Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Abordagem do poema "Teresa", de Manuel Bandeira


POETAS DO PASSADO, DO PRESENTE E DO FUTURO: UMA EXPERIÊNCIA PIBIDIANA.

Elemar Lúcio Ferreira Gomes[1]
Janaína Cristine da Rosa[2]



JUSTIFICATIVA
A Literatura esta presente em todos os lugares. Por meio de suas manifestações, podemos despertar sentimentos, que o leitor vai interpretar e questionar. É dever da escola proporcionar o ensino da Literatura aos alunos.
A Literatura é um sonho que mantém as civilizações vivas, sonho esse lido nas páginas de um bom romance, de contos, de poemas ou de quaisquer outras formas de realização literária. Ler e escrever literatura faz-nos partilhar da humanidade que nos (re)significa no nosso tempo e lugar.
Tendo em vista esses preceitos, os pibidianos criaram o projeto Poetas do Passado, do Presente e do Futuro, buscando despertar nos alunos a criatividade que é necessária para escrever e que, com certeza, esta escondida por detrás das realidades e vontades dos alunos de quererem um mundo mais humano, de justiça social e de paz. Nesse projeto, foram trabalhados poetas e seus poemas, tendo como objetivo final fazer com que os alunos tenham uma visão do fazer poético de uma forma desmistificada, mostrando que a poesia é acessível tanto no  que se refere à leitura, quanto no que diz respeito à sua produção.  Foi aplicado em uma turma de nono ano em uma das escolas de Taquara atendidas pelo Pibid de Letras da FACCAT.

DURAÇÃO: 4 HORAS-AULA.


OBJETIVO GERAL
 Trabalhar a temática da criação, significação e estruturação dos poemas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Trabalhar com interpretação de poemas de Manuel Bandeira.
·          Trabalhar com a estruturação e interpretação de poemas.
·         Adaptar a realidade dos alunos a literatura imposta no poema estudado.


METODOLOGIA

1 ATIVIDADES DE PRÉ-LEITURA
Os professores-bolsistas expõem, no quadro, fotos de rostos de mulheres de diferentes etnias, origens, idades.
Solicitam que cada aluno escolha uma foto, dê um nome a essa mulher e justifique a sua escolha.
Caso não surja entre os nomes o de Teresa, os professores devem questionar se alguma delas poderia assim se chamar e o porquê.
Os professores questionam os alunos o que o nome Teresa lembram para os alunos. Em seguida, apresentam o seguinte poema de Manuel Bandeira.

TERESA
A primeira vez que vi Teresa
Achei que ela tinha pernas estúpidas
Achei também que a cara parecia uma perna
Quando vi Teresa de novo
Achei que os olhos eram muito mais velhos que o resto do corpo
(Os olhos nasceram e ficaram dez anos esperando que o resto do corpo nascesse)
Da terceira vez não vi mais nada
Os céus se misturaram com a terra
E o espírito de Deus voltou a se mover sobre a face das águas.

2 ATIVIDADES DE LEITURA-DESCOBERTA
Comparação das atividades de predição com o que diz mesmo o texto.
 Questões de exploração do texto.
1)  Por que o poema recebe o título de Teresa?
2)  O que seriam “pernas estúpidas”? E “cara de perna”?
3) Tendo em vista as respostas dadas à questão anterior, você acha que o eu lírico gostou de Teresa na primeira vez que a viu? Por quê?
4) Na segunda vez que o eu lírico viu Teresa:
- o que ele achou dos olhos dela?
- por que achou isso?
- ele gostou dela? Por quê?
 5) Na terceira vez que o eu lírico viu Teresa, o que ele sentiu por
ela? Por quê?

ATIVIDADES EM TRIOS
6) Você acredita em amor à primeira ou à terceira vista? Por quê? Discuta com seus colegas ao lado e apresente a conclusão a que chegaram aos demais colegas.
7) Você conhece alguma música que fale em amor à primeira vista? Ou da relação entre “olhar” e “amar” ou “apaixonar-se”? Apresente aos colegas e dê sua opinião sobre o conteúdo dessa música.
8)Para o eu lírico do poema, os olhos de Teresa foram fundamentais no processo de encantamento – e ele não fala na cor nem no formato deles. O que os olhos de alguém, na opinião da dupla, podem ter de apaixonantes?

PENSE NISSO
1.Você sabe o que é poema?
2.E o que é poesia?
3.Como é a estrutura, a organização de um poema?
4.O que é rima, ritmo, verso e estrofe?
5.Em que significado podemos empregar as palavras? Figurado ou literal? Explique.
6.Por que escrevemos poemas?
7.Você tem um poema de que gosta muito? Ou algum poeta?


AVALIAÇÃO

Avaliação será dada a partir da participação e da criatividade dos alunos na execução das atividades propostas.




[1] Acadêmico do curso de Letras das Faculdades Integradas de Taquara- FACCAT, bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. elemargomes40@gmail.com.
[2] Acadêmica do curso de Letras das Faculdades Integradas de Taquara- FACCAT, bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. janainarosa01@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário