Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

COLÉGIO MUNICIPAL THEÓPHILO SAUER
Nome do bolsista: Anderson Bueno Araújo
Turma: 211
Supervisora: Raquel Coelho de Almeida
Data: 04/10/2017
PLANO DE AULA
OBJETIVOS GERAIS:
- Trabalhar o gênero propaganda.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Criar uma produção de texto acerca do assunto tratado a fim de que seja trabalhada a criatividade e também para que o professor trabalhe em cima das principais dificuldades de escrita.

METODOLOGIA:
- A turma será dividida em dois grupos e faremos um quiz acerca de dois assuntos escolhidos em aula (séries Chaves e Sobrenatural).
- Em um segundo momento, realizar-se-á a leitura introdutória do assunto a ser trabalhado.
- Após isso, escrever-se-á um texto indutivo acerca de um dos dois assuntos.

CRONOGRAMA:
- Dois períodos de aproximadamente 45 minutos cada.

RECURSOS:
- Questões do quiz.






GÊNERO PROPAGANDA

A propaganda é um gênero textual que se faz presente em inúmeros lugares e das mais variadas maneiras. Podem ser classificadas como propagandas ideológicas, política, social, de produtos, de promoções e muitas outras. Elas podem ser em forma de cartazes, de banners, de mídia televisiva, de áudio, de panfletos, de etiquetas, etc.
Seu objetivo é persuadir os indivíduos e inculcar-lhes ideologicamente as vantagens e principalmente a necessidade de consumir o produto anunciado. Para alcançar este objetivo, utilizam todos os meios disponíveis existentes na língua portuguesa, unindo discursos verbais com visuais para causar um maior impacto no consumidor. A linguagem utilizada pode variar de acordo com o público alvo, precisa ser direta, clara e enxuta, marcada pelo uso da função apelativa, trocadilhos, jogos de palavras, metáforas e da ambiguidade.
A propaganda é um gênero presente praticamente em todos os meios de comunicação. Ela impõe valores, mitos e ideais. Obedece aos desejos do público e deve primar pela informação e por apelos, a fim de persuadir o destinatário. Tem por missão integrar o esforço promocional, operando no sentido de atingir o subconsciente do consumidor com a penetração do apelo, influenciando na sua decisão de compra.
É considerada uma das mais eficientes formas de comunicação de massa. A propaganda atua sobre as defesas psíquicas do homem para, mesmo contra sua vontade, despertar nele o desejo de possuir cada vez mais bens de conforto material, fazendo com que novas ideias sejam aceitas e costumes diferentes se popularizem. A propaganda funciona como uma forma de comunicação que, ao transmitir informações, induz a outros comportamentos, cumprindo, ainda, um papel de ativadora da economia através do aumento do consumo.
          Carvalho (1997) afirma que a propaganda é organizada de forma diversa. Salienta também a autora que a linguagem publicitária tem a função de tornar familiar o produto que está vendendo e, ao mesmo tempo, valorizá-lo, a fim de destacá-lo dos demais. A propaganda manipula símbolos para fazer a mediação entre objetos e pessoas.
          A função persuasiva na linguagem publicitária para Carvalho (1997, p.19) consiste em tentar mudar atitude do receptor. Para isso, ao elaborar o texto o publicitário leva em conta o receptor ideal da mensagem, ou seja, o público para o qual a mensagem está sendo criada.          
          O vocabulário é escolhido no registro referente a seus usos. Tomando por base o vazio interior de cada ser humano, a mensagem faz ver que falta algo para completar a pessoa:
prestígio, amor, sucesso, lazer, vitória. Para completar esse vazio, utiliza palavras adequadas, que despertam o desejo de ser feliz, natural de cada ser.
          Por meio das palavras, o receptor “descobre” o que lhe faltava, embora logo após a compra sinta a frustração de permanecer insatisfeito.
          Os diversos recursos empregados nas propagandas têm o poder de influenciar e de orientar as percepções e os pensamentos, conciliando o princípio do prazer e da realidade, apontando o que deve ser usado ou comprado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário