Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Plano de aula - Colégio João Mosmann - 01/6/2017

                                                           Plano de aula- 01/06/2017

Professores: Cátia, Elisiane, Gilmar e Suzana.
Data: 01/06/2017
Duração: Dois períodos compreendidos entre-18h50min às 20h20min.
Assunto: Tecnologia.
Objetivo Geral:
            Compreender a importância de escrever corretamente, por meio das atividades propostas pelo discente para que o aluno consiga entender que por mais que a tecnologia nos favoreça a não utilização da escrita no papel, temos que dominar a língua portuguesa para aprimorar os conhecimentos linguísticos.
Objetivos específicos:
            Verificar como está a escrita dos alunos, por meio de um ditado proposto pela professora, para assim, identificar os principais erros ortográficos.
            Reforçar e aprimorar a grafia manuscrita, transcrevendo o poema passado no quadro negro pela professora.
Interpretar o poema “Tecnologia”, por meio de questões dadas pela discente, fazendo com que os alunos compreendam e entendam o assunto abordado aprimorando seus conhecimentos linguísticos.

Recursos:
- Folha para o ditado;        
- Cola;
-Quadro negro;
- Giz;
- Folhas xerocadas com as perguntas de interpretação do poema;



Metodologia:
- A professora iniciará a aula, retomando o assunto abordado na aula anterior (analfabetos tecnológicos).

-Em seguida, distribuíra aos alunos uma folha a qual será utilizada para um ditado. Esse ditado será feito oralmente pela professora que ditará  algumas palavras relacionadas ao assunto tecnologia. Segue abaixo o modelo do ditado.


DITADO:
1- pendrive                                                              8- fichário
2-micro-computador                                                9- arquivo
3-impressora                                                         10-digitação
4-xícara                                                                  11-lousa
5-transmissão                                                         12-voz
6- ideia                                                                    13- tablet
7- processador                                                        14-exausto

- Ao término, serão recolhidas as folhas e devolvido aos alunos para que possam corrigir os erros ortográficos (um corrigirá o do colega).

-A professora escreverá no quadro a maneira correta da grafia das palavras ditadas, pedindo aos alunos que colem a folha em seus cadernos.

            - Dando continuidade à aula, a discente escreverá no quadro o poema “Tecnologia”, para que os alunos o copiem em seus cadernos. Segue o poema.


Para assistirmos a um filme
No cinema deveríamos está
Mas com o DVD
Assistimos em nossa sala de estar.

Antigamente para tirar uma foto
Quilômetros tinha que andar
Hoje com a câmera digital
Varias fotos podemos tirar.

Graças a sua inteligência, o homem
Não para de inventar. Mas será que
Com tudo isso no futuro, a paz
No mundo reinara?
 
Tecnologia
Cada dia que passa
Uma nova coisa aparece
O nosso mundo tecnológico
Cada dia engrandece

Hoje para nos comunicarmos
Uma carta não precisa escrever
Graças à tecnologia
Pelo telefone podemos dizer.

De preto e branco
Para colorido
Todos ficaram encantados
Não imaginávamos que chegaria uma TV de plasma.

Antigamente para o homem
Conhecer o mundo era ilusão
Hoje com o computador
Temos o mundo em nossas mãos.

       Fonte://arlene-vida.blogspot.com.br/2009/07tecnologia-vida-para-todos.html

- Após os alunos copiarem em seus cadernos a professora entregará uma folha para que seja colada nos cadernos contendo as seguintes questões de interpretação.


1)    Qual a mensagem que o poema quer deixar?

2)    Em sua opinião, esses recursos tecnológicos existentes agregam valores as nossas vidas? Justifique-se.

3)    Na primeira estrofe do poema, o autor refere-se a “uma nova coisa”. A que ele se refere?

4)    O que você entendeu na terceira estrofe do poema? Explique-se:

5)      Produção textual: Será dito aos alunos para realizarem um poema  (respeitando sua estrutura) e  contendo como assunto principal a  Tecnologia. A professora recolherá os poemas e os colocará expostos na sala de aula.

Avaliação:

            Os alunos serão avaliados pela participação nas atividades e pelo visto do PIBID no caderno dado por um dos professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário