Série:
9º
ano
Carga
horária: Dois Períodos
Assunto:
Estudo
sobre termos “etnia” e “raça”, Pintores e seu engajamento com a igualdade
social.
Objetivos
● Desenvolver a capacidade de
fazer relação entre diversos portadores de texto, tais como imagens, música,
textos impressos;
● Conhecer o modelo da “Prova Brasil” com
a temática “Raça e etnia”;
Metodologia
- Atividades
motivacionais;
- Dinâmicas
para interação e diálogo;
- Interpretação
oral e artística;
- Atividades
individuais;
Recursos
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Fotocópias.
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Projetor
·
Notebook
·
Vídeos
·
Imagens
·
Carvão
Motivação
·
Dinâmica: Aula “Preto no Branco”
Esta
primeira etapa da aula será uma maneira lúdica e, ao mesmo tempo, crítica, de
proporcionar à turma um momento de reflexão sobre as dualidades entre
preconceito, aceitação, etnias, costumes, visões, interpretações, respeito e
liberdade. Para isso, serão fixadas no quadro imagens coloridas das obras de
Frida Kahlo, Amadeo Modigliani, Pablo Picasso, Carlos Alberto de Oliveira
(renomado pintor hamburguense, cuja temática eram as manifestações populares e
o cotidiano da sala de aula)
·
Descrição
das atividades propostas
·
Após a observação das imagens, será
questionado se já haviam visto alguma(s) dela(s) e se conhecem seus autores.
Então serão reveladas as imagens dos pintores, dizer-lhes qual elaborou qual
obra. Terão de criar hipóteses acerca da autoria. Formular, assim, o significado
de “pré-conceito”. Depois, serão fixadas junto às obras as imagens dos pintores
respectivamente.
·
Apresentação através do notebook e projetor,
das canções “Lado-a-lado” e “Ninguém = ninguém” do grupo Engenheiros do Hawaii.
·
Diálogo sobre o que as obras apresentadas dos
artistas têm em comum e no que diferem.
·
Proposta de autorretrato: Ainda sob o tema
“Preto no Branco” a turma será desafiada a produzir um autorretrato utilizando
carvão e folha de desenho.
·
Preto no Branco culinária: para finalizar a
parte lúdica, serão entregues aos estudantes um branquinho e um negrinho, como
forma de promover, simbolicamente, a ideia de união entre as etnias existentes
no Rio Grande do Sul.
·
Tema de casa:
Escrever
no quadro: “Pesquisar junto com a família a origem de seus sobrenomes e o
significado de cada um. Trazer na próxima aula escrito no caderno.”
·
Para finalizar a aula, serão distribuídas aos
alunos cópias de questões referentes à aula anterior sob os moldes da Prova
Brasil, envolvendo a Lenda do Curupira e conjunções. Caso não dê tempo de
terminarem em aula, farão juntamente com o tema de casa para apresentar na aula
seguinte.
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