Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Acadêmicos: Ananda Fidelles, Suzana Souza, Vanderléia Stefanello Data: 25/5/2015–Segunda-feira.


Série: 9º ano
Carga horária: Dois Períodos
Assunto: Conhecimento sobre preconceito linguístico.
Objetivos
    ● Compreender que algumas etnias existentes no Rio Grande do Sul também sofrem um tipo de preconceito menos visível;  
.Realizar debates sobre questões aplicadas nos moldes da Prova Brasil.
Metodologia
  • Atividades motivacionais;
  • Aula dialogada;
  • Interpretação de imagens, vídeos e textos;
  • Atividades individuais;
  • Produção textual.
Recursos
·         Notebook, projetor, vídeos e cópias.


Motivação
·         Questionamentos sobre algum tipo de preconceito “na fala” que a turma já vivenciou.

Descrição das atividades propostas
·         Serão recolhidas as questões do tema de casa, referente à Prova Brasil. Questioná-los sobre como foi realizar tal tarefa, se fizeram sozinhos, com a ajuda de alguém, se foi fácil ou difícil.
·         Será mostrado à turma alguns vídeos sobre pessoas de origem alemã e italiana, provenientes de regiões dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, em que são perceptíveis os dialetos carregados com elementos de tais etnias.
·         Após discussão sobre o que observaram, os aspectos que já conheciam e os que para eles são novos, a turma receberá dois textos contendo breves crônicas escritas no dialeto germânico e portadoras de ironia.

 ●    Será solicitado que após a leitura, transcrevam em português e corretamente os textos para entregar. Nesse sentido, poderá ser percebida a capacidade crítica de ir além do que a piada propõe, a fim de pensar sobre as formas variadas de comunicação entre comunidades.

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