Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Plano de aula Colégio João Mosmann - 27/4/2017

Acadêmicos: Cátia, Elisiane, Gilmar e Suzana.
Data: 27/04/2017 – Quinta-feira.
Série: 1º ano do Ensino Médio
Carga horária: Dois períodos.
Assunto: Tecnologia.

Objetivo Geral: Conhecer brevemente a história da evolução tecnológica dos celulares, por meio do contato com aparelhos antigos, diálogos e leituras, com o intuito de perceber o processo que se estabeleceu até a comodidade e facilidade disponível à geração de jovens atual.
Objetivos específicos:
·                    Ler e interpretar e encadear informações textuais, por meio da leitura em voz alta e da mediação dos professores, a fim de que compreendam os fatos explicitados no texto impresso;
·                    Conhecer o tema que será abordado nas aulas seguintes por meio de motivação, diálogo e compartilhamento de ideias em grupos sobre a tecnologia abordada.
·                    Relacionar os conhecimentos prévios à temática abordada, a partir da motivação a fim de atribuir sentido ao tema proposto.

Metodologia:
·                    Aula expositiva e dialogada;
·                    Construção de conceitos com a turma.

Recursos:
·                    Fotocópias;
·                    Celulares antigos.

Motivação: Os professores pedirão que seja montado um semicírculo com as cadeiras para que o tema geral das aulas possa ser desvendado e explicado aos poucos. Então, uma embalagem fechada e não transparente contendo celulares antigos passará pelas mãos de todos para que apalpem seu conteúdo. Ao final, quando todos já tiverem tocado a embalagem, será questionado se alguém tem ideia do seu conteúdo. Será revelado o que havia dentro e iniciado o diálogo sobre a velocidade da tecnologia, citando, à guisa de exemplo, o LP, fita K7, Cd, pen drive, micro SD.

Leitura-descoberta: Que objeto vocês têm na mochila que passou e ainda passa por um processo de evolução tecnológico? Conhecem algo sobre a história desse objeto?
            Nesse momento, o texto “A Evolução do Celular” será lido com os alunos e, concomitantemente, serão feitos comentários explicativos.

Pós-Leitura: Responder as questões propostas no caderno, em grupos.
R. Para dar ao leitor uma ideia de distanciamento temporal daquilo que se pretende contar.
2)    Por que a verdadeira história do telefone móvel só iniciou em 1973?
R. Pois foi a primeira vez que uma chamada foi realizada de um telefone móvel para um fixo.
3)    Explique a diferença entre celulares portáteis e celulares não portáteis.
R. Celulares portáteis podem ser carregados com o usuário, enquanto os não portáteis, deveriam permanecer acoplados a algum utensílio, como os carros.
4)    Segundo as ideias do texto, após o advento do SMS, o que estava faltando para os consumidores? Por quê?
R. Estavam faltando cores nas telas dos celulares, pois deixaria a comunicação mais atraente e real.
5)    Em que consiste a terceira geração de celulares?
R. Consiste em toda a tecnologia que atualmente conhecemos, como a videochamada, a conexão à internet móvel ou Wi-Fi,
6)    O que a parte final do texto indica a respeito da evolução tecnológica para os celulares?
R. O final do texto indica que a tecnologia não pode parar e que cada vez mais funções são agregadas aos aparelhos celulares, porém, ainda fora do alcance dos brasileiros.

Avaliação: A avaliação dar-se-á por meio da verificação da participação construtiva dos alunos nos diálogos propostos e no seu envolvimento com as questões interpretativas.
JORDÃO, Fábio. A Evolução do celular. TecMundo. Mai. 2009.

