Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

PLANO DE AULA Nº 01
Escola: Colégio Estadual João Mosmann
Professores/ bolsistas: Ana Lúcia F. Carvalho, Dieila dos Santos e Lilian K. Amaral.
Data: 01/04/15           Carga horária: 4 horas/aula
Turma: 201                           Professora/ supervisora: Viviana Kunst

Assunto: Produção textual inicial argumentativa, com o tema “Relações interpessoais”

Objetivos:
ü  Introduzir o tema “Relações interpessoais” a fim de que os alunos percebam como as relações entre os seres humanos é importante.
ü  Assistir o vídeo “A casa de Pequenos Cubinhos”, Youtube, para que se sintam motivados ao escreverem sobre o assunto.
ü  Discutir o vídeo assistido para exporem as suas ideias e opiniões e para que aprendam a escutar e respeitar a opinião do próximo, oralmente.
ü  Dissertar sobre a importância das relações interpessoais, amizades e os vínculos familiares.
ü  Produzir um texto argumentativo com o tema “Relações interpessoais”.

Metodologia:
- Apresentação do vídeo;
- discussão do vídeo“A casa de Pequenos Cubinhos”, disponível em youtube.com;
- produção textual argumentativa.

Recursos:
- Sala de vídeo ou PDE;
- lápis, borracha e caneta;
- folha de redação.

Avaliação:
A avaliação se dará através da participação, colaboração e envolvimento da turma na discussão e produção textual. Cada aluno será avaliado individualmente, através da produção textual argumentativa, que servirá como um levantamento do que mais precisa ser trabalhado ao longo do ano com a respectiva turma.
Atividades propostas:
Atividade nº1:
Para a atividade de motivação “A casa de Pequenos Cubinhos”, com o intuito de aproximá-los ao tema;

Atividades nº 2:
Discussão oral com a turma sobre o vídeo assistido e também sobre a maneira que as pessoas estão se relacionando na escola, trabalho, família, etc;

Atividade 3:
Os alunos produzirão um texto argumentativo com o tema “Relações interpessoais”, e a partir deste tema poderão delimitar o seu texto em uma das relações comentadas na discussão;

Fechamento:

                Para finalizar, serão recolhidos os textos escritos pelos alunos e será avisado que as próximas aulas serão planejadas a partir das maiores dificuldades gramaticais e linguísticas que as professoras/bolsistas encontrarem nas produções deles.


Nenhum comentário:

Postar um comentário