Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

domingo, 11 de outubro de 2015


Escola Theóphilo Sauer - Turma: 161 - Professores bolsistas Vanderlei Linden, Denise Hack, Liana Lamarques.

Data: 28/09/2015
Carga horária: 2 períodos, das 9h30m às 11h30min.

Assunto: Conhecendo as músicas tradicionalistas, regionalistas e compositores do Rio Grande do Sul.

 Objetivos:
·        Conhecer a cultura gaúcha.
·        Trabalhar a diversidade da cultura gaúcha: o tradicionalismo, os costumes, as comidas típicas, os símbolos, as músicas, e a linguagem local;
·        A identidade do gaúcho retratada nas charges.

Metodologia:
Levaremos para a sala de aula músicas que falam a respeito do Rio Grande do Sul, e abordaremos o tipo de linguagem usado nas músicas, bem como interpretação das mesmas. Trabalharemos com interpretação e produção de texto com base nas imagens relacionadas às charges.

Recursos: 
- 02 músicas tradicionalistas gaúchas e 02 músicas de compositores gaúchos.
- Charges de jornal recortadas, relacionadas ao tradicionalismo e cotidiano gaúcho.
- Rádio e pendrive

ATIVIDADES PROPOSTAS:
Atividade 01:
Os alunos primeiramente escutarão as músicas selecionadas: tradicionalistas  e  rock  gaúcho .
Atividade 02:
Os alunos receberão cópias e trabalharão a interpretação de tais músicas e falarão sobre seu conhecimento sobre outros tipos de músicas de compositores do estado.
Atividade 03:
Os alunos receberão charges com temática gauchesca, para interpretar.

O rock nacional sempre esteve presente na vida dos jovens brasileiros, e as bandas daqui costumam marcar por muitos anos os seus fãs. 
Mas se tem um local que é um verdadeiro berço de bandas de rock, esse lugar é o Rio Grande do Sul. O rock gaúcho sempre teve  grandes nomes no seu cenário e cabe a nós lembrar dos melhores frutos que a terra da chula, do chimarrão e da bombacha nos deram.  Ex: Nenhum de Nós, Comunidade Ninjitsu, Engenheiros do Hawai, Fresno, Papas da Língua, Acústicos & Valvulados.

 

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário