Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Plano de aula - Colégio João Mosmann - 22/6/2017

Acadêmicos: Cátia, Gilmar e Elisiane
Data: 22 de junho de 2017
Turma: 1º ano do Ensino Médio                       Carga horária: 2 períodos
Tema: Tecnologias

OBJETIVO GERAL
            Estruturar o trabalho de apresentação previsto no plano global, por meio do auxílio dos professores, com a finalidade de organizar a composição dos grupos e os materiais a serem utilizados.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Relacionar o conteúdo trabalhado nas aulas anteriores, a fim de construir trabalhos artísticos sobre o avanço da tecnologia nas redes sociais.
·         Compartilhar e discutir as ideias sobre layouts de aplicativos imaginados pelos grupos que beneficiariam a comunicação das pessoas, em vez de limitá-la, a fim de englobar os conteúdos trabalhados até então, por meio da pesquisa e do processo de criação.

CONTEÚDOS
·         Estruturação de trabalhos em grupos;
·         Finalização da temática “tecnologia”.

METODOLOGIA
Aula dialogada com mediação de trabalhos em grupos.

RECURSOS
            Cartolinas, lápis de cor, canetinhas, cola, tesoura.

DESENVOLVIMENTO
Motivação: Será preciso chegar na escola um pouco antes dos alunos para que seja colocado sob uma classe a seguinte mensagem:
“As licenças de funcionamento do Facebook e Whatsapp expiraram e não houve renovação. As ações do Instagram e do Twitter estão em baixa e o Snapchat foi deletado por falta de usuários. Voltamos ao período do SMS.
Mas você, com sua mente brilhante e amigos criativos deverão criar um novo aplicativo com funcionalidades ainda mais avançadas e modernas para garantir a nossa comunicação com o mundo. Vamos começar?
Seu novo app deverá seguir as seguintes regras:
·         Nome do aplicativo;
·         Layout do aplicativo (aparência na tela);
·         Caracterização das funções e recursos inovadores;
·         Representação de uma conversa entre duas pessoas (não pode ter conteúdo pornográfico ou violento);
·         Relação entre o conteúdo representado e o tema que estão trabalhando desde o início da intervenção do PIBID na turma em 2017”

Pós-leitura
            Nesta aula, os alunos farão a pós-leitura, por meio de sua criação coletiva, pois terão de compartilhar ideias, articulando-as no trabalho que será apresentado e exposto após a finalização.
O momento será destinado para auxiliar os grupos na organização e montagem dos trabalhos que serão subdivididos em duas opções.
Os grupos deverão representar artisticamente (em cartazes) um novo aplicativo de comunicação que seja mais avançado, em funções, recursos, e arte do que o Whatsapp ou chat do Facebook, caracterizando-o sob os seguintes aspectos:
·         Nome do aplicativo;
·         Layout do aplicativo (aparência na tela);
·         Caracterização das funções e recursos inovadores;
·         Representação de uma conversa entre duas pessoas (não pode ter conteúdo pornográfico ou violento);
·         Relação entre o conteúdo representado com o tema que estão trabalhando desde o início da intervenção do PIBID na turma em 2017.

Observando tais passos a turma terá base suficiente para montar e apresentar os trabalhos na próxima aula.

AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá a partir dos seguintes critérios:
·         Organização no momento da apresentação;
·         Adequação ao tema proposto;
·         Fidelidade aos critérios estabelecidos;
·         Presença de todos os componentes;

·         Postura durante apresentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário