Acadêmicos: Cátia,
Elisiane, Gilmar e Suzana.
Data: 18/05/2017.
Série: 1º ano
do Ensino Médio
Carga horária: Dois
períodos.
Assunto:
Tecnologia.
Objetivos Gerais: Introduzir
o artigo “Analfabetos voluntários” por meio de cartazes feitos pelos alunos com
a economia ortográfica popular (abreviaturas que costumam utilizar nas redes
sociais) a fim de que entendam a importância da leitura e esclarecer que estas
abreviações não podem ser usadas nas produções textuais.
Objetivos específicos:
- Desenvolver, através das
atividades de interpretação textual, um melhor entendimento sobre o texto a fim
de exercitar as habilidades de leitura.
- Socializar-se com a turma por meio cartaz que será produzido em grupo.
Conteúdo: Leitura
e interpretação de texto e uma atividade prática entre os alunos.
Recursos: Fotocópias
do texto, papel pardo, folhas A4 e
canetas coloridas.
METODOLOGIA
Motivação: Os professores irão entregar
uma folha em branco para que cada aluno escreva as cinco abreviações mais
utilizadas por eles nas redes socias (facebook, whatsapp, twitter), no quadro
será fixado com fitas adesivas um papel pardo para a colagem das folhas e
confecção do cartaz.
Economia de ortografia
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Pré-leitura:
Os
professores irão propor uma discussão com os alunos sobre se o uso dessas
“abreviações” está ou não prejudicando as produções textuais, e em quais
contextos elas podem ser utilizadas (para comunicar-se de forma rápida e
instantânea com seus amigos).
Pós-leitura:
Elabore
respostas completas às questões que seguem:
1. Onde esse texto foi publicado?
Na
revista Veja , edição de 11 de junho de 2014.
2. Retire do texto a frase que, em sua opinião,
é a mais interessante. Justifique a sua escolha. Resposta pessoal.
3. Na sua opinião, quais são os pontos
positivos e negativos das tecnologias?
Resposta
pessoal.
Os
pontos positivos são a comunicação de forma rápida e instantânea, a praticidade
de pesquisa no Google e os pontos negativos são o tempo em que o aluno deixa de
dedicar à leitura para comunicar-se em redes sociais e por consequência do uso
frequente de linguagens nas redes sociais seu vocabulário acaba ficando pobre.
.
4. De
acordo com o texto, quais pessoas são consideradas analfabetas?
Pessoas
que nunca leem um livro, ou que não tenham capacidade para escrever um texto
argumentativo devido à falta de interesse.
5. De acordo com o texto, quais as
consequências da substituição da linguagem culta pelo uso das abreviações?
As
pessoas que têm conhecimento da linguagem culta estão ficando parecidos com os
que não têm.
6. Analise os
trechos abaixo e marque F para falso e V para verdadeiro:
( V )
Guzzo afirma que as tecnologias podem ter facilitado bastante o acesso à
informação, porém não fizeram as pessoas lerem mais.
( F ) Segundo o autor, a tecnologia é a culpada
pelo avanço da ignorância das pessoas.
(F
)Guzzo afirma que a substituição do alfabeto por uso de sinais como “rsrsrs”
enriqueceu o vocabulário ,aumentando a produtividade mental das pessoas.
( V ) O jornalista caracteriza como analfabetos
voluntários as pessoas que podem, mas não leem, por falta de interesse.
7.
A expressão - “aumenta o volume do som, mas não melhora a voz do cantor”–
enfatiza que ideia? Justifique.
Enfatiza a ideia de que as
pessoas ganharam tempo com a economia ortográfica (uso de abreviações), mas não
usaram esse tempo livre para a produção de ideias melhores, como podemos
observar no seguinte trecho “O tempo ganho com essa economia ortográfica não
resultou no aumento da produtividade mental de ninguém-não levou a produção de
mais ideias...”.
8.
Quanto tempo você costuma utilizar para fazer pesquisas na internet e/ ou ler
livros e quanto tempo você costuma ficar conectado ao facebook, Whatsapp e
twitter durante o seu dia?
Resposta pessoal.
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