Série:
9º
ano
Carga
horária: Dois Períodos
Assunto:
Charge,
fenômeno humorístico, politicamente correto.
Objetivos
·
Conhecer e analisar textos de charges
brasileiras.
·
Encontrar o foco humorístico em cada uma.
·
Aprender o conceito de “politicamente
correto”
Metodologia
- Apresentação
do gênero charge.
- Diálogo
sobre suas características.
Recursos
Material
impresso.
Motivação
Distribuição
e leitura de charges do autor Iotti, da página Willtirando e da página
Mentirinhas.
Descrição
das atividades propostas
-Discussão sobre a presença
do fenômeno humorístico presente nas tiras;
-Diálogo sobre a origem e as
formas mais comuns de humor em nossa cultura;
-Análise de algumas tiras e
do público ao qual ela faz a crítica.
Avaliação:
Será
feita a partir do envolvimento nos diálogos sobre o tema trazido, bem como
sobre o que caracteriza as formas de humor que a turma mais aprecia.
Acadêmicos:
Ananda
Fidelles, Natan Donato e Suzana Souza.
Data:
05/10/2015–Segunda-feira.
Série:
9º
ano
Carga
horária: Dois Períodos
Assunto:
Charge,
fenômeno humorístico, politicamente correto.
Objetivos:
·
Dar continuidade ao tema trazido na aula
anterior
·
Conhecer e analisar textos de charges
brasileiras.
·
Encontrar o foco humorístico em cada uma.
·
Debater sobre o (s) conceito (s) de
“politicamente correto”.
Metodologia
- Conversa
de retomada do assunto abordado recentemente
- Diálogo
sobre suas características;
- Trabalhos
em grupo de análise das tiras produzidas pelo autor com o qual mais se
identificaram;
Recursos
Material impresso.
Motivação
Continuação da leitura e
interpretação dos quadrinhos disponibilizados para estudo.
Descrição
das atividades propostas
-Discussão sobre a presença
do fenômeno humorístico nas tiras;
-Estabelecimento de
conceituação construída com a turma sobre o “politicamente correto”.
-Questionamentos orais que
conduzam a turma a perceber a característica de segregação que o humor causa.
-Lançamento de questões que
exijam argumentação sobre o que consideram o limite entre o politicamente
correto e a ofensa ou violência. Essa atividade deverá ser encaminhada em aula
e concluída em casa para posterior retomada.
Avaliação:
Será
feita a partir dos diálogos e apontamentos críticos que a turma fizer sobre a
produção textual que será realizada ao final da aula.
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
RADICCI
Nenhum comentário:
Postar um comentário