PLANO DE AULA
Nº 01
Escola: Colégio
Estadual João Mosmann
Professores/
bolsistas: Ana Lúcia F. Carvalho, Dieila dos Santos e Lilian K. Amaral.
Data: 01/04/15 Carga horária: 4 horas/aula
Turma: 201 Professora/
supervisora: Viviana Kunst
Assunto: Produção
textual inicial argumentativa, com o tema “Relações interpessoais”
Objetivos:
ü
Introduzir o tema “Relações interpessoais” a fim de
que os alunos percebam como as relações entre os seres humanos é importante.
ü
Assistir o vídeo “A casa de Pequenos Cubinhos”,
Youtube, para que se sintam motivados ao escreverem sobre o assunto.
ü
Discutir o vídeo assistido para exporem as suas
ideias e opiniões e para que aprendam a escutar e respeitar a opinião do
próximo, oralmente.
ü
Dissertar sobre a importância das relações
interpessoais, amizades e os vínculos familiares.
ü
Produzir um texto argumentativo com o tema
“Relações interpessoais”.
Metodologia:
- Apresentação
do vídeo;
-
discussão do vídeo“A casa de Pequenos Cubinhos”, disponível em
youtube.com;
-
produção textual argumentativa.
Recursos:
- Sala de
vídeo ou PDE;
- lápis,
borracha e caneta;
- folha
de redação.
Avaliação:
A
avaliação se dará através da participação, colaboração e envolvimento da turma
na discussão e produção textual. Cada aluno será avaliado individualmente,
através da produção textual argumentativa, que servirá como um levantamento do
que mais precisa ser trabalhado ao longo do ano com a respectiva turma.
Atividades
propostas:
Atividade
nº1:
Para a atividade de motivação “A casa de
Pequenos Cubinhos”, com o intuito de aproximá-los ao tema;
Atividades
nº 2:
Discussão oral com a turma sobre o vídeo assistido
e também sobre a maneira que as pessoas estão se relacionando na escola,
trabalho, família, etc;
Atividade
3:
Os alunos produzirão um texto argumentativo com o
tema “Relações interpessoais”, e a partir deste tema poderão delimitar o seu
texto em uma das relações comentadas na discussão;
Fechamento:
Para finalizar, serão recolhidos os textos escritos pelos alunos e será
avisado que as próximas aulas serão planejadas a partir das maiores
dificuldades gramaticais e linguísticas que as professoras/bolsistas encontrarem
nas produções deles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário