Data da aula:27/09/17
Duração: duas
horas-aula.
Ano: 1º ano do
ensino médio.
Objetivos:
- Estimular a leitura;
- Apresentar as características do gênero crônica;
- Praticar a escrita.
Conteúdo:
Interpretação de texto, crônica.
Recursos: materiais
impressos.
Procedimento:
1º momento: será relembrado de
forma breve e oralmente com os alunos o conteúdo da aula anterior.
2º momento:
Recado ao Senhor 903 – crônica de Rubem Braga
Quem fala aqui é o homem do 1003.
Recebi outro dia, consternado, a visita do zelador, que me mostrou carta em que
o senhor reclama contra o barulho em meu apartamento. Recebi depois a sua
própria visita pessoal – devia ser meia-noite – e a sua veemente reclamação
verbal. Devo dizer que estou desolado com tudo isso, e lhe dou inteira razão. O
regulamento do prédio é explicito e, se não fosse, o senhor ainda teria ao seu
lado a lei e a polícia. Quem trabalha o dia inteiro tem direito ao repouso
noturno e é impossível repousar no 903 quando há vozes, passos e músicas no
1003. Ou melhor: é impossível ao 903 dormir quando o 1003 se agita; pois como
não sei o seu nome nem o senhor sabe o meu, ficamos reduzidos a ser dois
números, dois números empilhados entre dezenas de outros. Eu, 1003, me limito a
leste pelo 1005, a
oeste pelo 1001, ao sul pelo oceano Atlântico, ao norte pelo 1004, ao alto pelo
1103 e embaixo pelo 903 – que é o senhor. Todos esses números são comportados e
silenciosos; apenas eu e o oceano Atlântico fazemos algum ruído e funcionamos
fora dos horários civis; nós dois apenas nos agitamos e bramimos ao sabor da
maré, dos ventos e da lua. Prometo sinceramente adotar, depois das 22 horas, de
hoje em diante, um comportamento de manso lago sul. Prometo. Quem vier à minha
casa (perdão: ao meu número) será convidado a se retirar às 21:45, e
explicarei: o 903 precisa repousar das 22 horas às 7 pois às 8:15 deve deixar o
783 para tomar o 109 que o levará até o 527 de outra rua, onde trabalha na sala
305. Nossa vida, vizinho, está toda numerada; e reconheço que ela só pode ser
tolerável quando o número não incomoda outro número, mas o respeita, ficando
dentro dos limites de seus algarismos. Peço-lhes desculpas – e prometo
silêncio.
Mas que me seja permitido sonhar com
outra vida e outro mundo, em que um homem batesse à porta do outro e dissesse:
” Vizinho, são três horas da manhã e ouvi música em tua casa. Aqui estou”. E o
outro respondesse: “Entra vizinho, e come do meu pão e bebe do meu vinho. Aqui
estamos todos a bailar e cantar, pois descobrimos que a vida é curta e a lua é
bela”.
E o homem trouxesse sua mulher, e os
dois ficassem entre os amigos e amigas do vizinho entoando canções para
agradecer a Deus o brilho das estrelas e o murmúrio da brisa nas árvores, e o
dom da vida, e a amizade entre os humanos, e o amor e a paz.
Glossário:
Bramimos: => bramir: rugir;
urrar; soltar gritos de cólera; retumbar.
Civil: relativo ao cidadão; que não
é eclesiástico nem militar; social; que respeita o indivíduo; cortês.
Consternado: profundamente triste;
muito desalentado; desolado.
Desolado: muito triste; consternado.
Explícito: perfeitamente declarado e
claro; expresso; manifesto.
Veemente: impetuoso; violento;
forte; enérgico; intenso; grande; entusiástico.
Atividades sobre o texto lido:
1) Qual fato desencadeou a história
contada na crônica lida?
2) O que é 1003? 3) O texto mostra
os nomes dos vizinhos envolvidos na história? Como eles são identificados?
4) O relacionamento entre os dois
vizinhos é próximo e cordial, ou existe distância entre eles? Eles são amigos?
5) Descreva o ambiente em que se
desenvolve a história. Além da moradia dos personagens, fale sobre a cidade e a
rotina de todos.
6) É possível identificar
insatisfação do “homem do 1003”
com relação à vida que leva? Explique com suas palavras e use pelo menos um exemplo
retirado do texto.
7) Para o “homem do 1003” , como seria uma
convivência ideal entre vizinhos?
8) O que é o “783” ? O que é o “109” ? O que é o “527” ?
9) Na sua vida, existem muitos
números como telefones, endereços, turmas, registros, códigos, etc. Liste
alguns exemplos de números do seu dia a dia. Reflita sobre a importância deles.
Eles são úteis? Dizem tudo sobre você?
3º
momento
Os
professores explicarão o conceito do gênero crônica, explicando suas principais
características e usos. Como material de apoio, serão entregues aos alunos
impressos com o seguinte conteúdo:
Crônica:
é um texto curto que retrata coisas do cotidiano de maneira crítica.
Segundo
Massaud Moisés:
“Do
grego chronikós, relativo a tempo (chrónos), pelo latim chronica, o vocábulo
‘crônica’ designava, no inicio da era cristã, uma lista ou relação de
acontecimentos ordenados segundo a marcha do tempo, isto é, em sequência
cronológica. Situada entre os anais e a história, limitava-se a registrar os
eventos sem aprofundar-lhes as causas ou tentar interpretá-los. Em tal acepção,
a crônica atingiu o ápice depois do século XII, graças a Froissart, na França,
Geoffrey of Monmouth, na Inglaterra, Fernão Lopes, em Portugal, Alfinso X, na
Espanha, quando se aproximou estreitamente da historiografia, não sem ostentar
traços de ficção literária. A partir da Renascença, o termo ‘crônica’ cedeu vez
a ‘história’, finalizando, por conseguinte, o seu milenar sincretismo.”
A
crônica evoluiu e chegou aos nossos dias.
O
site Infoescola (http://www.infoescola.com/redacao/cronica-literaria/) nos diz:
A
crônica literária, assim como o folhetim, tem suas origens na prosa francesa do
século XIX. Filhos do jornal, tais gêneros surgem na época em que os veículos
de comunicação se tornaram massificados, com tiragens relativamente grandes e
conteúdo acessível ao público inculto.
O
site Toda matéria (https://www.todamateria.com.br/cronica/)
A
Crônica é um tipo de texto narrativo curto, geralmente produzido para meios de
comunicação, por exemplo, jornais, revistas, etc.
Além
de ser um texto curto, possui uma "vida curta", ou seja, as crônicas
tratam de acontecimentos corriqueiros do cotidiano.
Portanto,
elas estão extremamente conectadas ao contexto em que são produzidas, por isso,
com o passar do tempo ela perde sua “validade”, ou seja, fica fora do contexto.
No
Brasil, a crônica tornou-se um estilo textual bem difundido desde a publicação
dos "Folhetins" em meados do século XIX.
Pelas
suas características, as crônicas são muito difundidas no meio jornalístico.
Principais
Caraterísticas da crônica:
Narrativa
curta;
Linguagem
simples e coloquial;
Poucos
personagens, se houver;
Espaço
reduzido;
Acontecimentos
cotidianos;
4º
momento
Produção
textual.
Os
alunos serão convidados a produzirem sua própria crônica com base no conteúdo
estudado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário