Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

domingo, 14 de maio de 2017

Planejamento com alunos do 6ºano - Colégio Theóphilo Sauer
Acadêmicos Bolsistas Liana Lamarques e Vanderlei Linden

Plano de aula 5 - Turma 162

Data: 15/05/2017
Carga horária: 2 períodos, das 13h:00 às 14h:55.
Assunto: Trabalhar a classe gramatical – substantivo
Objetivos:
·         Rever o nível de conhecimento dos alunos quanto aos substantivos para auxiliar no entendimento e aplicação dos conteúdos aprendidos.
·         Trabalhar algumas classificações de substantivos para maior aprendizado e compreensão da matéria abrangida.
·         Desafiar os alunos na criação de um texto sem substantivos a fim de aguçar a criatividade e a pratica da escrita.
Metodologia: Os professores iniciarão a aula lendo dois textos sobre os substantivos, em seguida recapitularão os conteúdos trabalhados pelos demais professores sobre substantivos, para analisa o nível de aprendizado e ás dificuldade encontradas pelos alunos e trabalhar a defasagem no conteúdo. Após será abordado alguns tipos de substantivos, os alunos anotarão no caderno alguns tópicos levantados, e receberão um texto incompleto, onde deverão preencher as lacunas somente com substantivos.
Recursos: Texto impresso “Terra sem nome”, giz, lápis, caneta, material dos alunos.
Atividades propostas:
Atividade 01: O texto “A terra sem nome” e “Substantivos” serão lidos pelos professores e os alunos responderão algumas questões de interpretação.

Substantivo

Meu amor é um substantivo

Porque dá nomes ao meu desejo

É comum, pois o amor romântico

Atinge muitos corações

É próprio, visto que o amor que lhe dedico

É completamente particular

É primitivo, pois és meu primeiro amor

É derivado, porque vem da admiração profunda

Que tenho por ti

É simples, pois a beleza está na simplicidade

É composto, já que combina a si

Muitos sentimentos: respeito, carinho, lealdade...

É abstrato, visto que o sinto e não o vejo

É concreto, porque a cada dia

Solidifica-se mais.

É comum de dois, pois também me amas

É biforme, já que te amo com um amor

Fraterno e romântico

É uniforme, pois nos unirá

Em uma só carne.


 A terra sem nome
     Era uma vez uma coisa onde as coisas não tinham nome. E tudo o que se dizia era uma coisa só.  Quando se ia à coisa em que se compram coisas, veja só que coisa:
— Oi seu fulano! Me dá aquela coisa.
— Qual coisa?
— Aquela coisa que a gente serve para usar a coisa.
— Tem tanta coisa que a gente usa, que coisa você quer?
— Aquela!
— Mas, tem tanta coisa ali!!
— Aquela coisa, que está junto daquela outra coisa, entre aquela coisa e aquela outra coisa!!!
— Ih... não estou entendendo coisa nenhuma!!!
— Posso ir lá pegar a coisa?
— É ... pode...
— É essa coisa aqui, ó!!
— Ah!! Eu achei que era a outra coisa!
— Quanto custa?
— R$ 2,45.
— Obrigada!
Se você achou uma coisa de louco, imagina só tentar chamar alguém...
Numa tranquila tarde, senhoras reunidas para um chá:
—    Ô senhora!
—    Quem? Eu?
—    Não! A senhora ali!
—    Ah tá, eu?
—    Não! Ela!
—    Eu?
—    Eu?!
—    Eu?
—    Não, a senhora!
Um dia, resolveram dar nomes às coisas e cada coisa passou a ter sua identidade, não só as coisas, mas também as pessoas, animais, seres em geral. E a coisa onde as coisas não tinham nome passou a se chamar lugar e aquela coisa onde se compravam coisas ficou conhecida como mercado e as senhoras que tomavam chá passaram a se chamar Maria, Joana, Fátima, Sara...
O que eu ainda não descobri é o nome daquela coisa que serve para usar a coisa! Você sabe o que é? Então me diz porque eu não aguento mais essa curiosidade!!!
 http://professorvirtual2011.blogspot.com.br/2015/05/textos-para-trabalhar-substantivo.html
1)    De acordo com o primeiro texto, qual é o papel dos substantivos?
2)    Cite 3 tipos de substantivos e para que eles servem, de acordo com o primeiro texto.
3)    O que você acha que era a “coisa” que valia R$ 2,45, por quê?
Atividade 02: Os professores farão uma sondagem do conhecimento já obtido pelos alunos sobre os substantivos.

Atividade 03: Os professores considerarão a tabela de classificações dos substantivos com os alunos.

                                   CLASSIFICAÇÃO DOS SUBSTANTIVOS

COMUM
Nomeiam grupos de seres da mesma espécie.
jornal, país, cidade, animal, boca, beijo.
PRÓPRIO
Nomeia os seres particulares de uma determinada espécie. São os nomes de pessoas, cidades, equipes de futebol, etc.
Fortaleza, Salvador, Ceará, Brasil, América do Norte
ABSTRATO
Nomeiam estados, qualidades, sentimentos ou ações cuja existência depende de outros seres. explica-se: a beleza, por exemplo, precisa de algo concreto (um vaso, um rapaz, uma árvore) para se manifestar.
tristeza, cansaço, prazer, alegria, beleza, verdade, ironia.
CONCRETO 
Nomeiam seres cuja existência é própria, independente de outros.
beija-flor, mulher, Deus, vento, alma.
PRIMITIVO
São os nomes que não derivam de outros.
dia, noite, carroça, mar, água.
DERIVADO
São os nomes formados a partir de outros.
diarista (de dia), noitada (de noite), carroceiro (de carroça), maremoto (de maré), aguaceiro (de água).
SIMPLES
São os nomes que apresentam apenas um elemento formador, um radical.
caneta, pau, flor, couve, água, cheiro.
COMPOSTO
São os nomes formados de dois ou mais elementos.
caneta-tinteiro, couve-flor, água de cheiro.
COLETIVO
São os nomes comuns que servem para designar conjuntos de seres de igual espécie.
flora (de todas as plantas de uma região), tertúlia (conjunto de pessoas amigas), floresta (conjunto de árvores).

 Atividade 04: Os alunos receberão o texto “Terra sem nome” e deverão preencher as lacunas somente com substantivos. Usando a tabela de classificação como base para a conclusão da atividade. O texto será avaliado pela coerência.

A terra sem nome


     Era uma vez uma ______________ onde as coisas não tinham nome. E tudo o que se dizia era uma coisa só.  Quando se ia à ____________ em que se compram____________, veja só que coisa:
— Oi seu ____________! Me dá aquela _______________.
— Qual _______________?
— Aquela _______________ que a gente serve para usar a ______________.
— Tem tanta _______________ que a gente usa, que ________________ você quer?
— Aquela!
— Mas, tem tanta __________________ ali!!
— Aquela _______________, que está junto daquela outra ________________, entre àquela ______________ e aquela outra _______________!!!
— Ih... não estou entendendo coisa nenhuma!!!
— Posso ir lá pegar a __________________?
— É ... pode...
— É essa _________________ aqui, ó!!
— Ah!! Eu achei que era a outra ____________________!
— Quanto custa?
— R$ 2,45.
— Obrigada!
Se você achou uma ________________ de louco, imagina só tentar chamar alguém...
Numa tranquila tarde, senhoras reunidas para um chá:
—    Ô ___________________!
—    Quem? Eu?
—    Não! A ___________________ ali!
—    Ah tá, eu?
—    Não! Ela!
—    Eu?
—    Eu?!
—    Eu?
—    Não, a _______________!
Um dia, resolveram dar nomes às coisas e cada coisa passou a ter sua identidade, não só as coisas, mas também as pessoas, animais, seres em geral. E a coisa onde as coisas não tinham nome passou a se chamar lugar e aquela coisa onde se compravam coisas ficou conhecida como mercado e as senhoras que tomavam chá passaram a se chamar Maria, Joana, Fátima, Sara...
O que eu ainda não descobri é o nome daquela coisa que serve para usar a coisa! Você sabe o que é? Então me diz porque eu não aguento mais essa curiosidade!!!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário