Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

segunda-feira, 10 de outubro de 2016


Acadêmicos Bolsistas: Denise, Gilmar, Vanderlei
Continuação do Projeto com a turma: 212 - Colégio Municipal Theóphilo Sauer


Somos quem podemos ser (Engenheiros do Hawaii)

Um dia me disseram
Que as nuvens não eram de algodão
Um dia me disseram
Que os ventos às vezes erram a direção
E tudo ficou tão claro
Um intervalo na escuridão
Uma estrela de brilho raro
Um disparo para um coração

A vida imita o vídeo
Garotos inventam um novo inglês
Vivendo num país sedento
Um momento de embriaguez

Somos quem podemos ser
Sonhos que podemos ter

Um dia me disseram
Quem eram os donos da situação
Sem querer eles me deram
As chaves que abrem esta prisão
E tudo ficou tão claro
O que era raro ficou comum
Como um dia depois do outro
Como um dia, um dia comum

Somos quem podemos ser
Sonhos que podemos ter

Um dia me disseram
Que as nuvens não eram de algodão
Um dia me disseram
Que os ventos às vezes erram a direção

Quem ocupa o trono tem culpa
Quem oculta o crime também
Quem duvida da vida tem culpa
Quem evita a dúvida também tem

Geração Coca-Cola (Legião Urbana)

Quando nascemos fomos programados
A receber o que vocês
Nos empurraram com os enlatados dos Usa, de 9 às 6

Desde pequenos nós comemos lixo
Comercial e industrial
Mas agora chegou nossa vez
Vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês

Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola


Depois de vinte anos na escola
Não é difícil aprender
Todas as manhas do seu jogo sujo
Não é assim que tem que ser?
Vamos fazer nosso dever de casa
E aí então, vocês vão ver
Suas crianças derrubando reis
Fazer comédia no cinema com as suas leis

Questões sobre as músicas:
1.     A letra desta música diz que “somos quem podemos ser, sonhos que podemos ter”. Você sonha com algo? Quais são os seus futuros objetivos de vida? O que tem feito para vê-los realizados?
2.     O quê conota o trecho “Que as nuvens não eram de algodão”?
3.     “A vida imita o vídeo”, justifique com suas palavras esta afirmação, usando fatos da sociedade atual como exemplos.
 4.     A música nos traz o seguinte trecho: “Vivendo num país sedento.” Atualmente do que nosso Brasil está sedento? Quais seriam boas estratégias governamentais para melhorar nosso país?

5.     “Quem ocupa o trono tem culpa, quem oculta o crime também.” Nesta afirmação o compositor faz uma relação entre culpado e aqueles que ignoram um erro ou escondem o crime de alguém que está no poder, ou seja, no “trono.” A pergunta é, você acredita que ter uma posição melhor na sociedade, ser conhecido, uma referência, muda o caráter de uma pessoa? Justifique.
6.     Em sua interpretação, o porquê a banda Legião Urbana fez essas associações entre a marca coca-cola com jovens, política e sociedade, surgindo então à música: Geração Coca- Cola?

7.     A letra da canção ressalta que os comerciais, publicidade e outros “lixos” que a sociedade nos faz “digerir”, influência nas nossas vidas de forma negativa. Você já foi influenciado por alguma moda ou comercial? Como foi a experiência?
8.     No trecho “Suas crianças derrubando reis, fazendo comédia no cinema com as suas leis.” Você consegue identificar a ironia que o compositor expressa neste trecho da canção? Justifique sua resposta.
9.     A música em si apresenta uma letra totalmente voltada para questões políticas e sociais. No contexto atual, você acredita na importância do voto? Por quê?
10.  Relacione as colunas de acordo com o significado das palavras:

a)     Sedento                                                  (   ) cadeira elevada

b)    Embriaguez                                            (   ) tem grande desejo

c)     Trono                                                      (   ) transformação

d)    Burgueses                                              (   ) pessoas ricas

e)     Revolução                                              (   ) embebedar-se

                           

 
11.  Podemos relacionar as músicas da aula de hoje com a música da aula passada “Que País é esse”? Justifique:
12.  Desde aquela época a música era fundamental para expressar os anseios da sociedade ou usada como forma de protestar. As músicas atuais ainda são fundamentais para isso, ou houve uma mudança de foco?
13.  Cite 1 ou 2 músicas cujas letras representam você, os jovens ou o momento que estamos vivendo no país.
14.  Você acredita que os jovens de hoje são influenciados pela televisão, músicas, propagandas ou a escola?
15.  Você acredita que a escola/professor possa influenciar no futuro do jovem? Como?
16.  Marque as opções que você acredita que merecem que lutem por elas:

         (    ) racismo                   (    ) proteção da natureza          (    ) esportes

          (    ) igualdade                (    ) aparência física                   (    ) religião

          (    ) redes sociais           (    ) emprego                              (    ) internet grátis

          (    ) política limpa        
17.  Marque quais fatores que você acredita que influenciam em suas futuras escolhas:

(    ) pais                    

(    ) amigos                                           (   ) roupas

(    ) professores                                    (   ) dinheiro                   

(    ) músicas/bandas                             (   ) propagandas/mídia

(    ) valores ensinados em casa            (   ) valores ensinados na escola

(    ) experiência de vida                         (   ) televisão
18. Se no futuro, pesquisassem sobre a geração dos jovens de hoje, o que falariam?
19. Trace o perfil do jovem de hoje. Quais seus gostos, pelo que lutam, o que é mais importante para ele na vida, quem ele é no mundo. E o que o jovem fez para marcar sua geração.
20. Faça um lema para a sua geração!
21. Na música do Legião Urbana, a letra diz:

“Vamos fazer nosso dever de casa

E aí então vocês vão ver

Suas crianças derrubando reis

Fazer comédia no cinema com as suas leis

 

Somos os filhos da revolução

Somos burgueses sem religião

Somos o futuro da nação ”
Você concorda que os jovens são o futuro da nação? O que eles estão fazendo para isso na sua opinião?
 22. Explique o verso da música:

 “Um dia me disseram

Quem eram os donos da situação

Sem querer eles me deram

As chaves que abrem essa prisão”

 A quem o eu-lírico se referia na música?

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário