Planejamento: A cultura televisiva - Analisando músicas que revelam o poder da televisão na atualidade
Colégio Estadual João Mosmann
Professores
bolsistas: Andréia Sarturi, Leandro Lui e Tamiris Adelcia
Santos da Silva.
Assunto: Leitura
e interpretação textual; produção textual.
Objetivos:
- Discutir
a influência da televisão nos dias de hoje.
- Interpretar
as letras das músicas Televisão,
Badder Meinhof Blues e Admirável chip novo das bandas Titãs, Legião Urbana e Pitty, respectivamente.
- Produzir
uma paródia.
Descrição
das atividades propostas:
·
Inicialmente, com o intuito de motivar os
alunos, a turma será encaminhada para a sala de vídeo, onde assistirão os
clipes das músicas Televisão. Badder Meinhof Blues e Admirável Chip Novo. Nesse
momento, os professores/bolsistas promoverão um diálogo com os alunos acerca do
tema tratado.
·
Em um segundo momento, já na sala de aula, os
alunos receberão cópias das letras das músicas, juntamente com alguns
exercícios interpretativos.
Televisão
Compositores: Arnaldo, Antunes, Marcelo Fromer e
Tony Belloto
A televisão me deixou burro, muito burro demais
Agora todas coisas que eu penso me parecem iguais
O sorvete me deixou gripado pelo resto da vida
E agora toda noite quando deito é boa noite, querida.
Ô cride, fala pra mãe
Que eu nunca li num livro que um espirro
fosse um vírus sem cura
Vê se me entende pelo menos uma vez, criatura!
Ô cride, fala pra mãe!
A mãe diz pra eu fazer alguma coisa mas eu não faço nada
A luz do sol me incomoda, então deixa a cortina fechada
É que a televisão me deixou burro, muito burro demais
E agora eu vivo dentro dessa jaula junto dos animais
Ô cride, fala pra mãe
Que tudo que a antena captar meu coração captura
Vê se me entende pelo menos uma vez, criatura!
Ô cride, fala pra mãe!
A mãe diz pra eu fazer alguma coisa mas eu não faço nada
A luz do sol me incomoda, então deixa a cortina fechada
É que a televisão me deixou burro, muito burro demais
E agora eu vivo dentro dessa jaula junto dos animais
Ô Cride, fala pra mãe
Que tudo que a antena captar meu coração captura
Vê se me entende pelo menos uma vez, criatura!
Agora todas coisas que eu penso me parecem iguais
O sorvete me deixou gripado pelo resto da vida
E agora toda noite quando deito é boa noite, querida.
Ô cride, fala pra mãe
Que eu nunca li num livro que um espirro
fosse um vírus sem cura
Vê se me entende pelo menos uma vez, criatura!
Ô cride, fala pra mãe!
A mãe diz pra eu fazer alguma coisa mas eu não faço nada
A luz do sol me incomoda, então deixa a cortina fechada
É que a televisão me deixou burro, muito burro demais
E agora eu vivo dentro dessa jaula junto dos animais
Ô cride, fala pra mãe
Que tudo que a antena captar meu coração captura
Vê se me entende pelo menos uma vez, criatura!
Ô cride, fala pra mãe!
A mãe diz pra eu fazer alguma coisa mas eu não faço nada
A luz do sol me incomoda, então deixa a cortina fechada
É que a televisão me deixou burro, muito burro demais
E agora eu vivo dentro dessa jaula junto dos animais
Ô Cride, fala pra mãe
Que tudo que a antena captar meu coração captura
Vê se me entende pelo menos uma vez, criatura!
Baader-Meinhof Blues
Legião Urbana
Compositor: Renato Russo e Dado Villa-Lobos
A violência é tão fascinante
E nossas vidas são tão normais
E você passa de noite e sempre vê
Apartamentos acesos
Tudo parece ser tão real
Mas você viu esse filme também
E nossas vidas são tão normais
E você passa de noite e sempre vê
Apartamentos acesos
Tudo parece ser tão real
Mas você viu esse filme também
Andando nas ruas
Pensei que podia ouvir
Alguém me chamando
Dizendo meu nome
Pensei que podia ouvir
Alguém me chamando
Dizendo meu nome
Já estou cheio de me sentir
vazio
Meu corpo é quente e estou sentindo frio
Todo mundo sabe e ninguém quer mais saber
Afinal, amar o próximo é tão demodé
Meu corpo é quente e estou sentindo frio
Todo mundo sabe e ninguém quer mais saber
Afinal, amar o próximo é tão demodé
Essa justiça desafinada
É tão humana e tão errada
Nós assistimos televisão também
Qual é a diferença?
É tão humana e tão errada
Nós assistimos televisão também
Qual é a diferença?
Não estatize meus sentimentos
Pra seu governo
O meu estado é independente
Pra seu governo
O meu estado é independente
Já
estou cheio de me sentir vazio
Meu corpo é quente e estou sentindo frio
Todo mundo sabe e ninguém quer mais saber
Afinal, amar o próximo é tão demodé
Meu corpo é quente e estou sentindo frio
Todo mundo sabe e ninguém quer mais saber
Afinal, amar o próximo é tão demodé
Admirável Chip Novo
Pitty
Pane no sistema, alguém me
desconfigurou
Aonde estão meus olhos de
robô?
Eu não sabia, eu não tinha
percebido
Eu sempre achei que era vivo
Parafuso e fluido em lugar de
articulação
Até achava que aqui batia um
coração
Nada é orgânico, é tudo
programado
E eu achando que tinha me
libertado
Mas lá vem eles novamente, eu
sei o que vão fazer
Reinstalar o sistema
Pense, fale, compre, beba
Leia, vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga
Tenha, more, gaste, viva
Pense, fale, compre, beba
Leia, vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga
Não, senhor, sim, senhor
Não, senhor, sim, senhor
Pane no sistema, alguém me
desconfigurou
Aonde estão meus olhos de
robô?
Eu não sabia, eu não tinha
percebido
Eu sempre achei que era vivo
Parafuso e fluido em lugar de
articulação
Até achava que aqui batia um
coração
Nada é orgânico, é tudo
programado
E eu achando que tinha me
libertado
Mas lá vem eles novamente, eu
sei o que vão fazer
Reinstalar o sistema
Pense, fale, compre, beba
Leia, vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga
Tenha, more, gaste, viva
Pense, fale, compre, beba
Leia, vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga
Não, senhor, sim, senhor
Não, senhor, sim, senhor
Mas lá vem eles novamente, eu
sei o que vão fazer:
Reinstalar o sistema
Questões
1) Que relação podemos
fazer entre as três músicas?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) No clipe “Admirável
chip novo”, os seres humanos são comparados a robôs. Você concorda com essa
suposição? Justifique sua resposta.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) “A
televisão me deixou burro, muito burro, demais. ”
Com base nessa afirmação da música dos Titãs,
responda:
A) Você concorda com a afirmação acima? Por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
B) Nos
dias de hoje, o que mais você considera que nos deixa “burros”? Comente sua
resposta.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
C) Você
conhece algum programa de TV que possa nos deixar “burros”? Qual(is)?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) “A
violência é tão fascinante e nossas vidas são tão normais”
“Nós assistimos televisão também”
Os
dois trechos acima, retirados da música Badder Meinhof Blues deixa a entender
que nossas vidas só se completam quando assistimos televisão e que a violência
nos é atraente. Teça um comentário acerca desse raciocínio.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Atividade de pós-leitura:
Produção textual
Os
alunos se reunirão em grupos e receberão a “missão” de criar uma paródia,
utilizando alguma música conhecida por eles. O assunto deverá ser a televisão e
a sua influência no nosso dia a dia.
Após
todos concluírem a atividade, os grupos apresentarão suas paródias para os
colega e professores.
Avaliação
A
avaliação se dará com a participação, colaboração e envolvimento da turma nas
atividades propostas. Cada aluno será avaliado por meio de suas contribuições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário