sentido de atingir o subconsciente
do consumidor com a penetração do apelo, influenciando na sua decisão de
compra.
É considerada uma das
mais eficientes formas de comunicação de massa. A propaganda atua sobre as
defesas psíquicas do homem para, mesmo contra sua vontade, despertar nele o
desejo de possuir cada vez mais bens de conforto material, fazendo com que
novas ideias sejam aceitas e costumes diferentes se popularizem. A propaganda
funciona como uma forma de comunicação que, ao transmitir informações, induz a
outros comportamentos, cumprindo, ainda, um papel de ativadora da economia
através do aumento do consumo.
Carvalho (1997) afirma que a propaganda é organizada de forma diversa. Salienta
também a autora que a linguagem publicitária tem a função de tornar familiar o
produto que está vendendo e, ao mesmo tempo, valorizá-lo, a fim de destacá-lo
dos demais. A propaganda manipula símbolos para fazer a mediação entre
objetos e pessoas.
A função persuasiva na linguagem publicitária para Carvalho (1997, p.19)
consiste em tentar mudar atitude do receptor. Para isso, ao elaborar o
texto o publicitário leva em conta o receptor ideal da mensagem, ou seja,
o público para o qual a mensagem está sendo
criada.
O vocabulário é escolhido no registro referente a seus usos. Tomando por
base o vazio interior de cada ser humano, a mensagem faz ver que falta
algo para completar a pessoa:
prestígio, amor, sucesso, lazer, vitória. Para
completar esse vazio, utiliza palavras adequadas, que despertam o desejo
de ser feliz, natural de cada ser.
Por meio das palavras, o receptor “descobre” o que lhe faltava, embora
logo após a compra sinta a frustração de permanecer insatisfeito.
Os diversos recursos empregados nas propagandas têm o poder de influenciar
e de orientar as percepções e os pensamentos, conciliando o princípio do
prazer e da realidade, apontando o que deve ser usado ou comprado.
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