Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Planejamento: A lenda do Velho do Capivari 
Colégio Estadual João Mosmann 


Professores: Andréia Sarturi, Leandro Lui e Tamiris Adelcia Santos da Silva.
Assunto: Leitura e interpretação textual; linguagem informal e regional; substantivo e adjetivo; produção textual.

Objetivos
·         Compreender o texto A lenda do Velho do Capivari por meio da leitura silenciosa e também através de exercícios de interpretação;
·         Perceber e analisar a linguagem informal e regional, muitas vezes, presentes no gênero textual lenda, devido a sua origem oral, a partir da atividade motivacional, da leitura do texto selecionado e de exercícios a fim de ampliar o vocabulário do aluno e seus conhecimentos.
·         Identificar substantivos na lenda selecionada a partir de atividades com intuito de fazer o aluno entender sua função referencial no decorrer dela.
·         Verificar o uso de adjetivos ao longo do texto selecionado para compreender a sua função caracterizadora e delimitadora através de exercícios relacionados ao texto;
·         Produzir texto a partir da lenda lida com intuito de aprimorar a escrita.
Metodologia
  • Atividade motivacional;
  • Aula expositiva;
  • Explanação;
  • Leitura;
  • Interpretação;
  • Atividades em grupo e individuais;
  • Produção textual.


Recursos
  • Material escolar;
  • Dicionários;
  • Folhas xerocadas;
  • Cartolinas coloridas;
  • Quadro, giz.
Descrição das atividades propostas:
Atividade de motivação
·         Os professores levarão para a sala de aula, dentro de uma caixinha ou de um saquinho, fichinhas, cada uma conterá uma variedade linguística utilizada no Rio Grande do Sul:
LOCO DE FACEIRO
BEM CAPAZ
DAR UMA PERNEADA
SINALEIRA
VIAJOU NA MAIONESE
DE CARA
LAGARTEAR
GOROROBA
INDIADA
PICAR A MULA
SE ESCALAR
FECHOU O TEMPO
NOS PÉS DA ÉGUA
TROMBA D’ÁGUA
LARGAR DE MÃO
NA CAPA DA GAITA
ATUCANADO
QUEBRA COSTELA
APOQUENTAR
BAH, PIOR
CHULEAR

·         Os alunos deverão pegar uma ficha. Cada uma delas terá mais duas iguais para que se formem trios. Em trios, eles deverão responder oralmente o que, para eles, significa a “expressão” escolhida e, em um papel em branco, formar uma frase com essa palavra, de acordo com seu possível significado.
·         Depois de formadas as frases, todos deverão apresenta-las aos demais colegas.
·         Em seguida, a professora entregará para cada aluno uma folha contendo as expressões e os seus possíveis significados e dará, também, algumas explicações orais sobre o assunto “variedades linguísticas”.
LOCO DE FACEIRO
(Muito contente)
BEM CAPAZ
(De maneira alguma)
DAR UMA PERNEADA
(Caminhar)
SINALEIRA
(Semáforo)
VIAJOU NA MAIONESE
(Delirou)
DE CARA
(Espantado/ decepcionado)
LAGARTEAR
(Tomar sol)
GOROROBA
(Comida com aspecto estranho)
INDIADA
(Programa indesejável/desagradável)
PICAR A MULA
(Fugir)
SE ESCALAR
(Convidar a si mesmo)
FECHOU O TEMPO
(Houve desentendimento)
NOS PÉS DA ÉGUA
(Cansado)
TROMBA D’ÁGUA
(Temporal)
LARGAR DE MÃO
(Abandonar)
NA CAPA DA GAITA
(Cansado/ danificado/ velho)
ATUCANADO
(Ocupado)
QUEBRA COSTELA
(Abraço apertado)
APOQUENTAR
(Preocupar)
BAH, PIOR
(Verdade)
CHULEAR
(Torcer para que algo aconteça)

Atividade de pré-leitura (oralmente):
a)    Vocês tiveram dificuldades para compreender as expressões presentes na atividade anterior? Por quê?
Resposta pessoal.
b)    A língua falada pelos brasileiros é a mesma em todo o território nacional?
Resposta pessoal.

