Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Plano de aula - 7º ano do Ensino Fundamental - E.E.E.M.Felipe Marx. Acadêmicas: Daiane Ramos, Ellen M C P Raimundo e Kelly C Alves



Data: 05/06
Carga horária: 2h/aula
Conteúdo: Leitura, interpretação e produção de poema
Objetivos:
- Desenvolver o lado lúdico por meio de análise de imagens e leitura de poema que retratam a amizade a fim de promover a reflexão sobre a importância de se ter amigos.
- Exercitar a escrita por meio de produção de poema a fim aprimorar a habilidade de criação de textos.

Metodologia

·         Motivação: Expor para a turma cinco imagens de filmes com personagens que retratam a amizade. Pedir aos alunos que identifiquem essas imagens e comentem a relação dos personagens.
·         Pré-leitura: Questionar os alunos sobre a importância de ter amigos:
Vocês têm muitos amigos? Vocês se sentem à vontade quando estão com os amigos? Existem segredos que você não compartilha com sua família, mas conta para seu melhor amigo? É importante falar para nossos amigos o que sentimos por eles?

·         Leitura e descoberta: Entregar aos alunos o poema Casa do amigo, de Roseana Murray. Pedir a alguns alunos para fazerem a leitura para a turma.

Casa do amigo – Roseana Murray

Na casa do amigo
os móveis flutuam
a um palmo do chão.

O ar é mais leve:
em cada recanto
os pássaros tecem.

Na casa do amigo
todas as confidências
são permitidas.

Todas as palavras
são entendidas
tão facilmente,
que é como água
falando com água.

Na casa do amigo
o coração se alimenta.


·         Pós-leitura:

Responder as seguintes questões sobre o poema:

1.      Como a amizade é retratada no poema? Comente: A amizade é retratada de uma forma lúdica, apresentando todos os sentimentos bons em se ter um amigo.
2.      Observe os trechos abaixo:

os móveis flutuam
a um palmo do chão”

“que é como água
falando com água”

a)      Essas afirmações são simbólicas ou literais? Explique: Simbólicas. Porque móveis não flutuam e água não fala, por isso essas afirmações apenas se referem a algo simbólico.
b)      Retire outro exemplo de linguagem simbólica presente no poema. “Os pássaros tecem”.


3.      Releia a última estrofe do poema e responda: Quais seriam as coisas de que coração se alimenta na casa do amigo? Alegria, amor, companheirismo, abraços, sorrisos, etc.

·         Produzir um poema com o tema “amizade”. O poema poderá ser de estrutura livre e deverá ser entregue no final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário