Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Escola Municipal Theóphilo Sauer
Nomes: Liana Suelen Lamarques
Cátia Weber
Alessandra R. Oliveira
6º ano / turma 164

PLANO DE AULA
Carga horária: 2 períodos, das 15h10min às 17h.
Assunto: Leitura, produção textual e interpretação de texto.
Objetivos específicos: Conhecer novos gêneros textuais e desenvolver a capacidade de produção, com a finalidade de identificar e interpretar os gêneros.
Objetivos Gerais:
- Conhecer o gênero textual carta a fim de fazer o uso correto do gênero e suas características.
- Produzir uma carta argumentativa com a finalidade de aprende a expressar-se corretamente através do gênero.
- Interpretar os textos a fim de obter o entendimento do que a obra contem de implícito. 
Metodologia:
- Os alunos assistirão os vídeos das músicas A carta de Renato Russo e farão a leitura do poema Todas as cartas de amor de Fernando Pessoa (Álvaro de Campos), também o texto Como fazer uma carta.
- Após a leitura responderão as questões de interpretação.
- As professoras irão levar nomes de personalidades conhecidas e sortearão estes entre os alunos.
- Os alunos escreverão uma carta argumentativa para o personagem sorteado.
Recursos: Fotocópias da letra da música, A carta de Renato Russo, do poema, Todas as cartas de amor de Fernando Pessoa (Álvaro de Campos) e do texto, Como fazer uma carta, matérias de uso pessoal dos alunos, quadro e giz, retroprojetor para assistirem ao clipe da música.
Atividades propostas:
Atividade 01: Os alunos assistirão ao clipe da música A carta de Renato Russo e farão a leitura da letra.
A Carta

Escrevo-te estas mal traçadas linhas, meu amor
Porque veio a saudade visitar meu coração
Espero que desculpes os meus erros por favor
Nas frases desta carta 
que é uma prova de afeição
Talvez tu não a leias mas quem sabe até darás
Resposta imediata me chamando de meu bem
Porém o que me importa
é confessar-te uma vez mais
Não sei amar na vida mais ninguém

Tanto tempo faz,
que li no teu olhar
A vida cor-de-rosa que eu sonhava
E guardo a impressão
de que já vi passar
Um ano sem te ver,
um ano sem te amar
Ao me apaixonar,
por ti não reparei
Que tu tivestes só entusiasmo
E para terminar, amor assinarei
Do sempre, sempre teu...

https://www.youtube.com/watch?v=OCb5YtAG2Ps


           Atividade 02: A turma fará a leitura do texto Como fazer uma carta e as professoras a leitura do poema Todas as cartas de amor de Fernando Pessoa (Álvaro de Campos).
Todas as cartas de amor...
                                                                                    Fernando Pessoa
                                                                                    (Poesias de Álvaro de Campos)

Todas as cartas de amor são
Ridículas.
Não seriam cartas de amor se não fossem
Ridículas.

Também escrevi em meu tempo cartas de amor,
Como as outras,
Ridículas.

As cartas de amor, se há amor,
Têm de ser
Ridículas.

Mas, afinal,
Só as criaturas que nunca escreveram
Cartas de amor
É que são
Ridículas.

Quem me dera no tempo em que escrevia
Sem dar por isso
Cartas de amor
Ridículas.

A verdade é que hoje
As minhas memórias
Dessas cartas de amor
É que são
Ridículas.

(Todas as palavras esdrúxulas,
Como os sentimentos esdrúxulos,
São naturalmente
Ridículas.)

COMO FAZER UMA CARTA
Existem vários tipos de cartas, e pessoas diferentes para qual deve mandá-las, cartas de amor, de familiares que moram muito longe, ou se alguém é parabenizando por seu aniversário. A carta ao ser escrita deve ser primeiramente bem analisada em termos de língua portuguesa, ou seja, deve-se observar a concordância, a pontuação e a maneira de escrever com início, meio e então o fim, contendo também um cabeçalho e se for uma carta formal, deve conter pronomes de tratamento (Senhor, Senhora, V. Exª e etc.) e como   finalização a carta deve conter somente um cumprimento formal (grato, beijos, abraços, adeus e etc.).
Depois de todos esses itens terem sido colocados na carta à mesma deverá ser colocado em um envelope para ser enviado ao destinatário. Na parte de trás e superior do envelope deve-se conter alguns dados muito importantes tais como: Nome do destinatário, endereço (rua, bairro e cidade) e por fim o CEP.
Já o remetente (quem vai enviar a carta), também deve inserir na carta os mesmos dados que o do destinatário, que devem ser escritos na parte da frente do envelope. E por fim deve ser colocado no envelope um selo que serve para que a carta seja levada à pessoa mencionada.
Exemplo de uma carta:
Cabeçalho: cidade, data, mês e ano.
Conteúdo: o texto da carta com começo, meio e fim.
Saudações: finalização da carta.
No envelope deve conter: 
Atrás do envelope – lado com aba
Remetente:
Nome completo:
Rua – número-bairro: (não obrigatório)
Cidade – Estado:
CEP:

CARTA PESSOAL
As cartas pessoais não seguem um modelo pronto. Nelas, o texto reflete as intenções do remente ao destinatário. Escrevemos uma carta pessoal quando queremos nos comunicar com alguém próximo de nós, como amigos e familiares. A coerência textual é recomendável como forma de clareza à mensagem enviada.
Quando enviadas pelo correio físico - em papel – esse tipo de carta exibe no topo a data em que foi escrita (saudação inicial) e o selo da empresa a data do despacho.
Enviada por e-mail, a carta pessoal já traz no topo a data em detalhes, inclusive o horário de envio. E o corpo do texto é inserido no espaço padrão do programa onde é escrito. Os programas também facilitam o armazenamento da mensagem.
CARTA ARGUMENTATIVA
A carta argumentativa é destinada a um receptor específico, têm como objetivo a persuasão, convencer de algo.
A carta argumentativa é composta pela saudação inicial, introdução, desenvolvimento, conclusão e despedida.
CARTA AO LEITOR
As cartas do leitor são enviadas, em geral, para jornais e revistas como maneira de conferir apoio ou demonstrar insatisfação com o material veiculado, seja ele informativo ou publicitário. Não existe um modelo específico para as cartas de leitores e há veículos que publicam trechos ou a íntegra, conforme a repercussão do assunto.
Com o aumento da leitura pela Internet, jornais e revistas eletrônicas direcionam espaço específico no projeto gráfico para comportar as cartas do leitor. Alguns, contudo, informam a moderação, que consiste na publicação de material que não ofenda a coletividade, como palavras de baixo calão e ataques a grupos ou pessoas específicas.
CARTA ABERTA
A carta aberta está entre os principais instrumentos de participação política. É uma maneira de demonstrar de forma clara um problema, assunto ou tema de interesse coletivo.
Como gênero textual, obedece os critérios do texto argumentativo, mas tem caráter mais amplo que a carta argumentativa porque é destinada à coletividade. O remetente também não é individual, podendo ser um grupo de pessoas, representantes, sindicatos ou associações.

         Atividade 03: Os alunos responderão as questões de interpretação de cada texto.
            Sobre o texto 01:
a)                  Que tipo de carta o eu-lírico descreve?
b)                 O que ele quis passar para o leitor dizendo “todas as cartas de amor são ridículas”?
c)                  Qual o significado da palavra esdrúxula? Qual o sentido que o eu-lírico quis dar ao poema ao usar essa palavra?
d)                 Você concorda com a opinião do autor? Explique-se:
Sobre o texto 02:
e)                 Que tipo de sentimentos nos passa a música?
f)                   O que o compositor tenta alcançar com as palavras descritas na música?
g)                  O que o compositor quer passar ao ouvinte ao terminar a música com a frase “Do sempre, sempre teu...”
h)                 O que o autor quis dizer na frase “Tanto tempo faz, que li no teu olhar?
Sobre o texto 03:
i)                    Descreva o passo a passo que deve conter no preenchimento de uma carta:
j)                   Cite as características que uma carta pessoal deve ter e para quem ela é escrita:
k)                  Qual é o objetivo principal de uma carta argumentativa?
l)                    A carta ao leitor ao leitor é utilizada para que fins?
m)               A carta aberta é usada para que?
            Atividade 04: As professoras conversarão com os alunos sobre as características do gênero carta e sortearão entre os alunos nomes de personagens famosos.
           Atividade 05: Os alunos escreverão uma carta argumentativa para o personagem que for sorteado.
n)      Escreva uma carta argumentativa para o personagem que for sorteado:
(A carta deve conter as características especificas do gênero e ao preencher o envelope siga o passo a passo destacado no texto 03).   


Nenhum comentário:

Postar um comentário