Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

domingo, 11 de outubro de 2015


Escola Theóphilo Sauer - Turma: 161 - Professores bolsistas Vanderlei Linden, Denise Hack, Liana Lamarques.
Data: 05/10/2015.
Carga horária: 2 períodos, das 9h30min às 11h30min.
Assunto: Lendas gaúchas e Conto.

 Objetivos:
·        Conhecer as lendas gaúchas.
·        Trabalhar em grupo como as lendas são criadas.
·        Elaborar uma reescrita após a leitura do conto “A Moura torta”.

Metodologia:
Os alunos foram divididos em 4 grupos de 5 alunos,  cada grupo ganha uma lenda para ser apresentada. Os alunos em grupo apresentarão a lenda que receberam, utilizando recursos diversos, escolhidos por eles, em forma de cartaz, teatro, técnicas artísticas ou releitura. Após as apresentações, um representante de cada grupo, explicará o que entendeu sobre a lenda que apresentou.
Recursos: cartolinas, cinco lendas gaúchas (Erva-Mate, Negrinho do Pastoreiro, São Sepé, Boitatá, Quero-Quero), 01 cópia do conto “A Moura Torta”, folhas pautadas para reescrita textual.

 Atividades propostas:
Atividade 01:
Os alunos em grupos apresentarão a lenda que receberão para a turma, depois, um de cada grupo explicará a apresentação realizada.
Atividades 02:
Foram escolhidos quatro alunos para ficar do lado de fora da sala de aula enquanto os professores leem a lenda da Moura Torta. (Após a leitura, os alunos retornarão à sala de aula, os alunos que ficaram na sala contarão aos que saíram o conto lido em sala de aula, baseando-se em: quem conta um conto aumenta ou diminui um ponto).
Atividade 03:
Os alunos farão uma reescrita textual contando o conto que foi lido em aula, da maneira que escutou e entendeu.

 
 



 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário