Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Escola Felipe Marx - turmas 300 e 302 - Professoras Adriana, Ângela e Nicole


Professoras: Adriana K. Schilling, Angela Berton, Nicole C. Siebel e Lisandra Kohlrausch.

Data: 08/10/15.
Carga horária: 2 horas-aula.
Assunto: Argumentação.

Objetivo:
·         Promover uma reflexão sobre o regionalismo a partir do texto Nenhum gaúcho existe a fim de despertar o senso crítico;
·         Ler e refletir sobre o texto lido a fim de produzir um texto argumentativo para expor sua opinião.

Motivação:
Perguntar se algum dos alunos frequenta CTGs, o que pensam sobre a figura do gaúcho, se acham que essa representação tem origem histórica.

Metodologia:
Após os alunos exporem suas opiniões, será entregue o texto Nenhum gaúcho existe para que eles façam uma leitura silenciosa. Depois da leitura, serão feitos novos questionamentos:
·         A partir do que diz o texto, podemos repensar a figura do gaúcho?
·         De que forma?
·         Vocês concordam com o que o autor expõe?
            Os alunos terão a tarefa de pensar no assunto "A figura tradicional do gaúcho representa uma verdade e deve ser cultivada?". Com base nisso, eles criarão argumentos, contra ou a favor, por escrito, para entregar. 
            No final da aula, será solicitado que alguns leiam seus argumentos para discutir um pouco sobre o que eles pensaram.

Recursos:
Cópias xerocadas do texto Nenhum gaúcho existe.

Avaliação:

Os alunos serão avaliados de acordo com a participação e a produção textual.

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