Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Planejamento: Diversidade Racial.
Colégio Estadual João Mosmann - Parobé.

                                       
Acadêmicos bolsistas: Andréia Sarturi, Angela Berton, Leandro Lui e Tamiris Adelcio Santos da Silva.
Objetivos
·        Construir um painel que venha a ser o “pano de fundo” dos futuros textos trabalhados por meio de imagens e fragmentos de textos contendo algumas das diferentes etnias que contribuíram para a formação do povo brasileiro para melhor compreensão dos alunos em relação às futuras temáticas abordadas;
·        Integrar os alunos por meio de trabalho em grupo;
·        Estimular a argumentação a partir da apresentação do trabalho.
·        Produzir um texto a partir de uma pesquisa com familiares com intuito de aprimorar a escrita.
Metodologia
·        Palavras digitadas;
·        Aula expositiva;
·        Explanação;
·        Recorte e colagem;
·        Produção de cartaz;
·        Argumentação.
Recursos
·        Revistas, livros, jornais, imagens variadas;
·        Fragmentos de textos;
·        Papel pardo;
·        Fita;
·        Material escolar.
Descrição das atividades propostas
·          Os professores levarão para a aula palavras relacionadas às temáticas dos futuros textos em fixas (palavras e significados). Em grupo de quatro componentes os alunos terão que tentar encontrar o possível significado das palavras.
·        Depois de os grupos formados, os professores entregarão revistas, livros antigos, alguns fragmentos de textos, jornais e solicitarão que eles escolham imagens que tenham alguma relação com as palavras e os fragmentos de textos.
·        Entregarão para cada grupo um pedaço de papel pardo, nele, os componentes do grupo deverão colar as palavras, colar as imagens e os textos.
·      Concluídos os cartazes, os grupos irão até a frente do quadro para apresentarem os trabalhos para o grande grupo, explicando a relação existente entre palavra, imagens e texto. Todos os integrantes do grupo devem participar.
·        Ao final, os professores explicarão que tudo fará parte das temáticas que serão trabalhadas durante as próximas aulas e, após isso, os alunos reunirão todos os cartazes, formando um painel que ficará exposto na sala.
Produção textual:
Os alunos deverão conversar em casas e descobrir as suas descendências, escrever sobre elas e trazer para compartilhar com os colegas na próxima aula.


Nenhum comentário:

Postar um comentário