Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Plano Global - PIBID - Cátia, Elisiane, Gilmar e Suzana

                                                                          

PLANO GLOBAL – 1º ANO


Pibidianos: Cátia, Elisiane, Gilmar e Suzana.
Escola: Colégio Estadual João Mosmann.
Série: 1º ano.     Turno: Noturno
Carga horária: 2 períodos, das 19h 50min às 20h30min.
Duração: 23/03/2017 até 29/06/2017.
Conteúdos previstos: leitura, interpretação e produção textual.
Objetivo geral:
Desenvolver a capacidade de interpretação textual, visando despertar o senso crítico em suas produções escritas a fim de ampliar o repertório vocabulário e criativo.
Objetivos específicos:
 Aperfeiçoar a interpretação textual a fim de esclarecer as possíveis dúvidas por meio da correção oral dos exercícios;
Introduzir textos a fim de que os alunos entendam a importância da leitura;
Realizar leituras em grupo por meio do incentivo dado pelos professores e pelos pares durante as atividades;
Proporcionar momentos de trabalho em grupo a fim de desenvolver a socialização da turma;
Realizar leituras com a finalidade de despertar nos alunos o senso crítico em suas produções textuais e para vida;
Redigir textos de modo coerente e criativo a fim de desenvolver suas habilidades de escrita.

Tema: Tecnologia.

Justificativa: Tendo em vista que o PIBID prioriza a iniciação à docência, se faz necessário estruturar e especificar o que se deseja trabalhar proporcionando diferentes técnicas e vivências em sala de aula.
Metodologia:
 Atividade de motivação, leitura, interpretação de texto, produção de cartazes, exercícios de fixação sobre os textos aplicados, trabalho de pesquisas.
Recursos:
Fotocópias dos textos e exercícios, folhas A4, cartolinas, balões, quadro negro, giz, materiais dos alunos.
             
CRONOGRAMA
Data
Horas/aula
Atividades
23/03/2017
Uma hora/ aula
Observação da turma
30/03/2017
Uma hora/ aula
Observação da turma
06/04/2017
Duas horas/aula
Observação da turma

20/04/2017

Duas horas/aula
Aplicação de entrevistas com os alunos e com a professora titular.
Motivação e produção textual.
27/04/2017
Duas horas/aula
Término da produção textual (aula anterior). Introdução do tema Tecnologia, motivação, leitura e interpretação textual.
04/05/2017
Duas horas/aula
Apresentar evolução tecnológica através da fita tape utilizando imagens no power point.Leituras de textos apresentando o tema. Solicitar para que os alunos tragam imagens ou objetos que passaram por algum tipo de evolução tecnológica.
11/05/2017
Duas horas/aula
Trabalho em grupos com os objetos e imagens solicitados na aula anterior através de cartazes.
18/05/2017
Duas horas/aula
Apresentação dos trabalhos confeccionados na aula anterior. Leitura e interpretação textual.
25/05/2017
Duas horas/aula
Leitura e interpretação de textos abordando as redes sociais e privacidade (texto defendendo a privacidade)
01/06/2017
Duas horas/aula
Continuação da temática privacidades (contraponto ao texto anterior) nas redes sociais.
08/06/2017
Duas horas/aula
Produção textual de um texto argumentativo se posicionando contra ou a favor da privacidade nas redes sociais.
15/06/2017
Duas horas/aula
Será apresentado a propaganda de aparelhos celulares antigos e proposta textual e layout de um aplicativo ou aparelho que existirá no futuro.
22/06/2017
Duas horas/aula
Apresentação do trabalho proposta na aula anterior.Avaliação das aulas do grupo de professores do Pibid.
29/06/2017
Duas horas/aula
Encerramento do Pibid.
06/07/2017
Duas horas/aula

13/07/2017
Duas horas/aula

20/07/2017
Duas horas/aula

27/07/2017
Duas horas/aula

03/08/2017
Duas horas/aula

10/08/2017
Duas horas/aula

17/08/2017
Duas horas/aula

24/08/2017
Duas horas/aula

31/08/2017
Duas horas/aula

14/09/2017
Duas horas/aula

21/09/2017
Duas horas/aula

28/09/2017
Duas horas/aula

05/10/2017
Duas horas/aula

19/10/2017
Duas horas/aula

26/10/2017
Duas horas/aula

09/11/2017
Duas horas/aula

16/11/2017
Duas horas/aula

23/11/2017
Duas horas/aula

30/11/2017
Duas horas/aula


Avaliação: Será considerado satisfatório se os alunos participarem ativamente das atividades propostas, encontrando as relações entre os conteúdos estudados e o seu cotidiano.
Fundamentação teórica:







Nenhum comentário:

Postar um comentário