ANEXOS
A Evolução do Celular
Fábio Jordão

Era uma vez alguns engenheiros que resolveram mudar a o rumo da história. Pensando em uma maneira de tornar a comunicação mais eficiente e fácil, eles tiveram a brilhante ideia de criar um sistema que fosse capaz de efetuar a comunicação entre telefones sem fio. A ideia não era nada ruim, porém a tecnologia da época não ajudava muito. Tudo começou no ano de 1947, contudo as ideias não foram muito além da teoria e de pouca prática.
A real história do telefone móvel, também conhecido como celular, começou em 1973, quando foi efetuada a primeira chamada de um telefone móvel para um telefone fixo. Foi a partir de abril de 1973 que todas as teorias comprovaram que o celular funcionava perfeitamente, e que a rede de telefonia celular sugerida em 1947 foi projetada de maneira correta. Este foi um momento não muito conhecido, mas certamente foi um fato marcado para sempre e que mudou totalmente a história do mundo.
Várias fabricantes fizeram testes entre o ano de 1947 e 1973, contudo a primeira empresa que mostrou um aparelho funcionando foi a Motorola. O nome do aparelho era DynaTAC e não estava à venda ao público (era somente um protótipo). A primeira geração da telefonia celular se iniciava com celulares não tão portáteis, tanto que a maioria era desenvolvida para instalação em carros. A maioria dos celulares pesava em média 1kg (sim, você leu certo) e tinha dimensões absurdas de quase 30 centímetros de altura. Claro, isso era apenas o começo, sendo que a tendência era a redução no tamanho físico e o aumento de funções. O preço dos celulares evidentemente era astronômico, até porque, nem todo mundo tinha um carro para poder carregar estes “trambolhos”.
A segunda geração estava chegando
Logo no início da década de 90, as fabricantes já estavam prontas para lançar novos aparelhos, com um tamanho aceitável e um peso que não prejudicasse a coluna de ninguém. A segunda geração de aparelhos não traria apenas novos aparelhos, todavia também iria aderir a novos padrões de comunicação. Três tecnologias principais iriam imperar nesta época, eram elas: TDMA, CDMA e GSM. A segunda geração da telefonia móvel durou até a virada do milênio (talvez um pouco antes ou depois) e trouxe várias novidades, incluindo algumas que citaremos logo abaixo.
Falar pra quê? Envie uma SMS
https://imgnzn-a.akamaized.net/materias/145013958.jpg?w=700
Um recurso indispensável para muitas pessoas é o serviço de mensagem de texto (SMS). Poucos sabem, mas a primeira mensagem de texto foi enviada no ano de 1993, por meio de uma operadora da Finlândia. Aqui no Brasil demorou muito para chegar “toda” essa tecnologia, afinal, as operadoras brasileiras ainda estavam pensando em instalar telefones fixos para os clientes.
Sem dúvida, tudo estava o máximo para os consumidores, mas ainda faltava algo para que o celular ficasse completo: eram as cores. Os aparelhos com dispositivos monocromáticos simplesmente não transmitiam tudo o que nossos olhos podiam perceber. Logo as fabricantes introduziram visores com escalas de cinza, recurso que permitia distinguir imagens. Apesar disso, ninguém estava satisfeito, porque tudo parecia muito irreal.
Quando apareceu o primeiro celular com quatro mil cores, as pessoas pensavam que estava acabando o mundo, porque era uma tecnologia incrível para um aparelho tão pequeno. Não demorou muito para que os aparelhos ganhassem displays de incríveis 64 mil cores e logo apareceram os visores com até 256 mil cores — as imagens já pareciam reais e não havia como perceber a falta de cores. Obviamente, a evolução não parou e hoje os aparelhos possuem 16 milhões de cores, um recurso que é fundamental em aparelhos de alta resolução.
Finalmente paramos de falar somente da evolução e voltamos a um pouco de história. A terceira geração de celulares chegou e nós somos os felizardos que estamos usufruindo de tudo que ela oferece. A nova geração oferece várias vantagens, como: vídeochamada, conexão de internet de alta velocidade, economia de energia nos aparelhos e funcionalidade de internet sem a necessidade de um aparelho celular (é possível utilizar a rede de internet 3G em Modems).
A evolução não pode parar, por isso as fabricantes não param de lançar mais aparelhos, com recursos mais sofisticados e funções ainda mais interessantes. Entretanto, tudo isso ainda fora do Brasil.

Bibliografia:

JORDÃO, Fábio. A Evolução do celular. TecMundo. Mai. 2009.

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