ESCOLA
THEÓPHILO SAUER
PROFESSORES
BOLSISTAS ELEMAR E JANAÍNA
AULA 1
:DIAGNÓSTICO E PRIMEIRA PRODUÇÃO
1. Data: 07/04/15
2. Carga horária: dois períodos/ duas horas.
3. Assunto: Aplicabilidade das questões de diagnóstico com
a turma e, posteriormente, iniciar a primeira produção textual que tem como
tema O Conto do Coveiro, de Millôr Fernandes.
4. Turma:
5. Objetivos: - Indicar a preferência em alguns aspectos
identificados pelo diagnóstico para
organização de planos de aula;
- Produzir um texto para
identificação de possíveis problemas a serem trabalhados em aulas posteriores;
6.
Metodologia: Realização individual
de um questionário de diagnóstico e de uma produção textual.
7.
Recursos: Material xerocado
(diagnóstico e produção textual), dicionário.
8.
Atividades propostas: Os professores
bolsistas iniciaram a aula com a entrega do questionário de diagnóstico aos
alunos e, após uma breve explicação, todos responderam corretamente.
Queridos alunos! Gostaríamos de ter um
ótimo ano na companhia de vocês, e para que isso aconteça da melhor maneira possível,
estamos realizando com vocês uma série de perguntas que nos ajudarão a montar
nossos planos de aula para que, juntos, possamos aprender da maneira mais legal
possível. Vamos lá então:
1) Qual
sua disciplina favorita?
2) Qual
seu estilo musical favorito?
3) Que
gênero textual você mais gosta (conto, narrativa, poema)?
4) Você
usa o computador para:
5) Qual
seu esporte favorito?
6) Qual
seu programa de televisão favorito?
7) Qual
sua atividade de sala de aula preferido (trabalho em grupo, prova com consulta,
aula teórica)?
8) Você
gosta de terror, comédia, drama, ou qual outro estilo?
9) Dê
uma nota, de 0 a 10, para sua escola.
10) O
que você espera de nossas aulas do PIBID?
Esperamos que seja um ótimo ano para todos
nós. Obrigado pela colaboração. ELEMAR E JANAÍNA.
Após o término do questionário, os professores
bolsistas entregaram aos alunos um xerox com as atividades propostas para o
conto do Coveiro, entre elas a primeira produção textual. Antes de serem
realizadas as atividades houve um debate a respeito das profissões, inclusive a
de coveiro, a sua definição no dicionário. Então os alunos criaram seus textos
com criatividade.
O COVEIRO
Millôr Fernandes
"Ele
foi cavando, cavando, cavando, pois sua profissão - coveiro - era cavar. Mas,
de repente, na distração do ofício que amava, percebeu que cavara demais.
Tentou sair da cova e não conseguiu. Levantou o olhar para cima e viu que
sozinho não conseguiria sair. Gritou. Ninguém atendeu. Gritou mais forte.
Ninguém
veio. Enrouqueceu de gritar, cansou de esbravejar, desistiu com a noite.
Sentou-se no fundo da cova, desesperado. A noite chegou, subiu, fez-se o silêncio das horas tardias.
Bateu o frio da madrugada e, na noite escura, não se ouviu um som humano,
embora o cemitério estivesse cheio de pipilos e coaxares naturais dos matos. Só
pouco depois da meia-noite é que vieram uns passos. Deitado no fundo da cova, o
coveiro gritou. Os passos se aproximaram. Uma cabeça ébria apareceu lá em cima,
perguntou o que havia: "O que é
que há?"
O coveiro então gritou, desesperado: "Tire-me
daqui, por favor. Estou com um frio terrível!" "Mas, coitado!" -
condoeu-se o bêbado - "Tem toda razão de estar com frio. Alguém tirou a
terra de cima de você, meu pobre mortinho!" E, pegando a pá, encheu-a e
pôs-se a cobri-lo cuidadosamente.
Moral: Nos
momentos graves, é preciso verificar muito bem para quem se apela."
01. Lendo
o texto, você conclui que o coveiro
A) não
gostava do que fazia.
B) era
uma pessoa atenta ao que fazia.
C)
recebeu ajuda, rapidamente, do bêbado.
D) não
foi capaz de pedir ajuda.
E) não foi bem sucedido no seu ofício.
02. Que
afirmativa abaixo expressa a mesma ideia da moral do texto?
A)
Deve-se pedir socorro a qualquer pessoa.
B) Não
importa a quem se pede ajuda.
C) Ao
precisar de ajuda, deve-se saber a quem pedir.
D) Nunca
se precisa de ajuda.
E) Ao ajudar, não se
deve cobrar.
03. Por
que o bêbado não atendeu ao pedido do coveiro?
A) Porque
ele não ouviu o seu pedido de socorro.
B) Porque
enterrar defunto era o seu ofício..
C) Porque
ele não estava em plena consciência dos seus atos.
D) Porque
ele queria brincar com o coveiro
E) Porque ele não era capaz de carregar o coveiro.
04. Ao
cair na cova, o coveiro
A) ficou
sem reação.
B) não
pediu socorro.
C)
recebeu ajuda imediata.
D) sempre
teve esperança.
E) se viu impotente.
05. Ao
dizer Alguém tirou a terra de cima de você, meu pobre mortinho!, o bêbado
A) achou
que o coveiro estava se divertindo.
B) sentiu
pena do coveiro por estar coberto de terra.
C) não
entendeu a sua situação.
D) )
tratou o coveiro com palavras indelicadas.
E) humilhou o coveiro.
06. Qual
característica não se observou no coveiro?
A)
Distraído.
B)
Trabalhador.
C)
Persistente.
D)
Apavorado.
E) Preguiçoso.
07.
Durante a noite, o coveiro
A) ouviu
bastantes vozes de pessoas.
B)
presenciou o barulho dos animais.
C) teve
ajuda de várias pessoas
D) sentiu
bastante frio.
E) saiu da cova.
08. Qual
das alternativas abaixo contém uma palavra separada INCORRETAMENTE?
A)
Co-vei-ro / pro-fis-são / o-fí-cio.
B)
De-ma-is / viu / con-se-gui-ri-a.
C)
Nin-guém / vei-o / fri-o.
D)
Na-tu-rais / dei-ta-do / pas-sos.
E) Ter-ra /coi-ta-do /al-guém.
09.
Analise as proposições abaixo.
I. Em
cansou de esbravejar..., a palavra cansou escreve-se com S, assim também se
escreve friesa.
II. Em
pois sua profissão..., a palavra profissão escreve-se com SS, assim também se
escreve missão.
III. Em
na distração do ofício que amava, a palavra distração escreve-se com Ç, assim
também se escreve
esperança.
Está
CORRETO o que se afirma em
A) todas. B) em
nenhuma. C) I e II, somente. D) II e III, somente. E) II,somente.
10. Qual
das palavras abaixo é acentuada por ser proparoxítona?
A) Ninguém. B)
Terrível. C) Bêbado. D) Alguém. E) Pôs-se.
Texto 02
para as questões de 11 e 12.
Por que o
carro anda?
Por que o
carro anda?
É
simples: porque
tem um
coração como você.
O motor é
o coração,
o sangue,
a gasolina,
e o
cérebro, você sabe,
o
motorista deve usar...
mas, às
vezes, onde está?
Gianni
Rodari
11. Ao
ler o texto 2, você percebe que o autor
A) faz
uma crítica ao carro.
B)
reclama dos carros.
C) afirma
que todo motorista usa o cérebro.
D) diz
que nem sempre o cérebro é utilizado pelo motorista.
E) que
todo motorista tem carro.
12.
Baseando-se no texto, você percebe que o autor
A) faz
uma comparação entre o homem e o carro.
B) afirma
que todo motor tem coração.
C)
considera todo motorista um ser responsável.
D)
explica que o carro anda porque tem roda.
E)
igualou o carro a um objeto qualquer.
ATIVIDADE
COMPLEMENTAR
Agora
é a sua vez: crie um novo final ao conto do coveiro, sendo bem criativo quanto
ao desfecho da história. Capriche!!!
ESCOLA THEÓPHILO
SAUER
PROFESSORES BOLSISTAS
ELEMAR E JANAÍNA
O COVEIRO
Millôr Fernandes
"Ele
foi cavando, cavando, cavando, pois sua profissão - coveiro - era cavar. Mas,
de repente, na distração do ofício que amava, percebeu que cavara demais.
Tentou sair da cova e não conseguiu. Levantou o olhar para cima e viu que
sozinho não conseguiria sair. Gritou. Ninguém atendeu. Gritou mais forte.
Ninguém
veio. Enrouqueceu de gritar, cansou de esbravejar, desistiu com a noite.
Sentou-se no fundo da cova, desesperado. A noite chegou, subiu, fez-se o silêncio das horas tardias.
Bateu o frio da madrugada e, na noite escura, não se ouviu um som humano,
embora o cemitério estivesse cheio de pipilos e coaxares naturais dos matos. Só
pouco depois da meia-noite é que vieram uns passos. Deitado no fundo da cova, o
coveiro gritou. Os passos se aproximaram. Uma cabeça ébria apareceu lá em cima,
perguntou o que havia: "O que é
que há?"
