Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Acadêmicos: Ananda Fidelles, Natan Donato e Suzana Souza. Data: 28/09/2015–Segunda-feira.


Série: 9º ano
Carga horária: Dois Períodos
Assunto: Charge, fenômeno humorístico, politicamente correto.
Objetivos
·          Conhecer e analisar textos de charges brasileiras.
·         Encontrar o foco humorístico em cada uma.
·         Aprender o conceito de “politicamente correto”

Metodologia
  • Apresentação do gênero charge.
  • Diálogo sobre suas características.

Recursos
Material impresso.


Motivação
Distribuição e leitura de charges do autor Iotti, da página Willtirando e da página Mentirinhas.

Descrição das atividades propostas
-Discussão sobre a presença do fenômeno humorístico presente nas tiras;
-Diálogo sobre a origem e as formas mais comuns de humor em nossa cultura;
-Análise de algumas tiras e do público ao qual ela faz a crítica.
           
Avaliação: Será feita a partir do envolvimento nos diálogos sobre o tema trazido, bem como sobre o que caracteriza as formas de humor que a turma mais aprecia.






Acadêmicos: Ananda Fidelles, Natan Donato e Suzana Souza.

Data: 05/10/2015–Segunda-feira.

Série: 9º ano

Carga horária: Dois Períodos

Assunto: Charge, fenômeno humorístico, politicamente correto.

Objetivos:
·         Dar continuidade ao tema trazido na aula anterior
·         Conhecer e analisar textos de charges brasileiras.
·         Encontrar o foco humorístico em cada uma.
·         Debater sobre o (s) conceito (s) de “politicamente correto”.

Metodologia
  • Conversa de retomada do assunto abordado recentemente
  • Diálogo sobre suas características;
  • Trabalhos em grupo de análise das tiras produzidas pelo autor com o qual mais se identificaram;

Recursos
Material impresso.

Motivação
Continuação da leitura e interpretação dos quadrinhos disponibilizados para estudo.

Descrição das atividades propostas
-Discussão sobre a presença do fenômeno humorístico nas tiras;
-Estabelecimento de conceituação construída com a turma sobre o “politicamente correto”.
-Questionamentos orais que conduzam a turma a perceber a característica de segregação que o humor causa.
-Lançamento de questões que exijam argumentação sobre o que consideram o limite entre o politicamente correto e a ofensa ou violência. Essa atividade deverá ser encaminhada em aula e concluída em casa para posterior retomada.


Avaliação: Será feita a partir dos diálogos e apontamentos críticos que a turma fizer sobre a produção textual que será realizada ao final da aula.

____________________________________________________________________


RADICCI


Nenhum comentário:

Postar um comentário