Leituras literárias: escritas e diálogos intermidiáticos

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Planejamento: Primeiras cartas  

Colégio Estadual João Mosmann - Parobé 

Acadêmicos bolsistas: Andréia Sarturi, Angela Berton, Leandro Lui e Tamiris Adelcia dos Santos da Silva.
Série: 7° ano.
Duração prevista: 6 períodos.
Assunto: Gênero textual carta.
Objetivos específicos:
  • Ler e Interpretar a carta;
  • Perceber e compreender as características do gênero textual carta;
·         Compreender o conceito de vocativo na análise da carta de Pero Vaz de Caminha;
  • Desenvolver a oralidade por meio de um teatro (televisão de caixa) que será baseado na carta.
Recursos utilizados:
  • Material didático (A carta de Pero Vaz de Caminha);
  • Quadro negro, giz (possíveis explicações);
  • Cópias xerocadas;
  • Desenhos que caracterizem os personagens da carta, bem como materiais para a construção do cenário (caixa de papelão, cola, tesoura...).
Desenvolvimento:
1° Passo:                            
  • Resgatar os conhecimentos prévios dos alunos a respeito do gênero carta.
2° Passo:
·         Entrega-se aos alunos um xerox da Carta de Pero Vaz de Caminha. Em seguida, cada aluno faz a leitura individual e as atividades em grupo.
3º Passo:
  • Será trabalhado o gênero carta e questões interpretativas:
Trabalhando com o gênero “carta”.
  1. Reconheça o emissor e o destinatário da carta.
  2. Qual o objetivo a que o enunciador se propõe alcançar com a carta?
  3. A carta apresenta uma diferença de estrutura em relação aos outros tipos de carta que conhecemos, tendo em vista o espaço e o tempo na qual ela foi escrita. Aponte essas diferenças.
  4. Identifique e comente as marcas linguísticas do gênero carta.
  5. Qual é o vocativo presente nessa carta e qual sua função?

4° Passo:
  • Fazer a correção das questões interpretativas com a participação dos alunos e esclarecer o conceito de vocativo.
5º Passo:
  • Entregar para os alunos uma grade em que eles deverão identificar as características do gênero textual carta: 

GRADE PARA TRABALHAR O GÊNERO TEXTUAL CARTA
Quem escreve



Por que escreve (propósito)



Quando que geralmente circula



Quem lê (tipo de leitor)



Por que lê



Recursos linguísticos







6º Passo:
  • Realizar a correção da grade, esclarecendo as dúvidas dos alunos.
7º Passo
  • Após os alunos terem identificado, através da leitura da carta, as características dos personagens e dos locais em que a narrativa se passa, fazer a divisão da turma em grupos.
8º Passo
  • Explicar aos alunos que eles terão de produzir um teatro (televisão de caixa) que envolva os principais acontecimentos descritos na carta e as principais características do cenário, bem como dos personagens que eles representarão. Após, será estipulado um prazo para os alunos organizarem essa produção teatral.
9° Passo
  • Os grupos farão as apresentações dos teatros em televisão de caixa.
10º Passo
·         Os professores entregarão, no final da aula, um roteiro de perguntas para que os alunos pesquisem suas origens:

1)    Qual a origem da sua família?
2)    Sua família veio de outra região para a cidade de Parobé? De onde?
3)    Qual era atividade que sua família praticava para obter renda lá?
4)    Qual foi o motivo dessa vinda?
5)    Alguém da sua família permanece na região de onde vieram?
6)    Vocês matem contato?
7)    Você sabe a origem do seu sobrenome? Se não sabe, tente pesquisar na internet ou com alguém de mais idade de sua família?
8)    Você se considera de que cor:
          (  ) Branco
          (  ) Pardo
          (   ) Negro
          (   ) Mulato
          (   ) Indígena
          (   ) outro     Qual?___________________________________________
Avaliação
  • A avaliação se dará com a participação dos alunos, tanto nas questões interpretativas, na grade do gênero, como na produção teatral. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário