Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

domingo, 1 de outubro de 2017

Planejamento com alunos do Colégio Theóphilo Sauer
Acadêmicos bolsistas: Liana Lamarques e Vanderlei Linden

Plano de aula 1 – 7ºano

Data: 14/09/2017
Carga horária: 2 períodos, das 15 às 17h.

Assunto: Dinâmica de integração, questões de abordagem pessoal, produção textual.
Objetivos:
·         Conhecer os alunos a fim de integrar a turma e criar um vínculo entre alunos e professores através da dinâmica de integração e questões de auto- conhecimento.
·         Incentivar a leitura e a produção textual com a finalidade de avaliar as reais condições cognitivas e didáticas da turma.

Metodologia : Os alunos e professores farão uma dinâmica com um barbante e questões para conhecerem-se melhor, os alunos deverão analisar algumas tirinhas retiradas da internet e deverão criar uma produção textual baseando-se no assunto abordado na tirinha.

Recursos: Folhas para produção textual, quadro, giz, barbante, uma caixa com perguntas, tirinhas impressas e material dos alunos.
 
Atividades propostas:

Atividade 01: Os alunos serão convidados a formarem um círculo, um dos professores começa a dinâmica retirando uma questão da caixa escolherá um dos alunos e jogará um rolo de barbante, cada aluno que receber o barbante terá que dizer seu nome e responder a questão, e depois de responder retira uma pergunta para outro colega responder e assim sucessivamente até toda a turma se apresentar e responder uma questão, no final a turma toda fica interligada pelo barbante e os professores salientam a importância da união entre os alunos.

- Qual é o seu nome, idade e o que você mais gosta de fazer?
- Qual é o seu nome, idade e do que você não gosta?
- Qual é o seu nome, idade e o que você costuma ler?
- Qual é o seu nome, idade e para quem você costuma contar seus segredos?
- Qual é o seu nome, idade e que tipo de música você gosta de escutar?
- Qual é o seu nome, idade e qual é sua matéria preferida?
- Qual é o seu nome, idade e quem é seu(a) melhor amigo(a)?
- Qual é o seu nome, idade e como é seu relacionamento com seus pais?
- Qual é o seu nome, idade e como você se define?
- Qual é o seu nome, idade e o que você pretende fazer para ter um futuro melhor?
- Qual é o seu nome, idade e o que você acha que deve ser feito para a situação do Brasil melhorar?
- Qual é o seu nome, idade e como você se sente quando é contrariado?
- Qual é o seu nome, idade e como você se sente quando faz algo errado?
- Qual é o seu nome, idade e por que você acha que deve estar presente nas aulas?
- Qual é o seu nome, idade e por que você acha que deve aprender a língua portuguesa?


Atividades 02: Os alunos escolherão as tirinhas e deverão criar sua produção textual com o assunto da tirinha escolhida.











Nenhum comentário:

Postar um comentário