O coveiro então gritou, desesperado:
"Tire-me daqui, por favor. Estou com um frio terrível!" "Mas,
coitado!" - condoeu-se o bêbado - "Tem toda razão de estar com frio.
Alguém tirou a terra de cima de você, meu pobre mortinho!" E, pegando a
pá, encheu-a e pôs-se a cobri-lo cuidadosamente.
Moral: Nos
momentos graves, é preciso verificar muito bem para quem se apela."
01. Lendo
o texto, você conclui que o coveiro
A) não
gostava do que fazia.
B) era
uma pessoa atenta ao que fazia.
C)
recebeu ajuda, rapidamente, do bêbado.
D) não
foi capaz de pedir ajuda.
E) não foi bem sucedido no seu ofício.
02. Que
afirmativa abaixo expressa a mesma ideia da moral do texto?
A)
Deve-se pedir socorro a qualquer pessoa.
B) Não
importa a quem se pede ajuda.
C) Ao
precisar de ajuda, deve-se saber a quem pedir.
D) Nunca
se precisa de ajuda.
E) Ao ajudar, não se
deve cobrar.
03. Por
que o bêbado não atendeu ao pedido do coveiro?
A) Porque
ele não ouviu o seu pedido de socorro.
B) Porque
enterrar defunto era o seu ofício..
C) Porque
ele não estava em plena consciência dos seus atos.
D) Porque
ele queria brincar com o coveiro
E) Porque ele não era capaz de carregar o coveiro.
04. Ao
cair na cova, o coveiro
A) ficou
sem reação.
B) não
pediu socorro.
C)
recebeu ajuda imediata.
D) sempre
teve esperança.
E) se viu impotente.
05. Ao
dizer Alguém tirou a terra de cima de você, meu pobre mortinho!, o bêbado
A) achou
que o coveiro estava se divertindo.
B) sentiu
pena do coveiro por estar coberto de terra.
C) não
entendeu a sua situação.
D) )
tratou o coveiro com palavras indelicadas.
E) humilhou o coveiro.
06. Qual
característica não se observou no coveiro?
A)
Distraído.
B)
Trabalhador.
C)
Persistente.
D)
Apavorado.
E) Preguiçoso.
07.
Durante a noite, o coveiro
A) ouviu
bastantes vozes de pessoas.
B)
presenciou o barulho dos animais.
C) teve
ajuda de várias pessoas
D) sentiu
bastante frio.
E) saiu da cova.
08. Qual
das alternativas abaixo contém uma palavra separada INCORRETAMENTE?
A)
Co-vei-ro / pro-fis-são / o-fí-cio.
B)
De-ma-is / viu / con-se-gui-ri-a.
C)
Nin-guém / vei-o / fri-o.
D)
Na-tu-rais / dei-ta-do / pas-sos.
E) Ter-ra /coi-ta-do /al-guém.
09.
Analise as proposições abaixo.
I. Em
cansou de esbravejar..., a palavra cansou escreve-se com S, assim também se
escreve friesa.
II. Em
pois sua profissão..., a palavra profissão escreve-se com SS, assim também se
escreve missão.
III. Em
na distração do ofício que amava, a palavra distração escreve-se com Ç, assim
também se escreve
esperança.
Está
CORRETO o que se afirma em
A) todas. B) em
nenhuma. C) I e II, somente. D) II e III, somente. E) II,somente.
10. Qual
das palavras abaixo é acentuada por ser proparoxítona?
A) Ninguém. B)
Terrível. C) Bêbado. D) Alguém. E) Pôs-se.
Texto 02
para as questões de 11 e 12.
Por que o
carro anda?
Por que o
carro anda?
É
simples: porque
tem um
coração como você.
O motor é
o coração,
o sangue,
a gasolina,
e o
cérebro, você sabe,
o
motorista deve usar...
mas, às
vezes, onde está?
Gianni
Rodari
11. Ao
ler o texto 2, você percebe que o autor
A) faz
uma crítica ao carro.
B)
reclama dos carros.
C) afirma
que todo motorista usa o cérebro.
D) diz
que nem sempre o cérebro é utilizado pelo motorista.
E) que
todo motorista tem carro.
12.
Baseando-se no texto, você percebe que o autor
A) faz
uma comparação entre o homem e o carro.
B) afirma
que todo motor tem coração.
C)
considera todo motorista um ser responsável.
D)
explica que o carro anda porque tem roda.
E)
igualou o carro a um objeto qualquer.
ATIVIDADE
COMPLEMENTAR
Agora
é a sua vez: crie um novo final ao conto do coveiro, sendo bem criativo quanto
ao desfecho da história. Capriche!
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TURMA:
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