Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

sábado, 3 de junho de 2017

Planejamento com alunos do Colégio Theóphilo Sauer
Acadêmicos bolsistas: Liana Lamarques e Vanderlei Linden
Plano de aula 8 – 6ºano
                          
Data: 05/06/2017
Carga horária: 2 períodos, das 13h:00 às 14h:55.

Assunto: Analisar os adjetivos nas fábulas
Objetivos:
·         Avaliar o senso de compreensão no sentido da moral das fábulas apresentadas.
·         Focar o aluno na análise dos adjetivos dos personagens nas fábulas;
·         Observara criatividade que o aluno tem em desenvolver um desenho sobre alguma das fábulas apresentadas.
Metodologia: Os professores iniciam a aula com uma dinâmica com vários envelopes, os mesmo irão conter nomes de animais aos quais os alunos devem escolher o envelope e retirar o nome que contém nele e atribuir dois adjetivos para cada animal. Após os alunos receberão 4 fábulas para serem lidas e analisadas, quanto aos adjetivos nelas apresentados e sua moral. Encerraremos com a proposta de criação de um desenho, ilustrando a fábula escolhida pelo aluno.
Recursos: textos impressos, folhas A4, palavras impressas, giz, lápis, caneta, 12 envelopes coloridos, lápis de cor, canetinhas, giz de cera.

Atividades propostas:
Atividade 01: Alguns alunos serão escolhidos para escolher um envelope, retirando a palavra (nome de animal) devem atribuir ao animal 2 adjetivos.
Atividade 02: Os alunos deverão ler e interpretar as fábulas conforme o que está sendo pedido na atividade.
Atividade 03: Os alunos receberão uma folha A4 e deverão criar um desenho contando uma das fábulas trabalhadas, e depois devem apresentar aos demais colegas.

Questões:
1)     Na fábula “A vaca que pôs um ovo” qual foi a solução que as galinhas encontraram para animar Mimosa?  
2)     Qual das fábulas você mais se identificou? Por quê?
3)     Relacione a fábula com a informação apresentada:
(    ) O gato e o macaco                  (    ) a mulher do dono da quinta chamou a rádio...
(    ) A raposa e as uvas                 (    ) a bicharada inteira acudiu...
(    ) O Pastor mentiroso                 (    ) com sua habilidade nas patas...
(    ) A vaca que pôs um ovo           (    ) os camponeses já tinham sido enganados
                                                        (    ) escutou um barulho de algo que caiu no chão
                                                        (    ) um Lobo saiu da floresta e atacou o rebanho...

4)     Na fábula  “ A raposa e as uvas”, qual o motivo que deixou a raposa desapontada?
5)     Se mudarmos os adjetivos atribuídos a raposa, desolada, cansada, faminta, será que poderiamos mudar o sentido da fábula? Por quê?
6)     Na fábula A vaca que pôs um ovo”  o  que as vacas faziam como se fossem seres humanos?
7)     Na fábula “O pastor mentiroso” se mudassemos o adjetivo “mentiroso”, pelo adjetivo “confiável “ mudaria o sentido da fábula? Comente.
8)     Preencha a tabela abaixo conforme o que está sendo pedido:
Fábula/Personagem/Espaço/Moral

9)     Escolha alguns personagens das fábulas e destaque os adjetivos pertinentes a cada escolha.

10)  Reproduza por meio de um desenho alguma das fábulas trabalhadas na aula.










 

Nenhum comentário:

Postar um comentário