Acadêmicos: Cátia, Gilmar e Elisiane
Data: 22 de junho de 2017
Turma: 1º ano do Ensino Médio Carga horária: 2 períodos
Tema: Tecnologias
OBJETIVO GERAL
Estruturar
o trabalho de apresentação previsto no plano global, por meio do auxílio dos
professores, com a finalidade de organizar a composição dos grupos e os
materiais a serem utilizados.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Relacionar o conteúdo trabalhado nas aulas
anteriores, a fim de construir trabalhos artísticos sobre o avanço da
tecnologia nas redes sociais.
·
Compartilhar e discutir as ideias sobre layouts
de aplicativos imaginados pelos grupos que beneficiariam a comunicação das
pessoas, em vez de limitá-la, a fim de englobar os conteúdos trabalhados até
então, por meio da pesquisa e do processo de criação.
CONTEÚDOS
·
Estruturação de trabalhos em grupos;
·
Finalização da temática “tecnologia”.
METODOLOGIA
Aula
dialogada com mediação de trabalhos em grupos.
RECURSOS
Cartolinas,
lápis de cor, canetinhas, cola, tesoura.
DESENVOLVIMENTO
Motivação: Será preciso chegar na escola um pouco antes dos alunos para que seja
colocado sob uma classe a seguinte mensagem:
“As licenças de
funcionamento do Facebook e Whatsapp expiraram e não houve renovação. As ações
do Instagram e do Twitter estão em baixa e o Snapchat foi deletado por falta de
usuários. Voltamos ao período do SMS.
Mas você, com sua
mente brilhante e amigos criativos deverão criar um novo aplicativo com funcionalidades
ainda mais avançadas e modernas para garantir a nossa comunicação com o mundo.
Vamos começar?
Seu novo app deverá seguir as seguintes regras:
·
Nome do aplicativo;
·
Layout do aplicativo (aparência na tela);
·
Caracterização das funções e recursos inovadores;
·
Representação de uma conversa entre duas
pessoas (não pode ter conteúdo pornográfico ou violento);
·
Relação entre o conteúdo representado e o tema
que estão trabalhando desde o início da intervenção do PIBID na turma em 2017”
Pós-leitura
Nesta aula, os alunos farão a
pós-leitura, por meio de sua criação coletiva, pois terão de compartilhar
ideias, articulando-as no trabalho que será apresentado e exposto após a
finalização.
O
momento
será destinado para auxiliar os grupos na organização e montagem dos trabalhos
que serão subdivididos em duas opções.
Os grupos deverão representar
artisticamente (em cartazes) um novo aplicativo de comunicação que seja mais
avançado, em funções, recursos, e arte do que o Whatsapp ou chat do Facebook,
caracterizando-o sob os seguintes aspectos:
·
Nome do aplicativo;
·
Layout do aplicativo (aparência na tela);
·
Caracterização das funções e recursos
inovadores;
·
Representação de uma conversa entre duas
pessoas (não pode ter conteúdo pornográfico ou violento);
·
Relação entre o conteúdo representado com o
tema que estão trabalhando desde o início da intervenção do PIBID na turma em
2017.
Observando tais passos a turma terá base
suficiente para montar e apresentar os trabalhos na próxima aula.
AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá a partir dos seguintes
critérios:
·
Organização no momento da apresentação;
·
Adequação ao tema proposto;
·
Fidelidade aos critérios estabelecidos;
·
Presença de todos os componentes;
·
Postura durante apresentação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário