Planejamento com alunos do Colégio Theóphilo Sauer
Acadêmicos bolsistas: Liana Lamarques e Vanderlei Linden
Plano
de aula 2 – 7ºano
Data: 21/09/2017 e 28/09/2017
Carga horária: 4 períodos, das 15 às 17h.
Assunto: Leitura e interpretação de texto.
Objetivos:· Conhecer a narrativa “O Pequeno Príncipe” a fim de promover a leitura interativa.
· Interpretar a narrativa “O Pequeno Príncipe” para o desenvolvimento de novos gêneros textuais a partir do entendimento da obra.
· Conhecer os diferentes gêneros textuais para capacitarem-se para o desenvolvimento de HQ’s baseados na obra “O Pequeno Príncipe”
Metodologia : Os professores trarão obras e adaptações das mesmas em HQ, mangás e outros, fazendo uma interação entre os alunos a fim de identificarem as características dos quadrinhos e meios de desenvolverem uma adaptação, em seguida os alunos lerão a obra “O Pequeno Príncipe” e responderão questões de interpretação, logo após analisarão ás características das Histórias em quadrinhos, Mangás e Cartoons.
Recursos: Quadro, giz, livros e quadrinhos, texto impresso e material dos alunos.
Atividades propostas:
Atividade
01: Os alunos
serão convidados para analisarem obras literárias e suas adaptações.Atividades 02: Será lida e discutida pela turma e professores a obra “O Pequeno Príncipe”.
Atividade 03: Os alunos responderão ás questões de interpretação sobre a obra “O Pequeno Príncipe”.
1) Interprete as frases da obra e explique o significado com suas palavras:
-“Tu te torna eternamente responsável
por aquilo que cativa”.
- “As pessoas são solitárias porque
constroem muros ao invés de pontes”.
- “A gente corre o risco de chorar um
pouco quando se deixa cativar”.
- “É bem mais fácil julgar a si mesmo
que julgar os outros”.
- “Todas as pessoas grandes foram um
dia crianças – mas poucas se lembram disso”.
- “É preciso exigir de cada um o que
cada um pode dar”.
- “Quando a gente anda sempre em
frente, não pode ir muito longe”.
- “É loucura odiar todas as rosas
porque uma me espetou”.
- “Só se vê bem com o coração, o
essencial é invisível aos olhos”.
Atividade
04: Os discentes
distribuirão resumos das características dos HQ’s, Mangás e Cartoons para os
grupos preestabelecidos na aula anterior, e apresentarão aos colegas as
características em que serão feitos suas adaptações para o Projeto de Gêneros
que está sendo desenvolvido.
CARACTERÍSTICAS
HQ’s.
Ao falarmos sobre histórias em quadrinhos, lembramos
daquelas fantásticas e divertidas trazidas pelos gibis, não é verdade?Elas compõem o quadro dos chamados textos narrativos, onde a história se passa com diferentes tipos de personagens, ocorridas em determinado local, durante certo espaço de tempo.
Geralmente, o objetivo maior é o entretenimento com forma de divertir, causar o humor.
Elas possuem características específicas. Vamos conhecê-las?
*O diálogo entre os personagens aparece através de balões, sendo que eles variam muito de formato, como por exemplo, linhas contínuas, interrompidas (fala sussurrada), ziguezagueadas (demonstrando um grito, um som de rádio ou televisão), ou em forma de nuvem (simbolizando o pensamento dos personagens).
* Os sinais de pontuação são variados, reforçando a voz dos personagens e indicando o modo como eles revelam seus sentimentos, como raiva, espanto, alegria, tristeza.
* Há também a presença das onomatopeias, causando certa animação à história, por meio de sons produzidos por pessoas (zzz, para o sono, rrr, para o rosnado de um cão, entre outros), e por ambientes (crash, para a batida de um carro ou buuum para representar uma explosão).
CARACTERÍSTICAS CARTOONS
*São compostas por uma linguagem verbal e uma não verbal, fazendo uma associação entre imagens e palavras, procurando facilitar o entendimento do leitor.
*São compostas por uma linguagem verbal e uma não verbal, fazendo uma associação entre imagens e palavras, procurando facilitar o entendimento do leitor.
O termo cartum é uma
forma aportuguesada do termo inglês cartoon (cartão)
e que tem origem na palavra italiana cartone. Se utiliza de elementos da
história em quadrinhos,
como balões, cenas e as onomatopeias.
A aplicação do termo
ocorreu pela primeira vez em 1840, pela revista Punch. A
publicação divulgou uma série de cartuns em uma paródia aos frescos do Palácio
de Westminster. Os desenhos foram adaptados em sátira aos acontecimentos da
política econômica da época.
Por meio do cartum, o
veículo expõe a opinião, e ponto de vista em um desenho que pode, ou não, ser
acompanhado de legenda. Também pode ser considerado uma forma de levar ao
público leitor, de maneira diferenciada e rápida, o debate sobre os mais
variados temas da atualidade.
Cartum
é um recurso jornalístico, como o do Pasquim, de Ziraldo
Esse tipo de gênero
jornalístico empresta das artes plásticas os elementos necessários para a
apresentação ágil da mensagem transmitida pelo interlocutor. O grafismo, se
utilizando do humor, satiriza situações, momentos e pessoas.
Características
·
Gênero textual constituído de linguagem não-verbal;
·
Sátira;
·
Humor;
·
Ironia;
·
Cômico;
·
Flexibilidade;
·
Associação da linguagem verbal ao desenho expressivo;
·
Imagens atemporais;
·
Entrelaça palavras, imagens e sentido.
Nas artes plásticas, o
cartum é considerado uma arte
estética gráfica. No jornalismo é um aporte de informação,
que como o editorial,
expressa particularidades do veículo difusor. É um gênero textual constituído
de linguagem não verbal.
Embora se utilize da
estética gráfica, se utiliza da linguística ao recorrer à associação do desenho
à escrita. Na imprensa, também é aplicado um sub-gênero, que é o cartum de
situação da atualidade, que se apropria, além da estética gráfica, da filosofia
sócio-política.
No cotidiano
jornalístico, o cartum apresenta ao leitor referências de mundo semelhantes ao
dele. É embasado em crítica cultural e ética, expondo os personagens alvo,
revelando suas particularidades, singularidades, posições sociais e políticas.
CARACTERÍSTICAS DO MANGÁ
A ordem de leitura dos
quadrinhos japoneses é diferente daquela que estamos acostumados. Uma HQ
japonesa começa onde seria o fim de uma publicação ocidental. Além disso, o texto é
disposto da direita para
a esquerda.
O estilo
de traço também difere dos gibis de
outros país. Os personagens dos quadrinhos japoneses sempre tem olhos grandes e
corpos esguios.
Outra característica peculiar dos
mangás é que primeiramente eles são publicados em capítulos em revistas que
parecem verdadeiros almanaques que
reúnem várias histórias de diversos autores. Os mangás que se destacam têm,
posteriormente, seus episódios reunidos em volumes próprios de mais ou
menos 200 páginas cada.
Isso permite aos autores criar histórias mais longas e aprofundadas e sempre
com começo, meio e fim.
A
disposição dos quadrinhos em uma página de mangá também é consideravelmente
diferente daquela que se costuma a se ver em um “comic” americano.
Nos gibis de heróis da Terra
do Tio Sam costuma-se a ter três ou quatro fileiras de
quadros por páginas. Como os mangakás,
os autores de gibis japoneses, dispõem de um espaço maior para contar sua
história, eles podem empregar um número menor de quadrinhos se comparado aos
americanos – não é incomum, por exemplo, ver páginas até mesmo em branco ou com
uma única imagem estourada. Esse subterfúgio ajuda a acelerar a narrativa,
dando aos mangás uma dinâmica que se aproxima a cinematográfica.
Outra
característica das HQs
nipônicas sempre presente é o fato de serem produzidas em preto-e-branco e
publicadas em papel jornal. Isso torna o produto mais barato e acessível à
todos os tipos de
leitores – desde crianças à executivos,
de estudantes à donas de casa.
Nos mangás não
há limites para a imaginação. Acompanhar uma HQ japonesa é uma experiência
única. É mergulhar em um mundo próprio, cheio de ação, aventura, drama, heróis, heroínas, criaturas mágicas e
muita, muita diversão.
TIPOS DE BALÕES
Há vários tipos de balões nas histórias em quadrinhos.
Os balões contém a fala ou o pensamento das personagens.
O formato de cada um deles indica quem fala e de que forma fala,
certo? Além disso, vimos também que são usadas onomatopéias para
traduzir em forma de palavra os sons da história (som de trovão, de
abelha, de choro, de soluço…) .
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