Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Atividades de diagnóstico / Produção textual inicial a partir do texto "O Coveiro"

                     
VOCÊ VAI PARTICIPAR DE UMA PESQUISA DE OPINIÃO

Ao longo deste ano, realizaremos muitas atividades juntos e, para termos um maior conhecimento sobre vocês, gostaríamos de realizar uma pesquisa. É muito importante contar com a colaboração de turma, pois assim poderemos realizar atividades de acordo com seus interesses e preferências. Pode ser? Obrigado!
Professores pibidianos: Elemar e Janaína.

Vamos começar? Capriche!

1)      Na escola gostamos de avaliar e sermos avaliados, ou seja, dar e receber pareceres e/ou notas. Vamos fazer isso? Dê uma nota para cada disciplina/matéria que você tem. Lembre-se que só pode ser de 5 a 10, sendo cinco regular e dez excelente.

a)      (  ) Português;
b)      (  ) Matemática;
c)      (  ) História;
d)     (  ) Geografia;
e)      (  ) Ciência;
f)       (  ) Educação física;
g)      (  ) Ensino religioso;
h)      (  ) Língua estrangeira;
i)        (  ) Educação artística
j)        (  ) Outra.


2)       Marque apenas três alternativas. Dentro da escola, quais atividades você mais gosta?

a)             (  ) Teatro;
b)            Descrição: http://envolverde.com.br/portal/wp-content/uploads/2011/10/137.jpg(  ) Produção textual;
c)             (  ) Trabalho em grupo;
d)            (  ) Leitura e interpretação de texto;
e)             (  ) Sarau – leitura de poemas e músicas;
f)             (  ) Exercícios de gramática;
g)            (  ) Trabalho de pesquisa;
h)            (  ) Prova com consulta;
i)              (  ) Realização de trabalhos sobre filmes;
j)              (  ) Trabalho de artes;
k)            (  ) Realização de trabalhos sobre livros;
l)              (  ) Aulas teóricas.
m)          (  ) Outros




3)      Descrição: http://www1.prometheanplanet.com/pt/upload/img_400/Sala_de_aula.jpgMarque apenas três alternativas. Quais são os recursos (materiais de apoio) utilizados em aula que você mais gosta?

a)      (  ) Vídeo
b)      (  ) Retroprojetor
c)      (  ) Música
d)     (  ) Livros didáticos
e)      (  ) Obras literárias
f)       (  ) Informática
g)      (  ) Textos impressos
h)      (  ) Jogos didáticos
i)  (  ) Mapas e tabelas
j) (  )Outros

4)      Marque apenas três alternativas. Quais são seus gêneros/estilos musicais preferidos?

a)      (  ) Axé
b)      (  ) Ciranda
c)      (  ) Fandango
d)      (  ) Forró
e)      (  ) Frevo
f)       (  ) Funk
g)      (  ) Gospel
h)      (  ) Lambada
i)        (  ) Maracatu
j)        (  ) Maracatu
k)      (  ) Marchinha de Carnaval
l)        (  ) Moda de viola
m)    (  ) Pagode
n)      (  ) Quadrilha
o)      (  ) Rancheira
p)      (  ) Reggae
q)      (  ) Rock
r)       (  ) Samba
s)       (  ) Sertaneja
t)        (  ) Vanerão
u)      (  ) Outros


5)      Marque apenas três alternativas. Quais são os seus seriados favoritos?
a)      (  ) CSI
b)      (  ) Hanna Montana
c)      (  ) Chaves
d)     (  ) Todo mundo odeia o Chris
e)      (  ) Dose dupla
f)       (  ) Os Simpsons
g)      (  ) Era uma vez
h)      (  ) Outros
6)      Marque apenas três alternativas. Quais são seus programas de televisão favoritos?
a)      Descrição: http://www.billyhoward.tv/images/tv.png(  ) Novelas
b)      (  ) Filmes
c)      (  ) Seriados
d)     (  ) Desenhos
e)      (  ) Noticiários
f)       (  ) Esportes
g)      (  ) Programas de Humor
h)      (  ) Programas de auditório
i)        (  ) Outros.
7)      Marque apenas três alternativas. Quais são os jogos que você mais gosta?
a)      (  ) Computador
b)      (  ) videogame
c)      (  ) Celular
d)     (  ) futebol
e)      (  ) Vôlei
f)       (  ) Basquete
g)      (  ) Cartas
h)      (  ) Jogos de mesa
i)        (  ) Outros
8)      Marque apenas três alternativas. Você utiliza a internet para:
a)      (  ) Jogar
b)      (  ) Estudar
c)      (  ) Ver filmes
d)     (  ) Ouvir e/ou baixar músicas
e)      (  ) Pesquisa/estudar
f)       (  ) Acessar redes sociais
g)      (  ) Outros
9)      Marque apenas três alternativas. Quais são os gêneros (tipos) textuais que você mais gosta?
a)      (  ) Contos de terror
b)      (  ) Contos de mistério
c)      (  ) Poemas
d)     (  ) Histórias em quadrinho, tiras e charges
e)      (  ) Crônicas
f)       (  ) Contos de fada
g)      (  ) Romances
h)      (  ) Fábulas
i)        (  ) Outros
10)    Marque apenas uma alternativa. Para encerrar, o que você acha de darmos uma nota para a nossa escola? Mas deves ser muito sincero (a). Pense em tudo (qualidade da educação, estrutura da escola, motivação dos professores, apoio da direção, o envolvimento dos pais, etc). Dê uma nota de 5 a 10, sendo cinco regular e dez excelente.
a)      (  ) 5
b)      (  ) 6
c)      (  ) 7
d)     (  ) 8
e)      (  ) 9
f)       (  ) 10


MUITO OBRIGADO PELA TUA CONTRIBUIÇÃO! UM ABRAÇÃO DE VERDADE!                      pibid-verde-azul-capes2.png                                     


Escola Estagiada: Escola Municipal de Ensino fundamental I, II e Médio Theófilo Sauer
Supervisora: Marivane Pereira Klippel
Professores
Ø     Ananda Fabíola Fidelles
Ø     Elemar Lúcio Ferreira Gomes
Ø     Janaína Cristine da Rosa
A hora de escrever

  1. Você sabe o que é uma fábula?

As fábulas são pequenas histórias que transmitem uma lição de moral. As personagens das são geralmente animais, que representam tipos humanos, como o egoísta, o ingênuo, o espertalhão, o vaidoso, o mentiroso, etc.
A fábula é uma das mais antigas formas de narrativa. Muitos escritores dedicaram-se às fábulas, mas três ficaram mundialmente famosos: o grego Esopo (século VI a.C.), o latino Fedro (15 a.C. - 50 d.C.) e o francês Jean de La Fontaine (1621 - 1695).
O Corvo e o JarroNo Brasil, Monteiro Lobato (século XX) foi quem as recriou. Millôr Fernandes é um escritor carioca que recriou as antigas fábulas de Esopo e La Fontaine, de forma satírica e engraçada.
São exemplos:A Raposa e as Uvas – Esopo; A Lebre e a Tartaruga – Esopo; O corvo e o Jarro; – Esopo;A formiga e a Cigarra – La Fontaine; A Raposa e a Cegonha – La Fontaine; etc.

  1. Você sabe o que é e o que faz um coveiro?
Coveiro, ou sepultador é o profissional que trabalha garantindo a organização dos cemitérios, a limpeza das covas e jazigos, cavando e cobrindo sepulturas, carregando caixões, realizando sepultamentos e exumações, entre outras funções. Geralmente, a administração do cemitério é realizada por uma equipe de coveiros e serventes, além de um profissional de chefia que faz a organização financeira e administrativa.


3.  Agora chegou a sua vez: continue a Fábula O Coveiro de Millôr Fernandes. Você tem a primeira parte. Use a criatividade e mergulhe na fantasia para construir também a sua.
O Coveiro - Millôr Fernandes
Ele foi cavando, cavando, cavando, pois sua profissão - coveiro - era cavar. Mas, de repente, na distração do ofício que amava, percebeu que cavara demais. Tentou sair da cova e não conseguiu. Levantou o olhar para cima e viu que sozinho não conseguiria sair. Gritou. Ninguém atendeu. Gritou mais forte. Ninguém veio. Enrouqueceu de gritar, cansou de esbravejar, desistiu com a noite. Sentou-se no fundo da cova, desesperado.
A noite chegou (...)



Aluno(a): ...........................................................................................................................................
Turma: ..........

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25



Avaliação:

Conteúdo
Linguagem
Correção
Estrutura
Total














Nenhum comentário:

Postar um comentário