Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

PLANO DE AULA Nº 04
Escola: Colégio Estadual João Mosmann
Professores/ bolsistas: Ana Lúcia F. Carvalho, Dieila dos Santos e Lilian K. Amaral.
Data: 13 e 20/05/15   Carga horária: 4 horas/aula
Turma: 201                           Professora/ supervisora: Viviana Kunst

Assunto: Projeto “Um resgate para a valorização de etnias, raças e identidades: estudo acerca das culturas em uma turma do 2° ano do ensino médio politécnico de rede pública”.
Conteúdo: Leitura, interpretação textual e pesquisa, a partir do poema Encontrei minhas origens, de Oliveira Silveira.
Objetivos:
ü  Assistir o vídeo Como as crianças africanas encantam o mundo com música e dança, retirado do youtube, por meio do Data Show, a fim de que se motive a conhecer a cultura africana.
ü  Comentar e discutir as questões de pré-leitura, por meio da oralidade, com intuito de despertar a curiosidade do texto a ser lido.
ü  Ler o poema Encontrei Minhas Origens, de Oliveira Silveira, silenciosamente, em folha fotocopiada, para que seja conhecido o texto a ser trabalhado e para que seja apreciado o gênero poema.
ü  Responder as questões de interpretação textual, em folhas fotocopiadas, a fim de que tenha uma melhor compreensão do texto.
ü  Pesquisar a vida de alguns heróis africanos, utilizando a internet, para que tenha um conhecimento maior sobre a vida deles e seja percebido a influência dessa cultura no Brasil.


Metodologia:
Atividade 1: Como atividade de motivação, as professoras passarão o vídeo, retirado do youtube.com, Como as crianças africanas encantam o mundo com música e dança.

Atividades 2: Depois, farão as seguintes questões de pré-leitura:
1)      Quanto ao gênero, como você classificaria o texto com que vamos trabalhar? Por quê?
2)      Pelo título, você imagina que o poema fale sobre o quê?
3)      Se lhe fosse pedido para escrever um poema sobre suas origens, de que você falaria?
4)      Você sabe qual é a sua descendência?

Atividade 3: Primeiramente, as professoras declamarão o poema Encontrei Minhas Origens, de Oliveira Silveira à turma, e, logo após, farão uma leitura silenciosa dele. 

Encontrei minhas origens
Oliveira Silveira (*)

Encontrei minhas origens
Em velhos arquivos
Livros

Encontrei
Em malditos objetos
Troncos e grilhetas

Encontrei minhas origens
No leste
No mar em imundos tumbeiros

Encontrei
Em doces palavras
Cantos

Em furiosos tambores
Ritos

Encontrei minhas origens
Na cor de minha pele
Nos lanhos de minha alma

Em mim
Em minha gente escura
Em meus heróis altivos

Encontrei
Encontrei-as, enfim
Me encontrei.

(*) O professor, poeta e pesquisador gaúcho Oliveira Ferreira da Silveira foi o idealizador do Dia da Consciência Negra.

Atividade 4: Ao término da leitura, as professoras entregaram fotocópias com questões de interpretação textual e, algumas delas, gramaticais.
1)      Identifique as palavras cujo sentido você desconhece, procurando esclarecê-los, por meio do dicionário.
2)      Você sabe o que significa a palavra etnia? Se não, pesquise no dicionário, pois, a partir de hoje, estudaremos sobre as etnias.
3)      O que caracteriza esse texto como um poema?
4)       A partir da leitura do poema, é possível identificar qual é a cor da pele do eu-lírico? Justifique a sua resposta.
5)      De que maneira os adjetivos velhos, malditos e imundos caracterizam os substantivos, no poema? Cite adjetivos que se trocados no texto caracterizariam de maneira contrária os substantivos.
6)      Você acha importante saber da sua origem? Seus pais ou a sua família comentaram contigo alguma vez sobre ela?
7)      No seu ponto de vista, é importante preservar as origens? Comente.
8)      Já sofreu algum tipo de preconceito devido a sua etnia? Se sim, relate o fato.

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender; e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.” (MANDELA, 2008. p.1)

Atividade 5:  Após todos os alunos responderem as questões, as professoras corrigirão, juntamente com a turma, tecendo alguns comentários a partir das respostas obtidas pelos alunos.
Atividade 6:  Ao término das atividades, as professoras entregarão outra folha com o enunciado, abaixo, e levarão os alunos à Sala de Informática da escola, pedindo que, cada grupo, pesquise sobre um herói negro.
1)                                          em meus heróis altivos
                                                encontrei
                                        encontrei-as enfim
                                             me encontrei

No trecho, acima, o eu-lírico fala de seus heróis, dentre esses heróis negros (ou descendentes de negros) podemos citar Chiquinha Gonzaga, Cruz e Souza, Lima Barreto, Zumbi, Machado de Assis, Mário de Andrade... Escolha um desses heróis brasileiros e pesquise sobre sua vida e faça sobre eles um texto biográfico, destacando, entre outros aspectos: o nome completo, a data e o local de nascimento, nome dos pais, acontecimentos importantes na sua infância, adolescência e idade adulta, atividade e/ou emprego que se destacou e a importância de sua figura para o nosso país, entre outros.

Recursos:
- Fotocópia do poema
- Lápis, borracha, caneta
- Fotocópia das questões de interpretação textual
- Sala de PDE
- Sala de Informática
- Data Show
- Internet

Avaliação:

Será satisfatório se os alunos discutirem sobre o poema, responderem as questões de interpretação textual, e demonstrarem interesse em pesquisar sobre alguns heróis afrodescendentes. Cada aluno será avaliado individualmente, por meio da observação das professoras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário