Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

segunda-feira, 10 de outubro de 2016


Acadêmicos bolsistas: Denise Hack, Gilmar matias, Vanderlei Linden                                   Plano de aula 12 (Projeto) - 1°ano Ensino Médio

Data: 17/08 – 24/08 – 31/08 – 14/09 – 21/09 – 28/09.
Carga horária: projeto para 6 aulas de dois períodos, das 19h00m às 20h38min.
Assunto: Anos 70, 80/90 e os jovens de hoje.
Objetivos:

  • Conhecer os jovens e a temática dos anos 70,80/90.
  • Discutir sobre a cultura, comportamento e ideais desses jovens;
  • Refletir sobre as diferenças dos jovens de antigamente e dos de agora;
  • Explicar como poderia ser resolvido algum problema daquela época nos dias atuais;
  • Criar um cartaz com a “Linha do Tempo”;
Metodologia: Em grupos os alunos farão uma atividade envolvendo as gírias usadas naquela época e discutirão se ainda utiliza alguma delas, após terão que escrever uma gíria pessoal, e colarão todas em um cartaz. Nos mesmos grupos responderão a um Quiz de curiosidades, sobre o conteúdo apresentado em Power point. Individualmente os alunos receberão material xerocado com tópicos de acontecimentos gerais e perfil de jovens dos anos 70,80/90, responderão a um questionário visando provocar um questionamento entre eles. Discutirão sobre comportamentos, modas e músicas da época, sendo também questionado como seria resolvido o problema daquela época nos dias atuais. Responderão questões envolvendo assuntos como “Diretas Já” e “Fora Collor”, a luta dos jovens por seus direitos. Finalizarão o projeto anos 70,80,90 criando um cartaz com uma “linha do tempo” destacando os assuntos mais relevantes levantados dentro de cada grupo.

Recursos: 
- Textos impressos com tópicos, folhas com o questionário do Quiz, texto impresso com questões de interpretação, material de slides, multimídia, clipe das músicas, cartolinas, revistas velhas, cola, pincéis atômicos, folhas A4 coloridas, pendrive.

Atividades propostas:
Atividade 01: Realizar a dinâmica das gírias e criar alguma gíria atual e colar em um cartaz.
Atividade 02: Serão passadas diversas imagens dos anos 70,80 e 90 no Brasil, também fotos com o comportamento dos jovens americanos nos anos 70.
Atividade 03: Quiz de perguntas e respostas sobre os vídeos assistidos.
Atividade 04: Questões de interpretação diante alguns problemas enfrentados naquela época, e como seria solucionado nos dias atuais.
Atividade 05: Interpretação de um texto relacionando as “Diretas Já e Fora Collor”, comparando com o “Fora Dilma”.
Atividade 06: Todos os alunos em grupo deverão criar um cartaz com uma “Linha do Tempo” destacando os itens de maior relevância levantados durante as atividades do projeto.
Atividade 07: Trabalhar com músicas de bandas daquela época (Engenheiros do Hawaii, Legião Urbana, Raul Seixas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário