Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

segunda-feira, 2 de outubro de 2017


 


Professores: Cátia Weber e Gilmar Matias
Nome: .............................................................................             
Data: 15 de agosto de 2017- Terça-feira.
Turma: 1º ano do Ensino Médio                 Carga horária: 2 períodos
Tema: Sentimentos
         
OBJETIVOS
Analisar a crônica História dos sentimentos, da cronista Lya Luft, a fim de refletir sobre a importância dos bons sentimentos para um melhor convívio em sociedade e desenvolver através das atividades de interpretação textual um melhor entendimento sobre o texto.
METODOLOGIA
Na aula em que realizamos a observação, a professora titular fez uma atividade de motivação solicitando para que os alunos falassem sobre alguns sentimentos e muitos deles, tiveram dificuldades de se expressar, por esse motivo nosso planejamento retomará o assunto dos sentimentos  com uma  nova abordagem ,com o intuito de que  os alunos participem ativamente das atividades.

 

MOTIVAÇÃO E PRÉ-LEITURA
Os professores entregaram para os alunos duas plaquinhas, uma com a palavra NÃO e a outra com a palavra SIM, em seguida será feito algumas perguntas para os alunos e eles responderão levantando a placa escolhida.
1)        Você considera-se uma pessoa acomodada? (   )SIM  (  )NÃO
2)        Você colabora com o bem estar das pessoas com as quais convive? (   )SIM  (   )NÃO
3)        Você costuma jogar todos os lixos nas lixeiras, inclusive os papéis de balas? (   )SIM  (   )NÃO
4)        Quando você vê alguém furar uma fila, você acha incorreta esta atitude?(  )SIM (  )NÃO
5)        Você se preocupa com o meio ambiente?(   )SIM (   )NÃO
6)        Você cumpre regras?(   )SIM (   )NÃO
7)        Quando você vê um cachorro abandonado na rua, você sente compaixão?(   )SIM (   )NÃO
8)        Você é contra o racismo?(   )SIM (   )NÃO
9)        Você é ouvido quando quer expor suas ideias?(   )SIM (   )NÃO
10)    Você aceita ouvir as ideias do próximo?(   )SIM (   )NÃO

Resultado: Se a maioria das respostas foi SIM, Parabéns, você é uma pessoa consciente de suas atitudes e sabe conviver em sociedade, já se a maioria das repostas forem NÃO, melhor você rever seus conceitos.

LEITURA-DESCOBERTA

 

 

A HISTÓRIA DOS SENTIMENTOS

LYA LUFT

Os Sentimentos Humanos certo dia reuniram-se para brincar. Depois que o Tédio bocejou três vezes porque a Indecisão não chegava à conclusão nenhuma e a Desconfiança estava tomando conta, a Loucura propôs que brincassem de esconde-esconde. A Curiosidade quis saber todos os detalhes do jogo, e a Intriga começou a cochichar com os outros que certamente alguém ali iria trapacear.
Entusiasmo saltou de contentamento e convenceu a Dúvida e a Apatia, ainda sentadas num canto, a entrarem no jogo. A Verdade achou que isso de esconder não estava com nada, a Arrogância fez cara de desdém, pois a ideia não tinha sido dela, e o Medo preferiu não se arriscar: "Ah, gente, vamos deixar tudo como está", e como sempre perdeu a oportunidade de ser feliz. 
A primeira a se esconder foi a Preguiça, deixando-se cair no chão atrás de uma pedra, ali mesmo onde estava. O Otimismo escondeu-se no arco-íris, e a Inveja se ocultou junto com a Hipocrisia, que sorrindo fingidamente atrás de uma árvore estava odiando tudo aquilo. 
Generosidade quase não conseguia se esconder porque era grande e ainda queria abrigar meio mundo, a Culpa ficou paralisada, pois já estava mais do que escondida em si mesma, a Sensualidade se estendeu ao sol num lugar bonito e secreto para saborear o que a vida lhe oferecia, porque não era nem boba nem fingida; o Egoísmo achou um lugar perfeito onde não cabia ninguém mais. 
Mentira disse para a Inocência que ia se esconder no fundo do oceano, onde a inocente acabou afogada, a Paixão meteu-se na cratera de um vulcão ativo, e o Esquecimento já nem sabia o que estavam fazendo ali.
Depois de contar até 99 a Loucura começou a procurar. Achou um, achou outro, mas ao remexer num arbusto espesso ouviu um gemido: era o Amor, com os olhos furados pelos espinhos. 
Loucura o tomou pelo braço e seguiu com ele, espalhando a beleza pelo mundo, desde então o Amor é cego e a Loucura o acompanha. 
Juntos fazem a vida valer a pena - mas isso não é coisa para os medrosos nem os apáticos, que perdem a felicidade no matagal dos preconceitos, onde rosnam os deuses melancólicos da acomodação. 

Elabore respostas completas às questões que seguem:
1.       Segundo o texto, qual é o sentimento que nos faz perder muitas coisas boas que a vida pode nos proporcionar? Por quê?
2.       Quais foram os adjetivos que a Sensualidade disse não pertencer a ela?
3.       Reescreva o último parágrafo com suas palavras:
4.       Na história de sua vida, com qual sentimento você se identifica? Justifique sua escolha.
5.       Analise o trecho “A Loucura o tomou pelo braço e seguiu com ele”, assinale a alternativa que de acordo com o texto caracteriza a loucura:
(   ) fingida
(   ) generosa
(   ) preguiçosa
(   ) apática
6.       Marque V para verdadeiro e F para falso:
(   )Hipocrisia é sinônimo de dissimulação.
(   ) Tédio é antônimo de alegria.
(   ) Desconfiança é sinônimo de confiança.
(   ) Apatia é a característica uma pessoa desinteressada e desanimada.
(   ) Arrogância é o ato de quem se acha superior ao outro.
(   ) Entusiasmo é característica de uma pessoa desanimada.
7.       No penúltimo parágrafo o pronome ele retoma qual referente do texto?

PÓS-LEITURA
Escolha um sentimento e reproduza-o através de um desenho, símbolo ou emoji.

Nenhum comentário:

Postar um comentário