Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

domingo, 14 de maio de 2017

Planejamento com alunos do 6ºano - Colégio Theóphilo Sauer
Acadêmicos Bolsistas Liana Lamarques e Vanderlei Linden

Plano de aula 4 - Turma 162









Data: 08/05/2017
Carga horária: 2 períodos, das 13h:00 às 14h:55.
Assunto: Trabalhar os tipos de pontuações em textos
Objetivos:
·         Retomar os tipos de pontuação a fim de fixar o conteúdo já trabalhado.
·         Trabalhar o texto sem pontuação
·         Despertar a criatividade com um texto de imagens.
Metodologia: Os professores iniciam a aula perguntando aos alunos sobre os tipos de pontuações e sua função na frase ou texto, trarão na atividade de motivação uma tabela para os alunos montarem. Após os alunos receberão frases para lerem sem pontuação e deverão pontuá-lo, após receberão um texto para pontuarem de acordo com o necessário, percebendo assim a mudança de sentido no contexto geral. Dando sequência a atividade, os alunos ganharão uma folha com imagens, e deverão usar sua criatividade para montar uma história.
Recursos: Texto impresso sem pontuações, folha com imagens, giz, lápis, caneta.
Atividades propostas:
Atividade 01: Será retomado com os alunos os tipos de pontuação através de uma atividade motivacional.

.
PONTO FINAL
Usado para iniciar o final de um período, marcado de uma pausa absoluta.
Convite oficial.
,
VÍRGULA
Inicia pausa ligeira, para separar frases.
João, Maria, Inês e Mateus foram almoçar.
!
PONTO DE EXCLAMAÇÃO
Confere a frase uma exclamação conotativa.
Eu te amo!
?
PONTO DE INTERROGAÇÃO
Ponto usado em frases interrogativas diretas.
Onde está a caneta azul?
:
DOIS PONTOS
São usados antes de uma citação antes de uma explicação ou palavras que indicam exemplos
Ele disse:
- Estou cansado de tanta confusão.
ASPAS
Usado para ressaltar certa parte do texto.
“Penso logo existo”.
-
TRAVESSÃO
Usado para indicar a fala de um personagem. Destaca alguns elementos da oração.
E logo me apresentou a mulher,  - uma estimável senhora – é à filha.
;
PONTO E VIRGULA
Separa as partes de um período que seja quebrado no seu interior por virgula.
Não esperava outra coisa; afinal, eu já havia sido avisado.

 Atividade 02: Os alunos completarão as frases referentes a pontuação.
Quem sou eu?
1-    Apareço no fim das frases e indico que as mesmas estão completas.
Sou o .....................................e meu sinal gráfico é ..................
Ex. Hoje está chovendo. O amor vence as pessoas mais cruéis.
2-    Apareço no interior das frases e sou uma pequena pausa para respirar 
Sou a ...............................................e meu sinal gráfico é .......................
Ex. Hoje está chovendo, está ventando e está fazendo frio.
3-    Apareço sempre fazendo pergunta e pedindo uma resposta
Sou o .........................................e meu sinal gráfico é ........................
Ex. Hoje vai chover?
4-    Apareço para demonstrar o coração, com emoção, com  medo e muito mais sentimentos
Sou o ......................................................e meu sinal gráfico é...................
Ex. Hoje chove muito!
5-    Apareço para mostrar que não disse tudo, existe mais coisas a dizer...
Sou a ................................................e o meu sinal gráfico é ....................
Ex. Hoje está chovendo e ....
6-    Sou muito útil porque informo que estou emprestando, citando palavras de outros
Sou as ......................................................e meu sinal gráfico é ...............................
Ex. Hoje “chove chuva choverando” disse Oswald de Andrade no poema.
7-    Apareço para demonstrar que alguém está falando, por isso tenho formato de língua
Sou o .............................................. e meu sinal gráfico é .................................
Meu pai disse:
-Aqui está chovendo.
8-    Abro a boca e mostro dois pontos que são os dentes de cima e de baixo. No meio dos dois dentes deixo sair a explicação e deixo o outro falar.
Sou o ......................................................e o meu sinal gráfico é ........................
Ex. Meu pai disse:
Atividade 03: Os alunos receberão um texto com várias formas de interpretação, deverão pontuar o texto de acordo com o enunciado pedido.

O Mistério da Herança
   Um homem rico estava muito mal, agonizando. Dono de uma grande fortuna, não teve tempo de fazer o seu testamento. Lembrou, nos momentos finais, que precisava fazer isso. Pediu, então, papel e caneta. Só que, com a ansiedade em que estava para deixar tudo resolvido, acabou complicando ainda mais a situação, pois deixou um testamento sem nenhuma pontuação. Escreveu assim:
'Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres.'  Morreu, antes de fazer a pontuação.
Não resistiu e se foi antes de fazer a pontuação. Ficou o dilema, quem herdaria a fortuna? Eram quatro concorrentes.
Pontue as frases de acordo com os concorrentes a receber a fortuna:
1) O sobrinho:
2) A irmã:
3) O padeiro:
4) Os descamisados da cidade:


1) O sobrinho fez a seguinte pontuação:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.
2) A irmã chegou em seguida. Pontuou assim o texto:
Deixo meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.
3) O padeiro pediu cópia do original. Puxou a brasa pra sardinha dele:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga aconta do padeiro. Nada dou aos pobres.
4) Aí, chegaram os descamisados da cidade. Um deles, sabido, fez esta interpretação:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga aconta do padeiro? Nada! Dou aos pobres.

Moral da história: A vida pode ser interpretada e vivida de diversas maneiras. Nós é que fazemos sua pontuação. É isso faz toda a diferença...

Atividade 04: Os alunos receberão uma folha com imagens, para criação de uma história.
Obs: Podem ser escolhidas imagens aleatórias.
Crie uma história utilizando as frases abaixo, recorte e cole as figuras:


Nenhum comentário:

Postar um comentário