Planejamento: Primeiras cartas
Colégio Estadual João Mosmann - Parobé
Acadêmicos bolsistas:
Andréia Sarturi, Angela Berton, Leandro Lui e Tamiris Adelcia dos Santos da
Silva.
Série: 7°
ano.
Duração
prevista: 6 períodos.
Assunto:
Gênero textual carta.
Objetivos
específicos:
- Ler
e Interpretar a carta;
- Perceber
e compreender as características do gênero textual carta;
·
Compreender o conceito de vocativo na análise da carta de Pero Vaz de Caminha;
- Desenvolver
a oralidade por meio de um teatro (televisão de caixa) que será baseado na
carta.
Recursos utilizados:
- Material
didático (A carta de Pero Vaz de Caminha);
- Quadro
negro, giz (possíveis explicações);
- Cópias
xerocadas;
- Desenhos
que caracterizem os personagens da carta, bem como materiais para a
construção do cenário (caixa de papelão, cola, tesoura...).
Desenvolvimento:
1°
Passo:
- Resgatar
os conhecimentos prévios dos alunos a respeito do gênero carta.
2°
Passo:
·
Entrega-se aos alunos um xerox da Carta de Pero
Vaz de Caminha. Em seguida, cada aluno faz a leitura individual e as atividades
em grupo.
3º
Passo:
- Será
trabalhado o gênero carta e questões interpretativas:
Trabalhando com o gênero “carta”.
- Reconheça o emissor e o destinatário da
carta.
- Qual o objetivo a que o enunciador se propõe
alcançar com a carta?
- A carta apresenta uma diferença de
estrutura em relação aos outros tipos de carta que conhecemos, tendo em
vista o espaço e o tempo na qual ela foi escrita. Aponte essas diferenças.
- Identifique e comente as marcas linguísticas
do gênero carta.
- Qual é o vocativo presente nessa carta e qual sua função?
4°
Passo:
- Fazer
a correção das questões interpretativas com a participação dos alunos e
esclarecer o conceito de vocativo.
5º
Passo:
- Entregar para os alunos uma grade em que eles deverão identificar as características do gênero textual carta:
GRADE
PARA TRABALHAR O GÊNERO TEXTUAL CARTA
Quem
escreve
|
|
Por
que escreve (propósito)
|
|
Quando
que geralmente circula
|
|
Quem
lê (tipo de leitor)
|
|
Por
que lê
|
|
Recursos
linguísticos
|
6º
Passo:
- Realizar
a correção da grade, esclarecendo as dúvidas dos alunos.
7º
Passo
- Após
os alunos terem identificado, através da leitura da carta, as
características dos personagens e dos locais em que a narrativa se passa,
fazer a divisão da turma em grupos.
8º
Passo
- Explicar
aos alunos que eles terão de produzir um teatro (televisão de caixa) que
envolva os principais acontecimentos descritos na carta e as principais
características do cenário, bem como dos personagens que eles
representarão. Após, será estipulado um prazo para os alunos organizarem
essa produção teatral.
9°
Passo
- Os
grupos farão as apresentações dos teatros em televisão de caixa.
10º
Passo
·
Os professores entregarão, no final da aula, um
roteiro de perguntas para que os alunos pesquisem suas origens:
1) Qual a
origem da sua família?
2) Sua
família veio de outra região para a cidade de Parobé? De onde?
3) Qual
era atividade que sua família praticava para obter renda lá?
4) Qual
foi o motivo dessa vinda?
5) Alguém
da sua família permanece na região de onde vieram?
6) Vocês matem
contato?
7) Você
sabe a origem do seu sobrenome? Se não sabe, tente pesquisar na internet ou com
alguém de mais idade de sua família?
8) Você
se considera de que cor:
(
) Branco
(
) Pardo
(
) Negro
(
) Mulato
( ) Indígena
(
) outro
Qual?___________________________________________
Avaliação
- A
avaliação se dará com a participação dos alunos, tanto nas questões
interpretativas, na grade do gênero, como na produção teatral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário