Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

quarta-feira, 8 de junho de 2016






Planejamento com alunos 1°ano Ensino Médio noturno - Colégio Theóphilo Sauer

Plano de aula 5 e 6 - Bolsistas Vanderlei Linden e Denise Hack

Data: 17/05/2016 e 25/05/2016
Carga horária: quatro períodos, das 19h00m às 20h38min.
Assunto: Linguagem não verbal e Emojis
 Objetivos:

  • Interpretar a linguagem não verbal em tirinhas e imagens;
  • Trabalhar em grupo a linguagem da internet;
  •  Desenvolver interpretação de mensagens via emojis;
Metodologia: Os alunos deverão fazer grupos. Cada grupo ganhará duas tabelas, uma com títulos de músicas e uma com provérbios na linguagem de símbolos e emojis. Por meio dessa dinâmica os alunos deverão responder de forma correta cada sequência de músicas e provérbios. O grupo que tiver o maior número de acertos é o vencedor e será premiado. Em seguida os alunos individualmente deverão responder questões de interpretação e subjetividade de tirinhas e imagens não verbais.

Recursos: 
- Tabela com títulos de músicas na linguagem de símbolos e emojis (32 músicas);
- Tabela com provérbios na linguagem de símbolos e emojis (15 provérbios);
- Questões de interpretação referentes às tirinhas não verbais e imagens visuais impressas;
- Uma caixa de Bis;

Atividades propostas:
Atividade 01: Serão distribuídas a cada grupo, duas tabelas com a linguagem de símbolos, uma com letras de músicas e uma com provérbios. Os alunos deverão desvendar os símbolos para achar a resposta correta.

Atividade 02: Será feita a correção das tabelas, para saber quem foi o grupo ganhador da dinâmica.
Atividade 03: Os alunos receberão questões de interpretação das tirinhas e imagens não verbais.


Emojis: Imagens que 'substituem' as palavras na comunicação

Se você quer transmitir uma emoção em mensagem via smartphone ou em conversas virtuais nas redes sociais, provavelmente já deve ter usado o coração, a mão de “joinha”, as palmas ou a cara feliz amarela. 
Uma recente pesquisa do Google descobriu que a palavra mais escrita via SMS ou chat em 2014 não era uma palavra, mas um desenho de coração vermelho. De acordo com a empresa, a imagem e suas variações aparecem bilhões de vezes por dia pelo mundo. 
Comidas, animais, transportes, pessoas, sentimentos. Todos esses desenhos coloridos que aparecem como opção no seu teclado são chamadas de emojis, imagens que representam graficamente qualquer objeto, expressão, ideia ou conceito. Elas são um fenômeno cultural, se tornaram fundamentais na comunicação e estão mudando a forma de nos expressarmos. 
imagem 1
imagem 2

 
  imagem 3    imagem 4     
                                             imagem 5                                     

   imagem 6

imagem 7                                                                      imagem 8


Responda as seguintes questões:
a)    Você costuma usar emojis em suas conversas via twitter, whatsApp ou facebook? Acha válida essa linguagem não verbal? 
b)    Na imagem 1 e 2 temos tirinhas da turma da Mônica, o que expressa cada uma delas? c)    Nas seguintes imagens 3 e 4 e 5 temos assuntos diferenciados, interprete cada um deles de forma isolada?
d)    Olhando para imagem 6 ela transmite algo positivo ou negativo? Justifique:
e)    Na imagem 7 podemos levantar alguns questionamentos. Quem estaria certa, Mônica ou sua mãe? Por quê?
f)     No que representa a imagem 8, pode-se dizer que é uma metáfora? Por quê?
g)    Ainda sobre a imagem 8 num contexto geral, já aconteceu com você, teve que “Engolir sapos” ou “cuspiu sapos”?
h)    Analisando todas as imagens não verbais, com qual você mais se identificou? Por quê?
 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário