Planejamento: Diversidade Racial.
Colégio Estadual João Mosmann - Parobé.
Acadêmicos
bolsistas: Andréia Sarturi, Angela Berton, Leandro Lui e
Tamiris Adelcio Santos da Silva.
Objetivos
·
Construir um painel que venha a ser o “pano de
fundo” dos futuros textos trabalhados por meio de imagens e fragmentos de
textos contendo algumas das diferentes etnias que contribuíram para a formação
do povo brasileiro para melhor compreensão dos alunos em relação às futuras temáticas
abordadas;
·
Integrar os alunos por meio de trabalho em
grupo;
·
Estimular a argumentação a partir da
apresentação do trabalho.
·
Produzir um texto a partir de uma pesquisa com
familiares com intuito de aprimorar a escrita.
Metodologia
·
Palavras digitadas;
·
Aula expositiva;
·
Explanação;
·
Recorte e colagem;
·
Produção de cartaz;
·
Argumentação.
Recursos
·
Revistas, livros, jornais, imagens variadas;
·
Fragmentos de textos;
·
Papel pardo;
·
Fita;
·
Material escolar.
Descrição
das atividades propostas
· Os professores levarão para a aula palavras
relacionadas às temáticas dos futuros textos em fixas (palavras e significados).
Em grupo de quatro componentes os alunos terão que tentar encontrar o possível
significado das palavras.
·
Depois de os grupos formados, os professores
entregarão revistas, livros antigos, alguns fragmentos de textos, jornais e
solicitarão que eles escolham imagens que tenham alguma relação com as palavras
e os fragmentos de textos.
·
Entregarão para cada grupo um pedaço de papel
pardo, nele, os componentes do grupo deverão colar as palavras, colar as
imagens e os textos.
· Concluídos os cartazes, os grupos irão até a
frente do quadro para apresentarem os trabalhos para o grande grupo, explicando
a relação existente entre palavra, imagens e texto. Todos os integrantes do
grupo devem participar.
·
Ao final, os professores explicarão que tudo
fará parte das temáticas que serão trabalhadas durante as próximas aulas e,
após isso, os alunos reunirão todos os cartazes, formando um painel que ficará
exposto na sala.
Produção
textual:
Os alunos deverão conversar em
casas e descobrir as suas descendências, escrever sobre elas e trazer para
compartilhar com os colegas na próxima aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário