Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

quinta-feira, 8 de outubro de 2015


Escola Theóphilo Sauer - Turma: 161 - Professores bolsistas Vanderlei Linden, Denise Hack, Liana Lamarques.

Data: 14/09/2015.
Carga horária: 2 períodos, das 9h30m às 11h30min.
Assunto: Conhecendo o tradicionalismo do Rio Grande do Sul.

 Objetivos:
  • Conhecer a cultura gaúcha.
  • Trabalhar a diversidade da cultura gaúcha: o tradicionalismo, os costumes, as comidas típicas, os símbolos, as músicas, e a linguagem local;
  • A identidade do gaúcho.
Metodologia:
    
Levaremos para a sala de aula um texto que fala sobre a cultura rica do Rio Grande do Sul, abordaremos os simbolismos dessa tradição. Trabalharemos com interpretação e produção de texto com base nas imagens relacionadas com o Hino do Rio Grande do Sul.

Recursos:
 
- 01 texto sobre a cultura gaúcha.
- Dicionários.
- Imagens relacionadas ao Hino do Rio Grande do Sul.
Atividades propostas:
Atividade 01:
Os alunos receberão uma cópia do texto que fala da cultura do estado do Rio Grande do Sul, após uma leitura coletiva, eles responderão algumas perguntas sobre o que conhecem ou já ouviram falar da cultura gaúcha, e produziram um texto relacionando os símbolos reproduzidos na folha, com o hino do estado.

 A ORIGEM DO GAÚCHO 

O gaúcho é o nome dado aos nascidos no Rio Grande do Sul, ao tipo característico da campanha, ao homem que vive no campo, na região dos pampas. Até a metade do século XIX, o termo gaúcho era usado de forma pejorativa, sendo dirigido aos aventureiros, ladrões de gado e malfeitores que viviam nos campos.
            Resultado da mistura de raças entre o índio, o espanhol e o português, o gaúcho, por viver no campo cuidando do gado, adquiriu habilidades de cavaleiro, manejador do laço e da boleadeira, aspectos que perfazem a tradição gaúcha. Sem patrão e sem lei, o gaúcho foi, inicialmente, nômade.Com o passar dos tempos, a partir do estabelecimento das fazendas de gado e com a modificação da estrutura de trabalho, foram alterados os seus costumes, tanto no trajar quanto na alimentação. Mais tarde, já integrado à sociedade rural como trabalhador especializado, passou a ser o peão das estâncias.
           Atuando como instrumento de fixação portuguesa no Brasil Meridional, o gaúcho contribuiu para a defesa das fronteiras com as Regiões Platinas, participando ativamente da vida política do país. A partir disso, o reconhecimento de sua habilidade campeira e de sua bravura na guerra fizeram com que o termo "gaúcho" perdesse a conotação pejorativa. Após a Revolução Farroupilha, o gaúcho passou a ser considerado sinônimo de homem digno, bravo, destemido e patriota.
           O gaúcho é definido pela literatura como um indivíduo altivo, irreverente e guerreiro. Às suas raízes, somaram-se as culturas negra, alemã e italiana, e de tantos outros povos que vieram construir, no Rio Grande do Sul, uma vida melhor.
           O povo gaúcho valoriza muito sua história e costuma exaltar a coragem e a bravura de seus antepassados, expressando, por meio de suas tradições, seu apego à terra e seu amor à liberdade. 
http://www.sedac.rs.gov.br/internas.php?inc=origem.

Responda:

   1-O que você entende por cultura gaúcha?

   2- Você se encaixa ou se identifica com essa cultura que é abordada no texto? Por quê?

  3- Na sua opinião a cultura do Rio Grande do Sul é igual ou parecida com a cultura existente em outros estados do Brasil?

  4- O Rio Grande do Sul possui uma cultura rica, destacando-se o tradicionalismo, o bairrismo, a      gastronomia, a música e os costumes. Comente sobre cada um dos itens citados acima.

  5- Você se identifica com o gaúcho estereotipado que mostra os livros? Bravo, destemido, patriota, guerreiro e irreverente? Você concorda que os gaúchos são mesmo assim?

  6- Você percebe no seu dia a dia em casa ou na escola traços dos costumes gaúchos?

  7- Você conhece alguma lenda gaúcha? Qual?

  8- Cite 5 características, símbolos, costumes ou objetos que representam o gaúcho.

  9- Relacione o Hino do Rio Grande do Sul, com os símbolos (marcela, laçador, churrasco, quero-quero, marcela, bandeira) e escreva um texto explicando as ligações entre eles. Explique o porquê de terem sido eleitos símbolos do Rio Grande do Sul.



Nenhum comentário:

Postar um comentário