Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Escola Estadual de Ensino Médio Felipe Marx
Nomes: Anderson B. Araújo e Carla Vanusa
Turma: T7A
Supervisora: Lisandra
PLANO DE AULA
OBJETIVOS GERAIS:
- Ler e interpretar cantigas trovadorescas, reconhecendo suas características por meio de atividades dirigidas a fim de desenvolver a criatividade e o senso crítico dos alunos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Trabalhar as cantigas de amigo, de amor e de escárnio, relacionando-as ao contexto da música atual brasileira para que façam comparações.

Metodologia:
- Contextualizar brevemente o período literário em que surgiram as cantigas trovadorescas e em seguida dividir os alunos em grupos de no máximo quatro pessoas, distribuindo cantigas variadas em uma folha para cada grupo para escolherem a que mais gostaram.
- Após a escolha das cantigas, levar os alunos ao laboratório de informática (ou pensarem em uma música) para pesquisarem letras de músicas atuais que tenham relação com a cantiga escolhida para que depois disso possam ler a cantiga e apresentar uma parte da música, apontando as semelhanças entre ambas.
 CRONOGRAMA: duas aulas de 35 min cada.
RECURSOS:
- Dois exemplos xerocados de cada cantiga trovadoresca.
- Laboratório de informática com acesso à internet.

Caraterísticas das cantigas:
Cantigas de amor:
- Eu lírico masculino.
- Amor platônico.
- Vassalagem amorosa: dama inatingível, casada ou de classe superior à do eu lírico.
- Coita amorosa: intenso sofrimento amoroso.
- Linguagem elaborada.
-Nem sempre com refrão.

Cantigas de amigo:
- Eu lírico feminino.
- Diálogo: moça fala com outras pessoas ou com elementos da natureza.
- Simplicidade nas palavras.
- Vocabulário repetitivo e restrito.
- Presença de refrão.
- Busca pelo “amigo” que está longe.

Cantigas de escárnio:
- Crítica indireta e com duplos sentidos.
- Uso de jogos semânticos.


Transforma-se o amador na cousa amada
Luís de Camões
Transforma-se o amador na cousa amada,
por virtude do muito imaginar;
não tenho logo mais que desejar,
pois em mim tenho a parte desejada.
Se nela está minha alma transformada,
que mais deseja o corpo de alcançar?
Em si somente pode descansar,
pois consigo tal alma está liada.
Mas esta linda e pura semidéia,
que, como o acidente em seu sujeito,
assim co’a alma minha se conforma,
está no pensamento como idéia;
[e] o vivo e puro amor de que sou feito,
como matéria simples busca a forma.




Amor é fogo que arde sem se ver
Amor é fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói, e não se sente;
é um contentamento descontente,
é dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
é um andar solitário entre a gente;
é nunca contentar-se de contente;
é um cuidar que ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade;
é servir a quem vence, o vencedor;
é ter com quem nos mata, lealdade.

Mas como causar pode seu favor
nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor? 
                                        Camões
Ai Flores do Verde Pino
__ Ai flores, ai flores do verde pino, 
se sabedes novas do meu amigo! 
    Ai Deus, e u é? 

__ Ai flores, ai flores do verde ramo, 
se sabedes novas do meu amado! 
    Ai Deus, e u é? 

Se sabedes novas do meu amigo, 
aquel que mentiu do que pôs comigo! 
    Ai Deus, e u é? 

Se sabedes novas do meu amado, 
aquel que mentiu do qui mi á jurado! 
    Ai Deus, e u é? 

__ Vós me perguntardes polo voss'amigo, 
e eu bem vos digo que é san'vivo. 
    Ai Deus, e u é? 

Vós me perguntardes polo voss'amado, 
e eu bem vos digo que é viv'e sano. 
    Ai Deus, e u é? 

E eu bem vos digo que é san'vivo 
e seera vosc'ant'o prazo saído. 
    Ai Deus, e u é? 

E eu bem vos digo que é viv' e sano 
e seera vosc'ant'o prazo passado 
    Ai Deus, e u é?                                                                              D. Dinis, in 'Antologia Poética' 

Ondas do mar de Vigo
Ondas do mar de Vigo,
Se vistes meu amigo!
E ai Deus, se verrá cedo!

Ondas do mar levado,
Se vistes meu amado!
E ai Deus, se verrá cedo!

Se vistes meu amigo,
O porquê eu suspiro!
E ai Deus, se verrá cedo!

Se vistes meu amado,
Por que hei gran cuidado!
E ai Deus, se verrá cedo!
                                               Martim Codax                   
Ai dona fea, fostes-vos queixar
que vos nunca louv'en[o] meu cantar;
mais ora quero fazer um cantar
em que vos loarei todavia;
e vedes como vos quero loar:
dona fea, velha e sandia!


Dona fea, se Deus mi perdom,
pois havedes [a]tam gram coraçom
que vos eu loe, em esta razom
vos quero já loar todavia;
e vedes qual será a loaçom:
dona fea, velha e sandia!


Dona fea, nunca vos eu loei
em meu trobar, pero muito trobei;
mais ora já um bom cantar farei
em que vos loarei todavia;
e direi-vos como vos loarei:
dona fea, velha e sandia!                                                                
João Garcia de Guilhade




Marinha, o teu folgar
tenho eu por desacertado,
e ando maravilhado
de te não ver rebentar;
pois tapo com esta minha
boca, a tua boca, Marinha;
e com este nariz meu,
tapo eu, Marinha, o teu;
com as mãos tapo as orelhas,
os olhos e as sobrancelhas,
tapo-te ao primeiro sono;
com a minha piça o teu cono;
e como o não faz nenhum,
com os colhões te tapo o cu.
E não rebentas, Marinha?

                                               Autor desconhecido


Questões:

1)       Como você classificaria a cantiga "Ai flores do verde pino"? Por quê? Que características ela tem para ser classificada de tal forma?

2)       A cantiga "Amor é fogo que arde sem se ver" é um verdadeiro clássico da literatura, pois ultrapassou séculos e ainda continua conhecida. Em sua opinião, por que isso tem ocorrido?

3)       Ainda sobre a cantiga "Amor é fogo que arde sem se ver", transcreva pelo menos 2 (dois) trechos que caracterizam essa cantiga como sendo uma cantiga de amor:

4)       O que significa para você a expressão "transforma-se o amador na cousa amada", descrita por Camões?




Nenhum comentário:

Postar um comentário