Plano
de aula- 01/06/2017
Professores:
Cátia, Elisiane, Gilmar e Suzana.
Data: 01/06/2017
Duração: Dois períodos compreendidos
entre-18h50min às 20h20min.
Assunto: Tecnologia.
Objetivo
Geral:
Compreender a importância de escrever corretamente, por
meio das atividades propostas pelo discente para que o aluno consiga entender
que por mais que a tecnologia nos favoreça a não utilização da escrita no
papel, temos que dominar a língua portuguesa para aprimorar os conhecimentos
linguísticos.
Objetivos
específicos:
Verificar como está a escrita dos alunos, por meio de um
ditado proposto pela professora, para assim, identificar os principais erros
ortográficos.
Reforçar e aprimorar a grafia manuscrita,
transcrevendo o poema passado no quadro negro pela professora.
Interpretar
o poema “Tecnologia”, por meio de questões dadas pela discente, fazendo com que
os alunos compreendam e entendam o assunto abordado aprimorando seus conhecimentos
linguísticos.
Recursos:
- Folha para o ditado;
- Cola;
-Quadro
negro;
- Giz;
- Folhas xerocadas com as
perguntas de interpretação do poema;
Metodologia:
- A
professora iniciará a aula, retomando o assunto abordado na aula anterior (analfabetos
tecnológicos).
-Em
seguida, distribuíra aos alunos uma folha a qual será utilizada para um ditado.
Esse ditado será feito oralmente pela professora que ditará algumas palavras relacionadas ao assunto
tecnologia. Segue abaixo o modelo do ditado.
DITADO:
1-
pendrive 8-
fichário
2-micro-computador 9-
arquivo
3-impressora 10-digitação
4-xícara 11-lousa
5-transmissão 12-voz
6-
ideia 13-
tablet
7-
processador 14-exausto
- Ao
término, serão recolhidas as folhas e devolvido aos alunos para que possam
corrigir os erros ortográficos (um corrigirá o do colega).
-A
professora escreverá no quadro a maneira correta da grafia das palavras
ditadas, pedindo aos alunos que colem a folha em seus cadernos.
- Dando continuidade à aula, a discente escreverá no
quadro o poema “Tecnologia”, para que os alunos o copiem em seus cadernos.
Segue o poema.
|
Tecnologia
Cada
dia que passa
Uma
nova coisa aparece
O
nosso mundo tecnológico
Cada
dia engrandece
Hoje
para nos comunicarmos
Uma
carta não precisa escrever
Graças
à tecnologia
Pelo
telefone podemos dizer.
De
preto e branco
Para
colorido
Todos
ficaram encantados
Não
imaginávamos que chegaria uma TV de plasma.
Antigamente
para o homem
Conhecer
o mundo era ilusão
Hoje
com o computador
Temos
o mundo em nossas mãos.
Fonte://arlene-vida.blogspot.com.br/2009/07tecnologia-vida-para-todos.html
-
Após os alunos copiarem em seus cadernos a professora entregará uma folha para
que seja colada nos cadernos contendo as seguintes questões de interpretação.
1) Qual a
mensagem que o poema quer deixar?
2) Em sua
opinião, esses recursos tecnológicos existentes agregam valores as nossas
vidas? Justifique-se.
3) Na
primeira estrofe do poema, o autor refere-se a “uma nova coisa”. A que ele se
refere?
4) O que
você entendeu na terceira estrofe do poema? Explique-se:
5)
Produção textual: Será dito aos alunos para
realizarem um poema (respeitando sua
estrutura) e contendo como assunto
principal a Tecnologia. A professora recolherá
os poemas e os colocará expostos na sala de aula.
Avaliação:
Os alunos serão avaliados pela participação nas
atividades e pelo visto do PIBID no caderno dado por um dos professores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário