Data: 05/06
Carga horária: 2h/aula
Conteúdo: Leitura, interpretação e produção de poema
Objetivos:
- Desenvolver o lado lúdico por meio de análise de
imagens e leitura de poema que retratam a amizade a fim de promover a reflexão
sobre a importância de se ter amigos.
- Exercitar a escrita por meio de produção de poema a
fim aprimorar a habilidade de criação de textos.
Metodologia
·
Motivação:
Expor para a turma cinco imagens de filmes com personagens que retratam a
amizade. Pedir aos alunos que identifiquem essas imagens e comentem a relação
dos personagens.
·
Pré-leitura:
Questionar os alunos sobre a importância de ter amigos:
Vocês têm muitos amigos? Vocês se
sentem à vontade quando estão com os amigos? Existem segredos que você não
compartilha com sua família, mas conta para seu melhor amigo? É importante
falar para nossos amigos o que sentimos por eles?
·
Leitura
e descoberta: Entregar aos alunos o poema Casa
do amigo, de Roseana Murray. Pedir a alguns alunos para fazerem a leitura
para a turma.
Casa do amigo – Roseana Murray
Na
casa do amigo
os móveis flutuam
a um palmo do chão.
os móveis flutuam
a um palmo do chão.
O
ar é mais leve:
em
cada recanto
os pássaros tecem.
Na casa do amigo
todas as confidências
são permitidas.
Todas as palavras
são entendidas
tão facilmente,
que é como água
falando com água.
Na casa do amigo
o coração se alimenta.
os pássaros tecem.
Na casa do amigo
todas as confidências
são permitidas.
Todas as palavras
são entendidas
tão facilmente,
que é como água
falando com água.
Na casa do amigo
o coração se alimenta.
·
Pós-leitura:
Responder as seguintes questões sobre o poema:
1. Como a amizade é retratada no poema? Comente: A amizade é retratada de uma forma lúdica, apresentando
todos os sentimentos bons em se ter um amigo.
2.
Observe
os trechos abaixo:
“os móveis flutuam
a um palmo do chão”
a um palmo do chão”
“que
é como água
falando com água”
falando com água”
a)
Essas
afirmações são simbólicas ou literais? Explique: Simbólicas. Porque móveis não flutuam e água não fala, por isso essas
afirmações apenas se referem a algo simbólico.
b)
Retire
outro exemplo de linguagem simbólica presente no poema. “Os pássaros tecem”.
3.
Releia
a última estrofe do poema e responda: Quais seriam as coisas de que coração se
alimenta na casa do amigo? Alegria, amor,
companheirismo, abraços, sorrisos, etc.
·
Produzir
um poema com o tema “amizade”. O poema poderá ser de estrutura livre e deverá ser
entregue no final.
Nenhum comentário:
Postar um comentário