c)    Vocês conhecem alguma expressão utilizada em outro estado ou região? Qual?
Resposta pessoal.
d)    Vocês já passaram ou conhecem alguém que tenha passado por situações delicadas ou engraçadas por não entender alguma expressão regional?
Resposta pessoal.
Atividade de leitura-descoberta:
Os professores levarão para a aula o texto A lenda do Velho do Capivari (FAGUNDES, 2003):
A lenda do Velho do Capivari
            No interior do município do Alegrete, no que sai rumo do oeste, há um lugar que se chama Capivari, banhado pelo arroio de mesmo nome que, em guarani, quer dizer “Rio da Capivara”.
            Quando se estendeu a linha férrea de Uruguaiana ao Alegrete, criou-se uma estação no Capivari, com a consequente parada de trens, estação que hoje está meio abandonada.
            Ali há um fantasma diferente, que muita gente viu. Tanto, que os moradores não mais se surpreendem: é um gaúcho velho de melena branca, barbudo, que aparece na coxilha, bem pilchado e montando um pingo bem aparado. Vem ao tranquito e, visto desde as casas, na estação, começa a descer o lançante, com a maior calma do mundo. Desaparece na canhada e quem olha das casas fica esperando que ele reapareça, já na frente, mas qual! É esperar em vão, porque ele não aparece e não adianta ir até a canhada procurar.
            O velho cavaleiro fantasma é diferente de outras assombrações porque aparece de dia, sempre. À vezes o pessoal das casas está almoçando e se ouve o plac-plac de quem chega a cavalo, recebido pelos cachorros. Dai a pouco, alguém bate compassadamente à porta: toc, toc, toc. Abre-se a porta e não é ninguém. Então já se sabe: é o Velho do Capivari outra vez.
            Após a leitura silenciosa e individual do texto, os alunos deverão fazer as seguintes questões:

1)    Por que se diz que o fantasma do Velho do Capivari é diferente?
Resposta: O fantasma do Velho é diferente porque ele aparece sempre de dia.
2)    Geralmente, em que período ouve-se falar que os fantasmas aparecem?
Resposta: Geralmente, diz-se que os fantasmas aparecem à noite.
3)    Em que local da cidade de Capivari o fantasma do Velho “mora”? E em que outros locais da cidade ele aparece?
Resposta: O Velho do Capivari mora em uma estação de trens abandonada. Ele aparece na coxilha e também à porta das casas.
4)    Observe o significado de algumas palavras retiradas da lenda e escreva a palavra correspondente a esse significado nas cruzadinhas:
1. Cabelo comprido, solto e desarrumado.
2.  Algo bem aparelhado, equipado.
3. Descida muito íngreme.
4. Vestindo roupas tipicamente gaúchas.
5. Morro de pequena altitude dos pampas gaúchos.
6. Uma espécie de cavalo.
7. Movimento de andar calmo do cavalo.
8. Algo feito de forma pausada, de vagar e com intervalos de tempo em tempo.
9. Final de uma descida.

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5)    Como o Velho do Capivari é caracterizado ao longo da lenda? Cite algumas de suas características:
Resposta: O Velho do Capivari é caracterizado ao longo da lenda de: fantasma diferente, gaúcho velho de melena branca, barbudo, bem pilchado, calmo, cavaleiro fantasma.

6)    Faça o desenho de como você imagina esse Velho e, após, o nomeie com um substantivo próprio:











7)    Observe os substantivos abaixo e identifique, de acordo com o texto, quais os adjetivos estão os caracterizando:

Substantivos
Adjetivos (respostas)
Gaúcho
Velho
Pingo
Aparado
Fantasma
Diferente
Velho
Cavaleiro
Cavaleiro
Fantasma
Melena
Branca
Estação
Abandonada

Atividade de pós-leitura:
Produção textual
Os alunos deverão se reunir em trios, de acordo com a atividade motivacional. Cada trio deverá redigir um pequeno texto que narre uma situação decorrente de alguma interpretação errônea acerca de determinada expressão linguística regional.
Avaliação
A avaliação se dará com a participação, colaboração e envolvimento da turma nas atividades propostas. Cada aluno será avaliado por meio de suas contribuições.


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