Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Escola Municipal Theóphilo Sauer
Nomes: Liana Suelen Lamarques
Cátia Weber
Alessandra R. Oliveira
6º ano / turma 164.

PLANO DE AULA
Objetivos gerais:  Desenvolver a interpretação textual através de assuntos do cotidiano como a cidadania, a fim de aprimorar o conhecimento desenvolvido em outras aulas e capacitar para a convivência e trabalho em grupo.
Objetivos específicos:
- Interpretar os textos a fim de desenvolver entendimento sobre o assunto abordado.
-  Criar um perfil de um Super Herói, salientando as qualidades apresentadas pelos Super Heróis conhecidos, a fim de conhecer e desenvolver tais qualidades no dia a dia.
- Produzir uma “Liga”, que irá ajudar na preservação e organização da escola, com a finalidade de conscientizar-se sobre os benefícios que terão em serem bons cidadãos.
Metodologia:
- Os alunos farão a leitura dos textos O verdadeiro herói e 10 qualidades de um Super herói.
- Responderão as questões de interpretação individualmente.
- Criarão um Super Herói, deverá conter, características pessoais, poderes, fraquezas e objetivos.
- Em grupo os alunos formarão uma “Liga” para combater as carências e necessidades existentes na escola.
Recursos: Quadro, giz, material de uso pessoal dos alunos, cópias dos textos O verdadeiro herói e 10 qualidades de um Super herói.
Atividades propostas:
Atividade 01: Os alunos farão a leitura dos textos.
O verdadeiro herói
A figura do herói está sempre ligada à necessidade que cada pessoa possui de ser ou realizar algo. Na verdade, todo herói surge como uma forma de "esperança" àquilo que achamos impossível de se concretizar em nosso mundo real.
Os super-heróis surgem na sociedade capitalista contemporânea, pois esta proporciona condições para sua existência através do alcance das redes de televisão, ou ainda, através da produção em massa de revistas em quadrinhos, bem como um mercado consumidor.
A inserção cada vez mais notória de indivíduos em instituições burocráticas e o domínio do mercado na vida da sociedade capitalista propiciaram uma necessidade de sentir algo imaginário, que livrasse ou amenizasse a prisão que se tornou a vida capitalista e, conquistasse uma liberdade, ainda que imaginária, para compensar a falta de liberdade real.
É bem verdade que todo herói está ligado a uma ideologia. Sempre quando é necessário levantar a autoestima de um determinado grupo ou sociedade e não o tem como fazer por meios concretos, usa-se a figura de um "herói" perfeito, onde todos podem projetar suas expectativas. Como por exemplo, o Super-Homem, que simboliza o "homem-livre" norte-americano. Outro exemplo é o Capitão América que surgiu durante a Segunda Guerra Mundial. Ele foi responsável por inúmeras vitórias, sua personalidade é marcada pelo "espírito de liderança" e "bom senso", é expressão de ideologia norte-americana segundo a qual os Estados Unidos têm papel de “líder mundial".
Contudo, o verdadeiro herói é aquele que mesmo não dotado de "superpoderes", consegue ainda, driblar as crises econômicas, financeiras, políticas e sociais de seu país sem perder a esperança. Esse herói sim deve ser homenageado e aplaudido de pé sempre que entrar em cena. Todo o cidadão que faz o bem, que se esforça em manter o ambiente em que vive limpo, organizado e agradável para o convívio com outros, tem características de Super herói. O pai que trabalha o dia todo para sustentar a sua família, a mãe que cuida de seus filhos e mantem o bem estar dos familiares, esses também são heróis. Todos podemos ser heróis, pois ser um herói é fazer necessário para o bom convívio, segurança e felicidade de todos. 


               10 QUALIDADES DE UM SUPER HERÓI!!

1. Os super-heróis nunca desistem. Como o Batman, você precisa insistir até o último suspiro. Os desafios são superados quando você se compromete de corpo e alma à persistência sem fim.

2. Os super-heróis sempre cumprem a tarefa. Se você não salva a garota da casa que está pegando fogo, não tem justificativa. Não existem motivos, somente resultados. Ou você salva o mundo ou não.

3. Os super-heróis são os melhores naquilo que fazem. O Flash é o mais rápido, e todos sabem disso. Se você é desenvolvedor, então você é o melhor do mundo, e todos na sua equipe sabem disso. Deixe que o talento floresça nas áreas em que aqueles superpoderes são mais necessários.

4. Os super-heróis têm objetivos muito claros. O Capitão Marvel pode ser meio atrapalhado, mas sabe qual é seu propósito. Os startups morrem quando não têm missões claras.

5. Os super-heróis não são perfeitos. Eles têm falhas, assim como todos os membros do seu time.
O objetivo não é a perfeição, mas sim a busca por ela.

6. Os super-heróis não buscam a glória – mas a alcançam de qualquer maneira. Não fazem nada porque querem atenção, mas se você fizer o certo, conseguirá atenção de qualquer forma.

7. Os super-heróis ajudam uns aos outros. Eles ajudam a resolver os problemas das pessoas. As startups devem ser obcecadas com a maneira como vão ajudar clientes a solucionar problemas. (startups: empresa que tem como objetivo ajudar seus clientes a resolverem problemas).

8. Os super-heróis podem realizar seus feitos sozinhos, mas são mais poderosos em grupo. Montar o seu próprio time de super-heróis – com respeito mútuo, lealdade e camaradagem – é vital.

9. Os super-heróis obtêm força do seu caráter. Não importa o quão “super” você ache que é, a sua força vem do seu caráter, não do seu talento. Seja corajoso, respeitoso, honrado e altruísta.

10. Os super-heróis podem realizar façanhas enormes. O esforço para começar uma barraca de limonada ou para mudar o mundo é o mesmo. A sua meta não é desenvolver um produto ou conseguir audiência; é alcançar a maior façanha do mundo. Faça o produto, salve o mundo.


Atividade 02: Os alunos responderão as questões de interpretação.
Responda as questões:

1-Qual é o papel exercido pelos super-heróis das HQ’s?
2-Em quais situações os super-heróis são necessários nas HQ’s?
3-Levando em consideração o fato de que para ser um super-herói não é necessário ter super poderes. O que é preciso realmente ter ou fazer, para ser considerado um super-herói?
4-Quais são os reais problemas da cidade e do estado em que você vive?
5-Você conhece ou já ouviu falar de alguém considerado um verdadeiro super-herói fora da ficção? Quem seria essa pessoa? Quais atitudes o ternam um “super herói
6-Se você pudesse escolher um super poder, qual você escolheria e qual o motivo da escolha?
7-Qual seria sua primeira atitude (como ajudaria a sua cidade) como um super-herói da vida real? Explique como e por que.
 8-Baseado nas características apresentadas nos textos, crie um perfil para um super herói, este deve ter:
Nome:
Características pessoais:
Objetivo/missão:
 Quais problemas da escola esse Super herói resolverá, como:­­­­­­­­­­­­­­

Atividade 03: A turma formará grupos para criarem uma “Liga” de combate aos problemas existentes na escola.
9-Formem grupos de 3 ou 4 pessoas e formem uma “Liga”, os componentes devem ter características diferentes, mas objetivos semelhantes. A “Liga” será criada para proteger e cuidar das necessidades existentes na escola.
Nome dos componentes da “Liga”.
1-
2-
3-
4-
Objetivo da “Liga”:
Quais problemas existentes na escola os componentes da “Liga” irão resolver?

Como resolverão os problemas existentes na escola?


Nenhum comentário:

Postar um comentário