Série:
9º
ano
Carga
horária: Dois Períodos
Assunto:
Conhecimento
sobre preconceito linguístico.
Objetivos
● Compreender que algumas
etnias existentes no Rio Grande do Sul também sofrem um tipo de preconceito
menos visível;
●.Realizar debates sobre questões
aplicadas nos moldes da Prova Brasil.
Metodologia
- Atividades
motivacionais;
- Aula
dialogada;
- Interpretação
de imagens, vídeos e textos;
- Atividades
individuais;
- Produção
textual.
Recursos
Motivação
·
Questionamentos sobre algum tipo de
preconceito “na fala” que a turma já vivenciou.
Descrição
das atividades propostas
·
Serão recolhidas as questões do tema de casa,
referente à Prova Brasil. Questioná-los sobre como foi realizar tal tarefa, se
fizeram sozinhos, com a ajuda de alguém, se foi fácil ou difícil.
·
Será mostrado à turma alguns vídeos sobre pessoas
de origem alemã e italiana, provenientes de regiões dos estados do Rio Grande
do Sul e Santa Catarina, em que são perceptíveis os dialetos carregados com
elementos de tais etnias.
·
Após discussão sobre o que observaram, os
aspectos que já conheciam e os que para eles são novos, a turma receberá dois
textos contendo breves crônicas escritas no dialeto germânico e portadoras de
ironia.
● Será solicitado que após a
leitura, transcrevam em português e corretamente os textos para entregar. Nesse
sentido, poderá ser percebida a capacidade crítica de ir além do que a piada
propõe, a fim de pensar sobre as formas variadas de comunicação entre
comunidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário