Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

terça-feira, 30 de maio de 2017

Planejamento com alunos do Colégio Theóphilo Sauer
Acadêmicos bolsistas: Liana Lamarques e Vanderlei Linden
Plano de aula 7 – 6ºano

Data: 29/05/2017
Carga horária: 2 períodos, das 13h:00 às 14h:55.

Assunto: Definição, classificação e utilização dos adjetivos.
Objetivos:
·         Instigar o aluno a conhecer a classe gramatical dos adjetivos a fim de mostrar a importância de conhecer e aplicar devidamente em textos e na conversação.
·         Mostrar a importância de utilizar os adjetivos com a finalidade de saberem a real importância de conhecer e aplicar a classe gramatical.
·         Desenvolver um texto com uso de adjetivos para aprimorar a escrita.

Metodologia: Os professores iniciarão a aula com uma atividade de motivação onde considerarão a importância de passar informações corretas e serem confiáveis, será lido o texto “Narizinho” do autor Monteiro Lobato e um alunos que estava na sala terá que contar a história para os demais que estavam fora da sala de aula, após será lido três textos, “O fusca e o robô” (Autor desconhecido), “Rita, não grita”, da autora Flávia Muniz e “Retrato” de Cecilia Meireles; os alunos farão a interpretação e trabalharão os adjetivos. Depois de analisado e considerado a importância dos adjetivos e sua classificação os alunos escreverão um texto falando sobre as atitudes e comportamento na escola utilizando substantivos e adjetivos entregues pelos professores.

 Recursos: folhas A4, palavras impressas, giz, lápis, caneta, material dos alunos.

Atividades propostas:

Atividade 01:  Serão selecionados 3 alunos para se retirarem da sala, os professores lerão o texto “Narizinho” do autor Monteiro Lobato para o restante da turma, um aluno será escolhido para contar as histórias para um colega e as histórias serão passadas de um aluno para o outro, fazendo a atividade do “Quem conta um conto, aumenta um ponto”, a fim de salientar a importância dos adjetivos e do respeito entre os colegas.

Narizinho

        Numa casinha branca, lá no sítio do Pica pau Amarelo, mora uma velha de mais de sessenta anos. Chama-se dona Benta. Quem passa pela estrada e a vê na varanda, de cestinha de costura ao colo e óculos de ouro na ponta do nariz, segue seu caminho pensando:

        -Que tristeza viver assim tão sozinha neste deserto...

    Mas engana-se. Dona Benta é a mais feliz das vovós, porque vive em companhia da mais encantadora das netas - Lúcia, a menina do narizinho arrebitado, ou Narizinho como todos dizem. Narizinho tem sete anos, é morena como jambo e já sabe fazer uns bolinhos de polvilho bem gostosos.

Monteiro Lobato. "Reinações de Narizinho". In: Obras completas, v. 1,. São Paulo, Brasiliense, s/d.

 
Atividade 02: Os professores falarão com os alunos sobre a importância dos adjetivos e sua colocação nos textos e na utilidade que essa classificação gramatical tem no dia a dia.
Adjetivo é a palavra que expressa uma qualidade ou característica do ser e se "encaixa" diretamente ao lado de um substantivo.
Ao analisarmos a palavra bondoso, por exemplo, percebemos que além de expressar uma qualidade, ela pode ser "encaixada diretamente" ao lado de um substantivo: homem bondoso, moça bondosa, pessoa bondosa.
Já com a palavra bondade, embora expresse uma qualidade, não acontece o mesmo; não faz sentido dizer: homem bondade, moça bondade, pessoa bondade. 
Bondade, portanto, não é adjetivo, mas substantivo.


ADJETIVO SIMPLES
Formado por um só radical.
Por exemplo: brasileiro, escuro, magro, cômico.
ADJETIVO COMPOSTO
Formado por mais de um radical.
Por exemplo: luso-brasileiro, castanho-escuro, amarelo-canário.
ADJETIVO PRIMITIVO
É aquele que dá origem a outros adjetivos.
Por exemplo: belo, bom, feliz,  puro.
ADJETIVO DERIVADO
É aquele que deriva de substantivos ou verbos.
Por exemplo: belíssimo, bondoso, magrelo.

Atividade 03: Após a criação do texto os alunos responderão perguntas de interpretação sobre os textos lidos analisando e identificando os adjetivos nos textos.

 
Texto 01:                                     O fusca e o robô.     

Um fusca vermelho e barrigudo.        

  Um robô novinho e narigudo.      

    Encrencaram com um caminhão.         

 O caminhão olhou para os dois.        

  O robô vermelho e o fusca fofoqueiro.      

    Depois, deu um abraço gostoso nos dois, Dizendo: “que bons companheiros’”!        Os dois se olharam sem graça.      

    Sem saber o que fazer.         

 O caminhão soltou uma boa gargalhada e falou:      

    - Quem mandou julgar antes de conhecer?

   

                                                                           (Autor desconhecido) 

 

Texto 02:                                   Rita, não grita!

 
Esta Rita magricela, a tal da cara magrela, tem uma mania esquisita: vive fazendo birra! A confusão logo começa já no café com pão: se a Rita quer mais geleia e a mãe lhe diz que não, pronto! Já abre aquele bocão. Depois de feita a merenda, a chateação continua, pois Rita escolhe a roupa que usa ao brincar na rua: - O short amarelo está rasgado, o vermelho, amarrotado, no tênis falta um cordão!

É tanta reclamação. Que até a mãe fica tonta. Com a Rita fazendo fita. Que bate com os pés no chão, De novo abrindo o bocão. Com aquela “choração”. Sua mãe vive pedindo: - Rita, não grita! Mas a Rita nem dá bola. E sai danada da vida.

 

                                                                                              (Flávia Muniz)

Texto 03:                                     Retrato

"Eu não tinha esse rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo
eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas
eu não tinha este coração que nem se mostra
eu não dei por esta mudança tão simples, tão certa, tão fácil
em que espelho ficou perdida minha face?"

                                                                      (Cecilia Meireles)

Responda as questões:

1)    De acordo com o texto 01, o que o fusca e o robô pensaram que o caminhão iria fazer com eles?

2)    Destaque os adjetivos do texto 01:

3)    Que atitudes Rita (texto 02) tem quando é contrariada? O que você acha dessa atitude?

4)    Substitua os adjetivos do texto 01 por outros que sejam semelhantes.

5)    Destaque as características negativas de Rita (texto 02):

6)    Que conclusão a respeito da pessoa que está se olhando no espelho podemos tirar após lermos o texto 03?

7)    Sublinhe os substantivos e circule os adjetivos do texto 03:


Atividade 04: Os alunos receberão pedaços de papeis com adjetivos e substantivos e terão de relacionar esses com um espaço da escola, onde deverão criar um texto com o tema, “Minhas atitudes na escola”. Onde as palavras selecionadas deverão aparecer no texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário