Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Acadêmicos: Ananda Fidelles, Suzana Souza, Vanderléia Stefanello Data: 11/5/2015 – Segunda-feira.


Série: 9º ano
Carga horária: Dois Períodos
Assunto: Estudo sobre termos “etnia” e “raça”, Pintores e seu engajamento com a igualdade social.
Objetivos
    ● Desenvolver a capacidade de fazer relação entre diversos portadores de texto, tais como imagens, música, textos impressos;
Conhecer o modelo da “Prova Brasil” com a temática “Raça e etnia”;
Metodologia
  • Atividades motivacionais;
  • Dinâmicas para interação e diálogo;
  • Interpretação oral e artística;
  • Atividades individuais;
Recursos
·         Fotocópias.
·         Projetor
·         Notebook
·         Vídeos
·         Imagens
·         Carvão
·         Folhas de desenho


Motivação
·         Dinâmica: Aula “Preto no Branco”
Esta primeira etapa da aula será uma maneira lúdica e, ao mesmo tempo, crítica, de proporcionar à turma um momento de reflexão sobre as dualidades entre preconceito, aceitação, etnias, costumes, visões, interpretações, respeito e liberdade. Para isso, serão fixadas no quadro imagens coloridas das obras de Frida Kahlo, Amadeo Modigliani, Pablo Picasso, Carlos Alberto de Oliveira (renomado pintor hamburguense, cuja temática eram as manifestações populares e o cotidiano da sala de aula)
·         Descrição das atividades propostas
·         Após a observação das imagens, será questionado se já haviam visto alguma(s) dela(s) e se conhecem seus autores. Então serão reveladas as imagens dos pintores, dizer-lhes qual elaborou qual obra. Terão de criar hipóteses acerca da autoria. Formular, assim, o significado de “pré-conceito”. Depois, serão fixadas junto às obras as imagens dos pintores respectivamente.
·         Apresentação através do notebook e projetor, das canções “Lado-a-lado” e “Ninguém = ninguém” do grupo Engenheiros do Hawaii.
·         Diálogo sobre o que as obras apresentadas dos artistas têm em comum e no que diferem.
·         Proposta de autorretrato: Ainda sob o tema “Preto no Branco” a turma será desafiada a produzir um autorretrato utilizando carvão e folha de desenho.
·         Preto no Branco culinária: para finalizar a parte lúdica, serão entregues aos estudantes um branquinho e um negrinho, como forma de promover, simbolicamente, a ideia de união entre as etnias existentes no Rio Grande do Sul.
·         Tema de casa:
Escrever no quadro: “Pesquisar junto com a família a origem de seus sobrenomes e o significado de cada um. Trazer na próxima aula escrito no caderno.”

·         Para finalizar a aula, serão distribuídas aos alunos cópias de questões referentes à aula anterior sob os moldes da Prova Brasil, envolvendo a Lenda do Curupira e conjunções. Caso não dê tempo de terminarem em aula, farão juntamente com o tema de casa para apresentar na aula seguinte.

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